Pular para o conteúdo
Política

Exonerada, aliada de Bernal vai à Justiça por comando da Agereg

Ela diz que mandato venceria em agosto deste ano
Arquivo -

Ela diz que mandato venceria em agosto deste ano

Integrante do segundo escalão na gestão do ex-prefeito Alcides Bernal (PP) e exonerada no último dia 10, a ex-diretora-presidente da (Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de ) Vieira, acionou a Justiça para ser renomeada ao cargo, alegando que a atitude do atual chefe do Executivo, Marquinhos Trad (PSD) é ilegal.

Isso porque a autarquia, funciona com mandato fixo de dois anos por ter personalidade jurídica própria e Ritva foi nomeada quando Bernal retornou à Prefeitura em agosto de 2015, ou seja, ela deixaria a função em agosto deste ano. Além disso, ela era presidente do Conselho Municipal de Regulação e Controle Social.

“Despreende-se do art. 26 da Lei Municipal n. 4.423/2006 que o mandato do presidente, dos conselheiros, do secretário executivo e dos membros das Câmaras Técnicas Permanentes e Setoriais será de dois anos; sendo admitida a recondução”, diz o pedido de liminar.

Argumenta, ainda, que a perda de mandato só pode ser estabelecida nos seguintes casos: renúncia, condenação judicial transitada em julgado, procedimento administrativo disciplinar, sem prejuízo de outras hipótese legais, as quais devem sempre observar a necessidade de motivação e de processo formal “não havendo espaço para a discricionariedade pelo chefe do Executivo”.

A defesa de Ritva lembra que, ao exonerar os comissionados, o ex-prefeito a deixou no cargo, pois tinha ciência do mandato. Mas no dia 10 de janeiro deste ano ela foi exonerada e o mesmo diário oficial trazia o nome de Vinícius Leite Campos para substituí-la.

Antes de proferir decisão, o juiz Alexandre Tsuyoshi Ito pediu que Marquinhos se pronuncie nos autos dentro de 10 dias a contar da notificação, fato que, segundo os autos, ainda não ocorreu.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Em meio a ‘crise do metanol’, bares e restaurantes de MS têm crescimento nas vendas

Água Clara firma TAC e tem um ano para implantar acolhimento infantil

Ladrão que tentou furtar joalheria de shopping já tentou fugir de presídio por tubulação

Vereador entrega pedido de intervenção do Consórcio Guaicurus ao MP nesta segunda

Notícias mais lidas agora

98% dos membros do MPMS recebem acima do teto constitucional, aponta levantamento

Sada Cruzeiro aplica três a zero no Itambé Minas e conquista Supercopa em Campo Grande

Curandeiro de Bela Vista fotografado por Roberto Higa recebeu carta da família Kennedy

Ladrão que se escondeu em tubulação de shopping saiu de Goiás para tentar furtar joalheria

Últimas Notícias

Cotidiano

Inscrições para concorrer a 30 apartamentos no Jardim Antártica abrem nesta segunda-feira

O processo da Emha é voltado às famílias com renda mensal de até R$ 2.850

Esportes

Goleiro brasileiro denuncia racismo em jogo de futebol na fronteira com MS

A discussão teria se intensificado após uma reclamação do goleiro sobre uma infração

Emprego e Concurso

Campo Grande abre seleção para engenheiro e eletricista com salários de até R$ 5,2 mil

As vagas abrangem níveis médio e superior

Famosos

Luan Pereira deixa o Dança dos Famosos após diagnóstico: ‘Maior dor que já senti’

Luan Pereira deu detalhes do diagnóstico que o fez desistir da Dança dos Famosos; saiba detalhes