Pular para o conteúdo
Política

Desembargador rebate prefeito e destaca ‘muitos interesses’ sobre ação no TJ

Bonassini rejeita que tenha prejudicado Olarte no caso
Arquivo -

Bonassini rejeita que tenha prejudicado Olarte no caso

O desembargador Luiz Claudio Bonassini da Silva rejeitou a possibilidade de que tenha prejudicado o prefeito de Campo Grande, Gilmar Olarte (PP), em relação à decisão do TJ (Tribunal de Justiça) de acatar denúncia na qual o pepista é acusado de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. “De mim passa longe a vontade de prejudicar a qualquer pessoa ou de visar a qualquer interesse pessoal”, garante o magistrado, falando que o caso “envolve muitos interesses” e qualquer decisão sobre ele gera “sérias consequências”.

A acusação de Olarte foi feita em exceção de suspeição juntada ao processo do TJ. No documento, os advogados do prefeito, em resumo, alegam ser estranha a rapidez com qual o relator da ação, Bonassini, despachou avisando à Câmara Municipal sobre a decisão da Seção Criminal da corte, dada em 12 de agosto.

Bonassini não admite que tenha agido com parcialidade. Ao responder a exceção de suspeição, informa ter cumprido o regimento interno do TJ, “que atribui ao relator a competência para conduzir integralmente o feito – inclusive quanto à parte administrativa (emissão de ofícios e mandados)”, conforme detalha nota do tribunal.

Relata ainda ter cumprido a obrigação de informar a Câmara Municipal sobre a decisão do TJ. “O desembargador aponta ainda que, caso ainda não tivesse feito, cometeria o crime de prevaricação, previsto pelo artigo 319 do Código Penal”, prossegue a nota.

“Uma das coisas pelas quais mais prezo é a responsabilidade, a absoluta imparcialidade no cumprimento de minhas atribuições como julgador. Jamais fez parte do meu dicionário a omissão, o descompromisso, a prevaricação”, argumenta o magistrado.

“Conduz-me a lei e os autos do processo. De mim passa longe a vontade de prejudicar a qualquer pessoa ou de visar a qualquer interesse pessoal. O fato é que este processo é traumático, envolve muitos interesses, tanto lícitos quanto escusos. Qualquer decisão nele proferida refletirá em sérias consequências e produzirá forte reação da parte contrária. Ao julgador cabe manter-se focado na busca do equilíbrio, em fazer o que deve ser feito, independentemente de agradar ou desagradar a quem quer que seja”, encerra Bonassini.

Agora, será sorteado um relator para analisar as alegações do prefeito e do desembargador. Depois, o parecer será levado à Seção Criminal, que tomará uma decisão a respeito, ou seja, se mantém Bonassini ou troca a relatoria da ação contra Olarte.

O fato de o TJ acatar a denúncia contra Olarte, feita com base em operação do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), pode determinar o futuro breve dele. Isso porque, conforme a Lei Orgânica do Município, cabe à Câmara Municipal decidir, em plenário, se afasta ou mantém o prefeito no cargo, o que pode acontecer já na próxima semana.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Prefeitura de Ladário revoga contrato com advogados após ‘puxão de orelha’ de promotor

“Normas que fazem a festa”: capacitação gratuita visa atualizar profissionais do setor

bonito

Justiça nega liberdade a ex-secretário e empreiteiro presos por corrupção de desvios de R$ 4 milhões 

conta

Conta de luz atrasada? Campanha concede até 80% de desconto em contas de energia em MS

Notícias mais lidas agora

Ministério Público: 98% dos membros recebem acima do teto constitucional, aponta levantamento

Disputa de facções teria motivado execução de brasileiro em estacionamento de shopping na fronteira

bonito

Justiça nega liberdade a ex-secretário e empreiteiro presos por corrupção de desvios de R$ 4 milhões 

Halloween do Bosque oferece atividades temáticas e gratuitas para toda a família

Últimas Notícias

Polícia

Executado em shopping na fronteira tentou ser vereador em Coronel Sapucaia em 2024

Membro de quadrilha que clonava cartões, brasileiro foi preso em 2016 acusado de tráfico de drogas, falsidade ideológica e estelionato

Brasil

BC sobre instabilidade no Pix: sistemas administrados pela autarquia funcionam normalmente

Instabilidade ocorreu devido a falhas globais no AWS, serviço de nuvens da Amazon

Cotidiano

Detran-MS tem falha e serviço de recurso de multas está fora do ar

Falha é verificada nesta segunda-feira (20)

Mundo

Líderes europeus devem se reunir na semana para novas discussões sobre cessar-fogo na Ucrânia

Chefe de Relações Exteriores da UE afirmou que está determinada em apoia Kiev