Pular para o conteúdo
Política

Prefeitura recorre de decisão que determina volta de aliada de Bernal à Agereg

Argumento é de que houve manobra na nomeação
Arquivo -

Argumento é de que houve manobra na nomeação

A batalha judicial entre a Prefeitura e a ex-diretora-presidente da (Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de ), Vieira, ganhou novo capítulo. Agora, o Executivo Municipal ajuizou agravo em 2º grau contra a decisão proferida pelo juiz Alexandre Tsuyoshi Ito, que determinou a suspensão da exoneração da ex-titular.

Conforme alegação do procurador do Município, Alexandre Ávalo, a argumentação usada na inicial e reforçada pela decisão de 1º grau não procede. “O que se contesta nestes autos, é a legalidade do ato administrativo que permitiu a recondução da agravada, razão pela qual afasta-se de pronto os argumentos da decisão que deferiu a liminar, vez que ausente o direito líquido e certo pugnado pela impetrante”.

De acordo com o agravo, a forma com a qual Ritva foi reconduzida ao cargo, no final de 2016, vai de encontro com a legislação que regula a própria agência. A primeira nomeação ocorreu em 25 de janeiro de 2013, como assessora especial da Secretaria Municipal de Governo, com acumulo de função como diretora-presidente da Agereg interinamente.

No dia 1º de julho daquele ano foi oficializada no cargo. “Como tais fatos ocorreram antes da alteração da Lei 4.423/2006, pela Lei Municipal 5.554/2015, a servidora, em 03/04/2013 foi nomeada pela primeira vez para compor o Conselho Regulador, com mandato até 18/09/2014, mediante Decreto “PE” n. 542 de 2/04/2013”.

Contudo, em março de 2014 houve cassação do prefeito Alcides Bernal (PP), fato que ocasionou a exoneração de todos os comissionados. A atual gestão destaca que à época, Ritva não questionou a demissão do cargo, feita pelo então vice-prefeito Gilmar Olarte (sem partido). Por isso, diante do silêncio, considera-se a renúncia ao mandato que terminaria em setembro de 2014.

Com o retorno de Bernal ao comando da cidade, em agosto de 2015, ela foi novamente nomeada de forma interina ao cargo. Mas, faltando pouco mais de 15 dias para o fim a gestão do ex-prefeito, foi publicada ‘correção’ do ato anterior, com efeito retroativo, “com a evidente finalidade de fazer com que a impetrante deixasse de ser Diretora interina, passando a estar em definitivo à frente da Agereg”.

Na interpretação do procurador do Município, por se tratar de diretora interina, ela não poderia ter sido reconduzida, o gestor anterior tentou validar o ato, e promoveu o apostilamento somente em dezembro de 2016, após a publicação do ato de recondução dos membros do Conselho de Regulação, “caracterizando-se a ‘manobra’ legislativa destinada a fazer com que a impetrante permanecesse no cargo”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Comediante campo-grandense se encanta com animação do público na final da Supercopa

Sada Cruzeiro aplica três a zero no Itambé Minas e conquista Supercopa em Campo Grande

Governador Eduardo Riedel e primeira-dama Mônica Riedel prestigiam final da Supercopa

Cruzeiro vence segundo set na final da Superliga e final pode terminar no próximo set

Notícias mais lidas agora

Sada Cruzeiro aplica três a zero no Itambé Minas e conquista Supercopa em Campo Grande

Campeão de tudo, Wallace segue motivado e realiza sonho de fãs mirins após título da Supercopa

Pela 2ª vez em Campo Grande, Douglas Souza quer férias para conhecer cidade ‘de verdade’

Sada Cruzeiro vence o primeiro set contra o Itambé Minas na final da Supercopa de Vôlei

Últimas Notícias

Esportes

Palmeiras sofre com erros individuais, Pedro se destaca e Flamengo vence ‘final’ do Brasileirão

Em uma das partidas mais aguardadas da temporada, o Palmeiras foi derrotado pelo Flamengo, por 3 a 2, neste domingo, no Maracanã, em partida válida pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro

Mundo

Rodrigo Paz é eleito presidente da Bolívia e defende pacificação interna

Paz defendeu a necessidade de pacificação interna após um dos pleitos mais polarizados dos últimos anos no país

Esportes

Campeão de tudo, Wallace segue motivado e realiza sonho de fãs mirins após título da Supercopa

Em entrevista ao Jornal Midiamax, ele destacou a dificuldade de se manter uma equipe no topo por tantos anos

Esportes

Pela 2ª vez em Campo Grande, Douglas Souza quer férias para conhecer cidade ‘de verdade’

Jogador foi eleito novamente melhor da partida em Campo Grande, mas revelou que não teve tempo de conhecer a cidade como gostaria