Pular para o conteúdo
Política

Aliada de Bernal fez manobra para continuar no cargo, diz Município

Ela quer liminar para retornar ao comando da Agereg
Arquivo -

Ela quer liminar para retornar ao comando da

Em resposta à ação que a ex-presidente da Agereg (Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Campo Grande), Vieira, ajuizou contra o prefeito Marquinhos Trad (PSD) por tê-la exonerado no último dia 10, o procurador do Município, Alexandre Ávalo, alegou nos autos que na verdade que ocupa a função deve necessariamente ser presidente do Conselho de Regulação e este sim tem prerrogativa de dois mandatos.

Contudo, como foi nomeada três vezes pelo ex-chefe do Executivo Alcides Bernal (PP), não há irregularidade no desligamento ocorrido. Ela foi destinada a função: em abril de 2013 a setembro de 2014, de novembro de 2015 a setembro de 2016 e de setembro de 2016 a setembro de 2018, o que totalizaria 51 meses a frente do Conselho de Regulação e, por consequência, como diretora-presidente da referida agência.

“Assim, em verdade, a estabilidade do mandato é exclusiva do Presidente do Conselho de Regulação, que exerce em conjunto, a função de Diretor-Presidente da Agência. Vale aqui destacar que os mandatos podem ser fixados pelo Executivo Municipal, em tempo inferior ao fixado na lei, admitindo-se ainda, apenas uma recondução ao cargo”, diz Ávalo.

Na inicial Ritva argumenta que, por se tratar de autarquia e ter personalidade jurídica própria, a Agereg funciona com mandato fixo de dois anos. Como foi nomeada quando Bernal retornou à Prefeitura em agosto de 2015, ela só deixaria a função em agosto deste ano. Além disso, ela era presidente do Conselho Municipal de Regulação e Controle Social.

“Despreende-se do art. 26 da Lei Municipal n. 4.423/2006 que o mandato do presidente, dos conselheiros, do secretário executivo e dos membros das Câmaras Técnicas Permanentes e Setoriais será de dois anos; sendo admitida a recondução”, diz o pedido de liminar.

Mas, segundo o procurador, Ritva foi nomeada para vários cargos. Em janeiro de 2013 foi destinada à Segov (Secretaria Municipal de Governo) para ser assessoroa Especial II e acumulou a presidência da Agereg.

“Como tais fatos ocorreram antes da alteração da Lei 4.423/2006, pela Lei Municipal 5.554/2015, a servidora, em 03/04/2013 foi nomeada pela primeira vez para compor o Conselho Regulador, com mandato até 18/09/2014, mediante Decreto “PE” n. 542 de 2/04/2013”.

Neste primeiro mandato Bernal foi cassado e todos os agentes políticos acabaram exonerados pelo então vice-prefeito Gilmar Olarte (sem partido), inclusive ela.

“Ato que não foi questionado em nenhuma esfera, e teve por consequência, a dispensa da impetrante do Conselho Regulado”. Com a volta do progressista, em agosto de 2015, Ritva foi novamente nomeada, desta vez interinamente, para o comando da referida agência. Em 16 de dezembro do mesmo ano deixou de ser interina.

“Ato contínuo, a impetrante foi nomeada, pela segunda vez para compor o Conselho de Regulação, com mandato até 18/09/2016, através do Decreto “PE” n. 3.483, publicado em 12/11/2015. Ou seja, ao verificar que por se tratar de Diretora interina, a impetrante não poderia ser reconduzida, entendeu-se pelo apostilamento somente em dezembro/2016, ou seja, após a publicação do ato de recondução dos membros do Conselho de Regulação, caracterizando-se a ‘manobra’ legislativa destinada a fazer com que a impetrante permanecesse no cargo”.

Além disso, “após expirar o mandato da impetrante como presidente do Conselho de Regulação, os membros foram todos reconduzidos, tendo sido a impetrante nomeada pela terceira vez, como Presidente do Conselho de Regulação e por consequência, Diretora Presidente da AGEREG, com mandato definido de 19/09/2016 até 18/09/2018 – Decreto “PE” n. 2.320/2016”

Sendo assim, de acordo com o procurador, Ritva pretende passar 51 meses nas funções. Portanto, pede que a solicitação de liminar para retorná-la ao Executivo seja rejeitada. Atualmente Vinícius Leite Campos está nas respectivas ocupações.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Em meio a ‘crise do metanol’, bares e restaurantes de MS têm crescimento nas vendas

Água Clara firma TAC e tem um ano para implantar acolhimento infantil

Ladrão que tentou furtar joalheria de shopping já tentou fugir de presídio por tubulação

Vereador entrega pedido de intervenção do Consórcio Guaicurus ao MP nesta segunda

Notícias mais lidas agora

98% dos membros do MPMS recebem acima do teto constitucional, aponta levantamento

Sada Cruzeiro aplica três a zero no Itambé Minas e conquista Supercopa em Campo Grande

Curandeiro de Bela Vista fotografado por Roberto Higa recebeu carta da família Kennedy

Ladrão que se escondeu em tubulação de shopping saiu de Goiás para tentar furtar joalheria

Últimas Notícias

Cotidiano

Inscrições para concorrer a 30 apartamentos no Jardim Antártica abrem nesta segunda-feira

O processo da Emha é voltado às famílias com renda mensal de até R$ 2.850

Esportes

Goleiro brasileiro denuncia racismo em jogo de futebol na fronteira com MS

A discussão teria se intensificado após uma reclamação do goleiro sobre uma infração

Emprego e Concurso

Campo Grande abre seleção para engenheiro e eletricista com salários de até R$ 5,2 mil

As vagas abrangem níveis médio e superior

Famosos

Luan Pereira deixa o Dança dos Famosos após diagnóstico: ‘Maior dor que já senti’

Luan Pereira deu detalhes do diagnóstico que o fez desistir da Dança dos Famosos; saiba detalhes