Pular para o conteúdo
Política

Embaixador do Brasil diz que PCC usa fronteira com Paraguai como retaguarda

Rota Bioceânica também esteve na pauta do encontro
Arquivo -

também esteve na pauta do encontro

Durante visita à Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (22), o embaixador do Brasil no Paraguai, Carlos Alberto Simas Magalhães, foi questionado pelos deputados sobre a situação da e os esforços do país vizinho para implementação definitiva da Rota Bioceânica.

“A fronteira está bastante desorganizada, com o PCC utilizando o Paraguai como retaguarda. Mas, o Brasil tem colaborado na construção de um sistema de inteligência do Paraguai”, disse o embaixador.Embaixador do Brasil diz que PCC usa fronteira com Paraguai como retaguarda

Magalhães destacou que o trabalho das forças de segurança dos dois países tem sido em conjunto, e que o grande desafio é proteger a extensa faixa de fronteira seca.

A visita foi a convite do presidente da Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul), Sérgio Longen, para tratativas de viabilização do corredor bioceânico, que depende da construção de uma ponte entre a cidade sul-mato-grossense de e a cidade paraguaia de Carmelo Peralta. Longen frisou que é importante avançar nessa discussão, cujo resultado é determinante para o escoamento de grãos e barateamento do frete de produtos industrializados de exportação, oriundos de Mato Grosso do Sul.

Sobre o corredor bioceânico, o embaixador lembrou que ontem, segunda-feira (21), durante reunião em , o presidente do Paraguai, Horácio Cartes, assegurou recursos para metade da obra, cabendo ao governo brasileiro o restante. A estimativa é um gasto de R$ 65 milhões.

Para o presidente da Assembleia, deputado Junior Mochi (PMDB), por enquanto ainda não se viu o sonho desse corredor se tornar realidade, já que a ideia nasceu ainda na gestão de Zeca do PT, passando pelo governo de André Puccinelli. Para o peemedebista é necessário empenho de toda classe política para garantir recursos da União no orçamento que está sendo analisado em 2017. O pedido já tramita na Câmara.

Magalhães destacou ainda que além de sinalizar existência de recursos para construção da ponte, o governo paraguaio também registra algumas conquistas econômicas, como o controle da inflação, o que gerou condições de investimentos no país vizinho, citando o exemplo do Porto de Concepcion, que recebeu capital alemão e até o final de 2017 estará apto para receber produtos oriundos de MS.

Além de Mato Grosso do Sul, os Estados de Mato Grosso e Goiás serão beneficiados diretamente com a rota bioceânico. Também participaram do encontro os deputados Zé Teixeira (DEM), Felipe Orro (PSDB), George Takimoto (PDT), Paulo Corrêa (PR), João Grandão (PT), e os peemedebistas Renato Câmara e Eduardo Rocha. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Gatinhos são jogados em bueiro para morrer e moradores pedem ajuda no Nova Lima

Trump demonstrou interesse em reunião com Lula, possivelmente na Malásia, diz imprensa dos EUA

Ministra Esther Dweck vem a MS entregar 20 imóveis da União com foco social e na educação

Projeto para empréstimo de 80 bilhões de dólares ao Governo de MS passa pela CCJR

Notícias mais lidas agora

consórcio guaicurus

Vale atrasado dos trabalhadores representa apenas 8% do ganho mensal médio do Consórcio em 10 anos

‘Estamos em negociação’, diz diretor do Consórcio Guaicurus após 2 horas de reunião na Prefeitura

onibus consórcio guaicurus prefeitura projeto

Consórcio Guaicurus deixou de pagar quase R$ 7 milhões em ISS em 2025

PAPY cpi consórcio

Papy quer criar fundo de garantia ao Consórcio com recurso público após paralisação

Últimas Notícias

Cotidiano

Prefeitura determina novas regras para autorização sanitária de eventos em Campo Grande

Organizadores de eventos deverão se atentar a regras da Sesau para obter autorização

Cotidiano

Pesquisador diz que violência na fronteira é ligada a ‘empresários do crime’ e ‘banalização’

Doutor em criminologia ouvido pela reportagem do Midiamax diz que armas e pistoleiros estão disponíveis tanto para uso do crime organizado, quanto para resolução de conflitos pessoais

Política

Gerson Claro confirma pretensão de disputar cadeira no Senado Federal em 2026

Pela primeira vez o presidente da Alems disse que vai concorrer ao cargo pelo PP

Famosos

Quem é quem? Renata Vasconcellos e irmã gêmea combinam looks e confundem fãs

Renata Vasconcellos e a irmã gêmea Lanza Mazza surgiram idênticas em uma gravação da TV Globo