Pular para o conteúdo
Política

Políticos jovens e estudantes comemoram mudança da idade mínima para candidatos

Proposta que reduz para 18 anos a idade mínima para a eleição
Arquivo -

Proposta que reduz para 18 anos a idade mínima para a eleição

O mais jovem vereador de , Otavio Trad (PT do B), e a presidente da UNE (União Nacional dos Estudantes), Carina Vitral, comemoram a proposta aprovada na Câmara Federal para reduzir da idade mínima para se candidatar de 18 para 21 anos, a proposta ainda deve ser analisada no Senado.  Segundo Trad, com a mudança os jovens devem acompanhar mais a política no Brasil.

“Nós estamos evoluindo principalmente no ponto de vista nacional. Tivemos muitos protestos e muita participação da juventude no processo político e eleitoral eu vejo com bons olhos. Isso faz com que a participação da juventude seja mais concreta e maior”.

De acordo com o vereador, os jovens têm vontade de mudar e com isso o processo político devem ter ideias novas e modernas. “A situação de ter a vontade de mudar e fazer com seriedade eu analiso com bons olhos. A partir do momento que o eleitor tem a possibilidade de escolher com 16 anos e não vejo problema para ser candidato com 18 anos”, ressaltou.

A representante nacional dos estudantes também acredita que a mudança pode ser favorável para o cenário político do país. Segundo Carina, os jovens começam cada vez mais cedo a ter opinião política.

“A gente vive um momento onde 30% do povo brasileiro são jovens e a sub-representação da juventude é muito grande e isso pode influenciar os jovens a se candidatarem”, acredita.

De acordo com Carina a idade não determina o conhecimento de cada pessoa e pessoas com 18 anos já têm opinião política. “Entram na faculdade muito cedo e há uma renovação grande da política”.

Senado

Entres os senadores de MS a opinião é divergente em alguns casos, para a senadora (PMDB) no caso de eleição para executivo (prefeito, governador e presidente) a mudança não deveria ser aprovada.

“O QI pode ser elevado, mas a experiência só com o tempo. Fui prefeita com 34 anos e acho que se tivesse com 25 não teria acertado metade que acertei, apesar de ter cometido meus erros. Já no legislativo é a vontade popular, se pode votar pode exercer um cargo no legislativo”, afirmou.

O senador Moka (PMDB) acredita que a idade não deve ser um empecilho e avalia que a população deve escolher. “Acho que a gente tem uma realidade diferente, a média de 30 anos não vejo porque não possa ser senador. A população sabe escolher o que é idade o que é experiência e o que postura. Quem tem que decidir é a população, ele pode votar porque não pode ser votado? A população saberá distinguir, não tem restrição da idade em si”, concluiu.

Atualmente, a idade mínima para eleição de deputados é 21 anos, a proposta que reduz para 18 anos a idade mínima para a eleição de deputados federais, estaduais e vereadores. Os deputados federais aprovaram também a redução para 29 anos da idade mínima para a eleição de governador, vice-governador e senador.

Atualmente, a Constituição Federal determina que para ser governador e vice-governador de Estado e do Distrito Federal é preciso ter 30 anos e, para se eleger senador é preciso ter 35 anos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

DF: professor é agredido por pai de aluna por causa de celular

ex-coordenador apae muleta

MP vai devolver aparelhos a ex-coordenador da Apae suspeito de agiotagem com dinheiro de corrupção

celulose rota riedel

Contrato da Rota da Celulose deve ser assinado até dezembro, diz Riedel

Assassinado em lava rápido foi executado com 10 tiros no tórax por dupla em motocicleta

Notícias mais lidas agora

Justiça suspende mais de 200 ações de moradores contra fedor da JBS no Nova Campo Grande

Prefeito barrou investigação de contratos suspeitos de fraude 2 meses antes de prisão em Terenos 

Supercopa de Vôlei supera expectativas e reúne público equivalente à capacidade máxima do Guanandizão

Estão abertas as inscrições para participar do Laboratório de Projetos de Curta-Metragem

Últimas Notícias

Transparência

TCE-MS suspende licitação de R$ 5,7 milhões por suspeita de direcionamento em Ponta Porã

Conselheiro manda intimar prefeito Eduardo Campos e dá prazo a ele para corrigir irregularidades

Cotidiano

Participantes da PND em MS já podem conferir local da prova

O Inep recomenda que os candidatos levem o documento de identificação no dia da prova

Brasil

MC Poze diz em CPI que criminosos devolveram carro roubado por ele ser ‘fenomenal e gigante’

CPI apura esquemas envolvendo associações de proteção veicular e organizações criminosas para a retomada de veículos roubados

Polícia

Bebê de 1 ano é internado após comer brigadeiro com maconha feito pela mãe em Três Lagoas

Bebê comeu duas colheres do brigadeiro