Pular para o conteúdo
Política

TJ rejeita recurso contra decisão que ‘livrou’ Bernal e vereador cassado de improbidade

Não ficou comprovado dano ao erário
Arquivo -

Não ficou comprovado dano ao erário

O TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) rejeitou recurso ajuizado pelo MPE-MS (Ministério Público Estadual) contra decisão de primeiro grau que extinguiu ação contra o ex-prefeito de e o ex-vereador . No processo, o órgão alegou que o então chefe do Executivo não podia ter nomeado o ex-legislador, tendo em vista que a perda de mandato na Câmara Municipal foi em decorrência de cassação por compra de votos.

Contudo, em abril deste ano o juiz David de Oliveira Gomes Filho rejeitou e extinguiu ação de improbidade administrativa. O promotor de Justiça Marcos Alex Vera pediu condenação de ambos porque o pedetista, mesmo cassado pela Justiça Eleitoral, foi nomeado secretário Municipal de Governo na gestão passada.TJ rejeita recurso contra decisão que ‘livrou' Bernal e vereador cassado de improbidade

A inicial sustentou que a LOA (Lei Orgânica do Município) prevê a inexistência de causas de inelegibilidade para acesso aos cargos públicos municipais e Pedra foi nomeado para o respectivo cargo em comissão no dia 15 de abril de 2016, mesmo após decisão de inelegibilidade do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Mas, para o magistrado, embora o ato possa configurar ilegalidade, não é o bastante para caracterizar improbidade. “O ato ímprobo, desta forma, exige mais do que a simples identificação de uma ilegalidade, ele requer uma conduta administrativamente imoral, antiética, desonesta, desleal, maliciosa, desonrosa, reveladora de uma personalidade nociva aos interesses públicos”, diz.

Este foi o mesmo entendimento dos desembargadores da 2ª Câmara Cível. “A simples nomeação de uma pessoa que se encontrava inelegível, conquanto desrespeite a lei que proíbe a contratação destas pessoas para exercer um cargo público, não configura, por si só, ou de forma objetiva, um ato de improbidade administrativa, já que não se verifica da exordial indícios de que o ato cometido trouxe prejuízos ao erário ou estivesse eivado de dolo, conduta imprescindível para reconhecimento da improbidade com base no art. 11, da Lei n. 8.942/98”.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
mae muito fa de volei filha 3 meses 2

‘Realizadíssima’ e muito fã de vôlei, mãe leva filha de 3 meses para não perder final da Supercopa no Guanandizão

Ovacionada, Tifanny Abreu comemora início de temporada com vitória em Campo Grande

Sônia Tissiani e sua sobrinha Silvia Roberta - (Foto: Julia Rodrigues)

‘Jogo fantástico’, opina Vovó do Crossfit sobre final femina da Supercopa de Vôlei

Do RJ e de Corumbá, influencers vibram pela Supercopa Feminina em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Sesi Bauru e Osasco São Cristóvão disputaram final feminina da Supercopa de Vôlei no Guanandizão

Osasco vence Supercopa de Vôlei por 3 sets a 0 contra Sesi Bauru no Guanandizão

presidentes funesp e federação de volei supercopa

‘Que seja a 1ª de muitas’: presidentes da Funesp e da Federação de Vôlei celebram Supercopa em Campo Grande

Medalhistas olímpicos na quadra e na tribuna: Yeltsin comemora final da Supercopa na Capital

Matheus Martins foi uniformizado para assistir final feminina da Supercopa no Guanandizão - (Foto: Julia Rodrigues)

Fã do Osasco foi ao Guanandizão ver Camila Brait antes da jogadora se aposentar

Últimas Notícias

Polícia

Crianças de 7 e 9 anos são encontradas sozinhas e mãe é conduzida para delegacia

Mãe alegou que deixou filhos em casa para que pudesse trabalhar

Sérgio Cruz - O dia na história

1903 – Morre Barros Cassal, teórico da divisão de Mato Grosso

Advogado foi vítima de hepatite aguda

Esportes

Técnico do Osasco, campeão da Supercopa, agradece Campo Grande: ‘dias maravilhosos’

Treinador da equipe de vôlei feminino do Osasco Voleibol Clube e é um dos maiores nomes da história do clube.

Esportes

Vice-campeã olímpica, Camila Brait comemora vencer a última Supercopa em Campo Grande

Brait é vice-campeã olímpica e tem 36 anos