Pular para o conteúdo
Política

Liminar veta desconto de previdência no salário de defensores

Uma decisão do TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) impede que o governo estadual, por meio da Ageprev (Agência de Previdência Social de Mato Grosso do Sul), efetue o desconto de 14% referente à contribuição previdenciária no salário dos defensores públicos estaduais. A ADEP/MS (Associação dos Defensores Públicos do Estado de Mato […]
Arquivo -

Uma decisão do TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) impede que o governo estadual, por meio da (Agência de Previdência Social de Mato Grosso do Sul), efetue o desconto de 14% referente à contribuição previdenciária no salário dos defensores públicos estaduais.

A ADEP/MS (Associação dos Defensores Públicos do Estado de Mato Grosso do Sul) ingressou com ação pedindo urgência na decisão, sob alegação de que o desconto de 14% somado à alíquota do IR (Imposto de Renda), de 27,5%, alcança 41,5% dos ‘subsídios ou proventos dos representados (defensores), manifestando desproporcionalidade e falta de razoabilidade’.

O advogado da entidade, André Borges Netto, sustenta ainda na ação que a MP (Medida Provisória) que definiu nova contribuição de servidores federais, com alíquota de 14% aos salários superiores a R$ 5,3 mil, foi suspensa.

Na decisão, desembargador Dorival Renato Pavan, defere a liminar solicitada e determina ao governo que não efetue o desconto de 14% sobre a remuneração dos defensores públicos.

O magistrado ressalta, em sua argumentação, que o próprio STF (Supremo Tribunal Federal) se mostrou contrário ao tema, citando que “a fixação de alíquotas progressivas, em se tratando de contribuição previdenciária exigida de servidores públicos, ofende o texto constitucional”.

Na reforma da previdência estadual, o governo de Reinaldo Azambuja (PSDB) conseguiu aprovar, com protestos em novembro de 2017, o projeto que aumentou a contribuição previdenciária de 11% para 14% para servidores que ganham acima do teto da previdência, o equivalente a R$ 5.531,00, além de obter unificação dos fundos previdenciárias até então em voga no Estado.

Precedente

O advogado da ADEP/MS explica que o governo pode recorrer da decisão, mas que ela deve ser cumprida imediatamente. “A liminar abre precedente para que outros servidores peçam o mesmo ao tribunal”, disse André Borges.

 

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Comediante campo-grandense se encanta com animação do público na final da Supercopa

Sada Cruzeiro aplica três a zero no Itambé Minas e conquista Supercopa em Campo Grande

Governador Eduardo Riedel e primeira-dama Mônica Riedel prestigiam final da Supercopa

Cruzeiro vence segundo set na final da Superliga e final pode terminar no próximo set

Notícias mais lidas agora

Sada Cruzeiro aplica três a zero no Itambé Minas e conquista Supercopa em Campo Grande

Campeão de tudo, Wallace segue motivado e realiza sonho de fãs mirins após título da Supercopa

Pela 2ª vez em Campo Grande, Douglas Souza quer férias para conhecer cidade ‘de verdade’

Sada Cruzeiro vence o primeiro set contra o Itambé Minas na final da Supercopa de Vôlei

Últimas Notícias

Esportes

Palmeiras sofre com erros individuais, Pedro se destaca e Flamengo vence ‘final’ do Brasileirão

Em uma das partidas mais aguardadas da temporada, o Palmeiras foi derrotado pelo Flamengo, por 3 a 2, neste domingo, no Maracanã, em partida válida pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro

Mundo

Rodrigo Paz é eleito presidente da Bolívia e defende pacificação interna

Paz defendeu a necessidade de pacificação interna após um dos pleitos mais polarizados dos últimos anos no país

Esportes

Campeão de tudo, Wallace segue motivado e realiza sonho de fãs mirins após título da Supercopa

Em entrevista ao Jornal Midiamax, ele destacou a dificuldade de se manter uma equipe no topo por tantos anos

Esportes

Pela 2ª vez em Campo Grande, Douglas Souza quer férias para conhecer cidade ‘de verdade’

Jogador foi eleito novamente melhor da partida em Campo Grande, mas revelou que não teve tempo de conhecer a cidade como gostaria