Pular para o conteúdo
Política

Equipamento falha ‘bem na hora’, mas PF flagra Puccinelli no jato de João Baird

Federais apontam 'vantagem indevida' recebida pelo então governador
Arquivo -

Federais apontam ‘vantagem indevida’ recebida pelo então governador

Nas investigações de supostas irregularidades no uso de dinheiro público envolvendo o então governador de Mato Grosso do Sul, (PMDB), aliados próximos e empresários, a Polícia Federal confirmou que o peemedebista era recorrente passageiro no jatinho particular em nome dos empreiteiros João Baird e João Amorim, detentores de milionários contratos com o governo. Ainda assim, como revelam vídeos feitos com autorização judicial, ele contou com um golpe de sorte: o equipamento dos federais falhou bem na hora de flagrá-lo embarcando em uma das viagens de ‘carona’ na aeronave.

“O ex-governador do Estado André Puccinelli, o ex-deputado federal e ex-secretário de Estado de Obras Públicas em Mato Grosso do Sul, Edson Giroto, e André Cance, ex-superintendente do Tesouro da Sefaz, constantemente se utilizavam do avião particular de Amorim (PPJJB), para passeios, a trabalho (ir a ), etc.”, confirma relatório da PF. O mesmo documento cita que o jato Embraer, com seis assentos, pertence à Itel Informática, de João Baird, e seria mantido em sociedade com João Amorim, dono da Proteco Construções.

Entre várias interceptações e vídeos feitos pela PF no curso das investigações, um deles mostra Puccinelli chegando para embarcar no PP-JJB, em hangar do Aeroporto Internacional de . “É ele mesmo”, diz um dos agentes ao ver o então governador desembarcando de um carro no local.

 

Em seguida, o vídeo mostra Puccinelli e outras pessoas próximas à porta do avião. Em certo momento, o então governador olha diretamente na direção onde estão os policiais federais e volta para trás da asa de outra aeronave. Depois de um corte, é possível ver uma pessoa embarcando na aeronave e a porta fechada na sequência.

Um agente federal pergunta ao colega: “pegou?”. E em seguida lamenta: “que merda”. Instantes depois, o colega comenta: “não pegou… foi muito… a câmera falhou bem na hora”.

Mesmo assim, os federais comemoram o resultado do trabalho: “o importante já viu, né, a movimentação”. O relatório da PF mostra imagens de Puccinelli e Giroto no aeroporto de Brasília (DF), por exemplo, em dias e horários nos quais o jatinho dos empresários voou até a capital federal.

O documento dos federais também cita um dos voos do PP-JJB feito em março deste ano, na ocasião levando o vice-prefeito, então prefeito, de Campo Grande, Gilmar Olarte (PP). “Fui e não vou negar que fui”, mostra trecho de reportagem do Jornal Midiamax juntada ao documento, sobre a resposta dele quando questionado sobre a ‘carona’.

Em outro trecho, ao comentar as frequentes ‘caronas’, os federais lembram que situação semelhante, levou à cassação do deputado federal paranaense André Vargas, então no PT, “tendo em vista o recebimento da vantagem indevida”. O parlamentar teria viajado em uma aeronave bancada pelo doleiro Alberto Youssef, um dos principais delatores da Operação Lava Jato, que investiga corrupção na Petrobras.

Amorim e Baird são investigados na Operação Lama Asfáltica, sob suspeita de integrarem um grande esquema envolvendo líderes políticos para desviar dinheiro público em diferentes esferas do poder público. O dono da Proteco também é alvo da Operação Coffee Break, sobre suposta corrupção de vereadores para cassarem o prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP).

Questionado pelo Midiamax sobre as viagens no jatinho dos empreiteiros investigados, o ex-governador disse na manhã desta sexta-feira (16) que já prestou depoimento uma vez sobre os fatos apurados na Operação Lama Asfáltica e que nada mais tem a declarar.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

“O fogo subiu muito rápido”: morador conta sobre incêndio que deixou moradores sem internet

Ozempic, Bobbie Goods: Gatos para adoção com nomes inusitados viralizam na web

Câmara analisa incentivo a empreendedores e mais duas propostas nesta terça

audiência

Motorista presa por atingir jornalista no trânsito ganha a liberdade após fiança

Notícias mais lidas agora

Ministério Público: 98% dos membros recebem acima do teto constitucional, aponta levantamento

Ladrão que tentou furtar joalheria de shopping já tentou fugir de presídio por tubulação

Curandeiro de Bela Vista fotografado por Roberto Higa recebeu carta da família Kennedy

Água Bonita - ana laura menegat

Pesquisa revela força de cacicas na liderança de sete aldeias indígenas de Campo Grande

Últimas Notícias

Cotidiano

Você viu esses cachorros? Famílias procuram por pets que desapareceram em Campo Grande

Pets desapareceram neste final de semana nos bairros Jardim Ouro Preto, Vila Morumbi e Vila Serradinho

Polícia

Idoso é preso após quebrar o fêmur da esposa durante briga em Três Lagoas

Vítima disse que já teve a clavícula quebrada pelo suspeito anteriormente

Polícia

Brasileiro é preso na Ponte Internacional da Amizade com contrabando de répteis exóticos

Ao todo foram apreendidos 12 jacarés, 10 lagartos cristais, uma anaconda e uma cria de píton que estavam escondidos na mochila

Mundo

Papa Leão XIV recebe pela primeira vez vítimas de abuso sexual na Igreja Católica

Pontífice reconheceu que "havia grande resistência" à ideia de uma lei universal de tolerância zero