Pular para o conteúdo
Política

Taxistas e moto-taxistas vão à Câmara por concorrência desleal com Uber

Sindicatos expuseram regras e taxas que aplicativos não pagam
Arquivo -

Sindicatos expuseram regras e taxas que aplicativos não pagam

Depois da Câmara da Capital abrir espaço para motoristas do aplicativo Uber, na sessão desta quinta-feira (9), foi a vez dos presidentes dos sindicatos dos taxistas e dos moto-taxistas falarem aos vereadores sobre a polêmica em torno da regulamentação do serviço privado de transporte autônomo de passageiros.

O presidente do Sintaxi-MS (Sindicato dos Taxistas de Mato Grosso do Sul), Bernardo Quartin Barrios, disse que os motoristas e veículos são sujeitos a uma regulamentação que encarece o serviço, e que inclusive são proibidos de conceder descontos nas corridas.

O sindicalista reclamou que a categoria está sendo taxada de ‘mafiosa’. “Os políticos não tem nomes e sobrenomes, com os alvarás também é assim”, declarou Bernardo, que hoje existem 379 alvarás por CPF e 111 permissões divididas em 15 empresas, sendo que uma delas possui 27.

O presidente do Sindicato dos Moto-taxistas, Dorvair Boaventura, o Caburé, sugeriu a criação de uma aplicativo público que oferece o serviço de táxis e moto-táxis, que pudesse baratear as corridas. “Mas, isso nunca vai acontecer. Esperar o que dessa gente?”, questionou.

Vereadores

Apenas o vereador (PMDB) se posicionou contrário ao transporte de passageiros em veículo particulares por meio de aplicativos.

Eduardo Romero alegou que os aplicativos são uma realidade do mundo atual, ‘irreversíveis’. “Não tem como impor regra igual para serviços similares, com composição diferente”, declarou.

O vereador Valdir Gomes (PP) questionou e cobrou do presidente do Sintaxi uma relação do número de auxiliares de taxistas, os curiangos, à espera de um alvará. (PP) destacou que a população ‘abraçou’ os aplicativos porque são mais baratos, “mas o táxi tem cara, nome e endereço”, disse a progressista.

“Tem um cara no (Bairro) Nova Lima que é motorista de Uber, o cara tem 32 anos e 20 de cadeia”, contou vereador Carlão (PSB) cobrando regulamentação e mais segurança no transporte privado de passageiros. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Indígena é morto a facada durante briga no centro de Caarapó

STF decide reabrir investigação contra presidente do PL por golpe

Escalada de violência tem mais um ataque a tiros na região de fronteira

Dudu marca no final e dá empate para o Atlético-MG no jogo de ida da semifinal da Sul-Americana

Notícias mais lidas agora

Consórcio Guaicurus confessa erro e terá de pagar R$ 59,8 mil após condenação na Justiça

Prefeito barrou investigação de contratos suspeitos de fraude 2 meses antes de prisão em Terenos 

Justiça suspende mais de 200 ações de moradores contra fedor da JBS no Nova Campo Grande

VÍDEO: Com previsão de chuva de meteoros Orionídeas, Caracol registra fenômeno no céu

Últimas Notícias

Polícia

Polícia cumpre mandados contra casal por divulgação de vídeo de estupro

Investigação teve início após denúncia feita pela vítima

Esportes

Seleção feminina realiza primeiro treino para amistosos na Europa

Contra a Inglaterra no próximo sábado (25)

Polícia

Esfaqueado é salvo por policial militar e guardas municipais em Ponta Porã

Rapaz apresentava grave ferimento de faca no abdômen

Polícia

Gatos mortos e em condições de maus-tratos são encontrados em residência

Equipes do CCZ e a ONG Anjos de Rua foram ao local