Pular para o conteúdo
Política

Paciente recebeu ligação de UBS com pedido de voto para vereador reeleito

Denúncia anônima foi protocolada no TRE-MS
Arquivo -

Denúncia anônima foi protocolada no

O Ministério Público Eleitoral instaurou, na última quarta-feira (26), uma investigação com o objetivo de apurar possíveis práticas de abuso de poder por parte do vereador reeleito Cazuza (PP). A investigação teve como ponto de partida uma denúncia anônima protocolada no TRE (Tribunal Regional Eleitoral).

A denúncia se trata do relato de uma paciente que teria recebido uma ligação no dia 28 de setembro, cinco dias antes do primeiro turno das eleições, questionando se ela teria comparecido à UBS (Unidade Básica de Saúde) da Cohab, na região sul de .

“Respondi que sim, pois achei que era para marcar um exame que faltava. Me enganei simplesmente era uma pessoa dizendo que quem tinha implantado o UBS rápido era o candidato Cazuza e se ele poderia contar com meu voto. Falei que não pois não, não voto em Campo Grande, não transferi meu título de eleitor. Pasme ainda fui questionada por que não transferi o meu título”, contou aos promotores quem protocolou a denúncia.

Questionado pela reportagem do Jornal Midiamax, o vereador Cazuza afirmou que acha natural que denúncias como essa surjam após as eleições, apesar de o caso ter sido denunciado antes do resultado das eleições. Ele disse desconhecer o conteúdo da denúncia, e afirmou que não foi oficialmente informado da investigação.

“Estão usando o sistema do Posto de Saúde do município de Campo Grande MS para ligar e fazer campanha política e ainda por cima usando dados pessoais dos pacientes! Não me envolvo em política, mas achei um grande absurdo o que está acontecendo. Espero que o TRE tome as medias cabíveis”, desabafou o denunciante.

Cazuza foi reeleito no último dia 2 de outubro, com 2.709 dos votos válidos dos eleitores campo-grandenses.

Investigação

Para apurar a veracidade da denúncia, o Ministério Público Eleitoral encaminhou um ofício à Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) solicitando esclarecimentos.

Dentre os questionamentos, o Ministério Público quer saber quais seriam os sistemas utilizados para armazenamento de dados dos pacientes nas UBS’s (Unidades Básicas de Saúde), e se os funcionários dos postos assinariam ‘termo de confidencialidade’ para terem acesso a esses sistemas.

A investigação também solicita que a Sesau informe a data de inauguração da UBS Cohab, e se foram realizadas reformas na unidade nos últimos quatro anos, com detalhamento dos valores destinados à cada reforma, bem como a origem da verba.

(Sob supervisão de Ludyney Moura)

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Atletas de MS conquistam nove medalhas no primeiro bloco dos Jogos Escolares

Ruas ficam alagadas após chuva intensa em Bonito

EUA têm dia de protestos contra Trump com atos previstos em mais de 2.600 cidades

Homem dorme dentro de carro em área de estacionamento proibida em Dourados e é preso

Notícias mais lidas agora

Com licenciamento ‘em cheque’, expansão de mineração em Corumbá é investigada

Supercopa de Vôlei começa hoje com final feminina no Guanandizão

Passageiro de carro que bateu contra muro de condomínio morre e motorista é preso

Com chance de ver estrelas do vôlei, Supercopa tem treino aberto neste sábado

Últimas Notícias

Polícia

Gêmeo morre após se envolver em acidente de carro com o irmão

Acidente aconteceu na MS-430, em São Gabriel do Oeste; três pessoas, incluindo o irmão da vítima fatal, foram socorridas

Cotidiano

Apesar de chuva, Aeroporto Internacional de Campo Grande opera sem restrições

Para voos nacionais, deve-se chegar ao aeroporto com 1h30 de antecedência

Mundo

Morre o físico chinês Chen Ning Yang, vencedor do Prêmio Nobel, aos 103 anos

Chen ganhou Nobel em 1957 por pesquisar as chamadas leis das paridades, que contribuíram para descobertas sobre partículas elementares

Brasil

Cursinhos populares receberão investimento de R$ 108 milhões em 2026

Edital deve ser publicado em dezembro