Pular para o conteúdo
Política

Janela aumenta força de Azambuja e diminui influência de Puccinelli

Algumas legendas simplesmente deixaram de existir
Arquivo -

Algumas legendas simplesmente deixaram de existir

Os parlamentares que desejarem trocar de partido sem correr o risco de perder o mandato, tem até a 23h59 deste sábado (19) para fazê-lo. Este horário é o prazo final que o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) receberá a comunicação oficial das legendas. Regionalmente, o partido do governo manteve a escrita de amealhar força política durante exercício do mandato. 

No comando do governo estadual desde o início do ano passado, o PSDB foi o partido que mais cresceu em Mato Grosso do Sul. Até agora, dobrou sua bancada na Assembleia Legislativa, ganhou um deputado federal (Geraldo Resende) e ampliou sua bancada de um para cinco vereadores na Câmara de .

Quem mais perdeu foi o PTdoB, alcunhado nos bastidores de ‘peemedebizinho’, já que sempre seguia as orientações do principal líder do PMDB no Estado, o ex-governador André Puccinelli. O partido deixou de existir na Assembleia e na Câmara da Capital.

Sem Puccinelli no comando, os deputados Marcio Fernandes e Mara Caseiro agora integram o partido do atual governador, Reinaldo Azambuja, o PSDB, que também tirou, na janela, Mauricio Picarelli do PMDB.  O PSD também ganhou o ex-peemedebista Marquinhos Trad, e agora tem bancada na Assembleia.

O PMDB também viu diminuir seu tamanho. De maior bancada absoluta na Assembleia, hoje é o segundo partido. Na Câmara de Campo Grande perdeu tamanho e viu se aproximar o próprio PSDB e o PTB, organizado regionalmente pelo ex-prefeito Nelsinho Trad, que quadriplicou o tamanho da bancada na Capital, de um para quatro vereadores.

A janela também aumentou a bancada do SD na Câmara e deixou o PDT só com um representante na Assembleia, George Takimoto, já que Felipe Orro agora também é tucano.

A PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que instituiu a atual janela de 30 dias, ainda permite aos partidos enviar as filiações à Justiça Eleitoral até o último minuto deste dia 19 de março. Porém, não permite que parlamentares federais transfiram para nova legenda recursos do fundo partidário e o tempo de Rádio e TV.

* Câmara Federal

Criado em setembro do ano passado, o estreante Partido da Mulher Brasileira (PMB) foi quem mais perdeu parlamentares. Há um mês o partido tinha 19 deputados e, segundo dados fornecidos pela secretaria da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, até o final da tarde de sexta-feira, tem somente dois deputados e corre o risco de ficar com apenas um, pois o deputado Fábio Ramalho (MG) ameaça migrar para o PMDB.

O nanico Partido Trabalhista Nacional (PTN) foi quem mais ganhou com a janela. O partido, que começou a legislatura de 2015 com quatro deputados federais, viu sua bancada mais que triplicar, contando agora com 13 parlamentares.

Partidos que integram formalmente a base aliada do governo, como o PP e o PR, foram os que mais se beneficiaram com a janela. O PP, que tinha 40, tem agora 48, e o PR pulou de 34 para 40.

O PSD, do ministro das Cidades, Gilberto Kassab, e do presidente da recém-instalada comissão doimpeachment, Rogério Rosso (DF), ganhou três cadeiras e tem agora 34 parlamentares. O PDT, do ministro das Comunicações, André Figueiredo, ganhou dois parlamentares e agora conta 19 cadeiras na Câmara.

O PMDB perdeu cinco parlamentares, passando de 70 para 65. O PTB perdeu dois e agora tem 19 deputados. O PROS caiu de nove para cinco deputados.

O PT, segundo maior partido da Casa, manteve a bancada de 59 deputados. O mesmo aconteceu com o PCdoB que permanece com 12 parlamentares, a Rede Sustentabilidade manteve cinco e o PTdoB conta os mesmos três deputados.

O PSOL ganhou uma cadeira com a entrada da deputada Luiza Erundina (SP), que deixou o PSB. Além de Erundina, o PSB perdeu mais três deputados e agora está com 30. Também ganharam uma cadeira o PRB (atualmente com 21 deputados), PPS (11), PV (6), PSL (2).

Maior partido de oposição, o PSDB viu a sua bancada emagrecer de 53 para 48 deputados. O DEM, ganhou seis vagas, pulando de 21 para 27.  O PSC que tinha 13, passa a 15 parlamentares.

Recém-saído da base do governo, o PHS ganhou três cadeiras, e sua bancada agora é de sete deputados.

O PEN, que tinha dois deputados, com a migração do deputado André Fufuca (MA) para o PP, ficou com apenas um representante. O Solidariedade (SD) também perdeu uma vaga e agora está com 14 deputados.

O PMN viu sua única vaga desaparecer e agora não tem mais representante na Câmara, segundo dados da Mesa Diretora.

* informações da Agência Brasil

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Após ‘vai e vem’ de concurso, TCE-MS mantém número de vagas a quatro dias da prova

Atenção condutores: rua que dá acesso à entrada do Parque das Nações será interditada

Ministro Luiz Fux pede para deixar Primeira Turma do Supremo

Promotoria pede reclassificação de acidente que matou jovem em Dourados para homicídio doloso

Notícias mais lidas agora

Consórcio Guaicurus confessa erro e terá de pagar R$ 59,8 mil após condenação na Justiça

Prefeito barrou investigação de contratos suspeitos de fraude 2 meses antes de prisão em Terenos 

Justiça suspende mais de 200 ações de moradores contra fedor da JBS no Nova Campo Grande

Motorista de caminhão morre atropelado pelo próprio veículo no Pioneiros em Campo Grande

Últimas Notícias

Transparência

Aquidauana: licitação de R$ 1,5 milhão com remédios ‘caros’ é suspensa pelo TCE-MS

Prefeito tentou justificar, mas argumento foi rejeitado

Cotidiano

Veículo quebrado e superlotação: mais um ônibus gera transtornos em Campo Grande

Transporte coletivo quebrou nesta terça-feira (21) enquanto fazia a linha 070 e seguia sentido terminal bandeirantes

Mundo

Caminhão-tanque explode na Nigéria e deixa 29 mortos e 42 feridos

Veículo derrapou para fora da rodovia e pessoas foram até o local para buscar a gasolina derrubada

Esportes

Federação anuncia calendário de 2026 com ampliação de vagas em competições nacionais

FFMS apresentou planejamento para o futebol estadual no ano de 2026, com destaque para número de vagas nas competições nacionais e expectativa pela reabertura do Morenão