Pular para o conteúdo
Política

‘Ele é inocente’: defesa de Giroto descarta delação premiada

  O ex-secretário de obras e ex-deputado federal, Edson Giroto, voltou ontem, terça-feira (8), para a prisão, por determinação do STF (Supremo Tribunal Federal), sob acusação de diversos crimes, como lavagem de dinheiro, corrupção, fraude em licitação, associação criminosa e peculato, o que ele nega e rechaça eventual colaboração com a Justiça. Uma das advogadas […]
Arquivo -

 

O ex-secretário de obras e ex-deputado federal, , voltou ontem, terça-feira (8), para a prisão, por determinação do STF (Supremo Tribunal Federal), sob acusação de diversos crimes, como lavagem de dinheiro, corrupção, fraude em licitação, associação criminosa e peculato, o que ele nega e rechaça eventual colaboração com a Justiça.

Uma das advogadas de Giroto no caso, Kênia Fontoura, negou que o cliente possa fazer um acordo de delação premiada, no âmbito da Operação Lama Asfáltica.

“Não existe essa hipótese. Ele é inocente de todas as acusações”, afirmou a advogada na manhã desta quarta-feira (9) ao Jornal Midiamax.

Apesar dos rumores, a força da tarefa da Lama Asfáltica ainda não anunciou nenhum acordo de delação premiada com os investigados.

Giroto é apontado nas investigações como um dos cabeças de uma organização criminosa que desviou recursos públicos durante o governo de André Puccinelli (MDB), entre os anos de 2007 a 2014.

Eleito deputado federal em 2010, Giroto em 2012 para reassumir a secretaria estadual de obras, justamente quando a gesta Puccinelli havia acertado um empréstimo bilionário junto ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para investir em projetos de infraestrutura e logística, sob a coordenação de Edson Giroto.

Para a PF, o ex-secretário possui ‘forte ligação’ com o empresário João Amorim, também preso novamente ontem. Ambos teria superfaturado obras de infraestrutura, como pavimentação de rodovias estaduais, e corrompido servidores da Agesul (Agência Estadual de Empreendimentos) para assinar laudos que favoreceriam o pagamento de recursos públicos à organização.

Além de direcionamento de licitações para construtoras ligadas ao empreiteiro, um dos relatórios da Polícia afirma que Giroto ‘obrigou a Egelte (vencedora da licitação para construir o Aquário do Pantanal) a entregar a obra do Aquário do Pantanal à empresa Proteco (de João Amorim)’, e ainda ‘viajou diversas vezes no avião de João Amorim, ao que tudo indica configurando verdadeiras vantagens indevidas obtidas em troca dos desvios de recursos públicos para a Proteco’.

Prisão

Além de Giroto e Amorim, também voltaram para cadeia o cunhado do ex-deputado, Flavio Henrique Garcia Schrocchio, e o ex-fiscal da Agesul, Wilson Roberto Mariano, o Beto Mariano.

Voltam a cumprir prisão domiciliar a esposa de Giroto, Rachel Giroto, a sócia e a filha de Amorim, Elza Cristina Araújo dos Santos e Ana Paula Amorim Dolzan, e a filha de Beto Mariano, Mariane Mariano de Oliveira.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Câmara vota amanhã urgência de PL sobre cobrança por bagagem de mão

Criança é picada por escorpião dentro de escola em MS

Guilherme Boulos assumirá Secretaria-Geral da Presidência

Guia Definitivo: Como Se Tornar um Piloto de Avião

Notícias mais lidas agora

Turn Off: Justiça vai ouvir 79 testemunhas em ação por desvio de R$ 8 milhões da Apae

bonito

Justiça nega liberdade a ex-secretário e empreiteiro presos por corrupção de desvios de R$ 4 milhões 

Brasileiro foi executado com 16 tiros em estacionamento de shopping na fronteira de MS

Câmara faz novo sorteio para relator de processos contra deputados por motim no Plenário

Últimas Notícias

Brasil

Para relator, congresso deve rever as regras de prisão após condenação em 2ª instância

Criticou a proposta do governo federal de centralizar o combate às organizações criminosas

Cotidiano

Distrito de Anhanduí recebe programa ‘Todos em Ação’

Mutirão tem todas secretarias municipais e parceiros da iniciativa privad

Esportes

Santos perde do Vitoria e se complica na luta contra o rebaixamento no Brasileirão

Santos viaja para enfrentar o Botafogo

Cotidiano

VÍDEO: extenso incêndio se expande rapidamente em terreno da Base

Corpo de Bombeiros foi acionado e, ainda não se sabe as causas