Pular para o conteúdo
Política

Justiça nega retirada de propaganda onde Bluma diz que vai ‘demitir’ Reinaldo Azambuja

A Justiça Eleitoral não viu, ao menos a princípio, ilegalidade na propaganda eleitoral onde o candidato Marcelo Bluma (PV) faz críticas ao uso do dinheiro público na gestão tucana e convida o eleitorado a ‘demitir’ o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), nas eleições do dia 7 de outubro. Na propaganda em questão, Bluma visita a obra […]
Arquivo -

A Justiça Eleitoral não viu, ao menos a princípio, ilegalidade na propaganda eleitoral onde o candidato (PV) faz críticas ao uso do dinheiro público na gestão tucana e convida o eleitorado a ‘demitir’ o governador (PSDB), nas eleições do dia 7 de outubro.

Na propaganda em questão, Bluma visita a obra de adequação da capacidade de tráfego na avenida Euler de Azevedo, em , e, em frente a placa instalada na obra, diz que a administração de Reinaldo usa dinheiro de imposto para fazer propaganda de seu governo. Ele ainda chama o tucano de “nosso funcionário”.

A defesa alegou que Bluma teve a intenção de passar ao eleitorado a ideia de que, com a colocação da placa, Azambuja estaria fazendo publicidade indevida de seu governo e violando o princípio da impessoalidade, um dos cinco pilares da administração pública, que gera ato de improbidade administrativa.

Destacaram, ainda, “acentuado tom pejorativo”, ao associar Reinaldo a um “funcionário” que gasta irregularmente dinheiro público com propaganda, sustentando que Bluma teve “objetivo claro de difamá-lo perante o eleitorado”, denegrindo sua imagem na propaganda supostamente irregular.

O juiz Alexandre Branco Pucci, no entanto, não viu motivos para a retirada da propaganda, em regime de urgência. O magistrado disse que Bluma não atacou a pessoa de Reinaldo e somente teceu críticas à sua gestão e que, em nenhum momento, atribuiu a autoria de práticas ilícitas ao tucano.

“No entanto, ainda assim, não é possível dizer que a propaganda falseia a verdade porque não foi dito que a obra não aconteceu. Tampouco, o representado diz que a placa está ali com o propósito de burlar a legislação eleitoral. O foco da publicidade impugnada é a crítica à gestão dos recursos públicos pela atual Administração estadual”, diz o despacho.

Sobre Bluma ter dito que Reinaldo seria um “funcionário” do povo, o juiz também não viu problema algum e lembrou que a expressão usada apenas ressaltaria a origem dos recursos públicos. “Ao mesmo tempo, não é desairoso referir-se ao governador como funcionário. Trata-se de expressão utilizada apenas para ressaltar a origem dos recursos públicos e a função precípua de todo agente público, que é zelar pelo interesse público”, lembrou.

Apesar de negar o pedido do tucano, o magistrado ainda deve analisar o mérito da questão e deu prazo de dois dias para ambos apresentarem defesa. Ao final do prazo, a PRE (Procuradoria Regional Eleitoral) emitirá seu parecer.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
maria em cg supercopa

‘Traz visibilidade para a cidade’: Maria em CG comenta experiência incrível na Supercopa de Vôlei

Bataguassu vence jogo e garante acesso à Série A de 2026

Arquibancada da supercopa

Fã desde a Geração de Prata, torcedora vibra com Supercopa e quer mais vôlei em MS: ‘esporte apaixonante’

Corinthians perde chances, mas vence o Galo com golaço e vê Z4 mais longe

Notícias mais lidas agora

Sesi Bauru e Osasco São Cristóvão disputaram final feminina da Supercopa de Vôlei no Guanandizão

Osasco vence Supercopa de Vôlei por 3 a sets a 0 conta Sesi Bauru no Guanadizão

presidentes funesp e federação de volei supercopa

‘Que seja a primeira de muitas’: presidentes da Funesp e da Federação de Vôlei celebram Supercopa em Campo Grande

Medalhistas olímpicos na quadra e na tribuna: Yeltsin comemora final da Supercopa na Capital

mega-sena

Mega-Sena: ninguém acerta e prêmio acumula em R$76 milhões; veja dezenas

Últimas Notícias

Esportes

Osasco vence Supercopa de Vôlei por 3 a sets a 0 conta Sesi Bauru no Guanadizão

De lavada, o Osasco São Cristóvão levou o título de supercampeã da Supercopa Brasileira de Vôlei na disputa contra o Sesi Vôlei Bauru. Os times paulistas se enfrentaram no Ginásio Guanandizão na noite deste sábado (18), em Campo Grande (MS). O terceiro e último set foi extremamente acirrado, com Sesi e Osasco no páreo pela … Continued

Esportes

Medalhistas olímpicos na quadra e na tribuna: Yeltsin comemora final da Supercopa na Capital

Yeltsin destacou a energia do público campo-grandense

MidiaMAIS

Dois homens-aranha e professor de La Casa de Papel roubam a cena no Guanandizão durante a Supercopa de Vôlei

William Precinato, o Homem-Aranha da Shopee, levou dois acompanhantes para assistirem à final feminina da Supercopa

Esportes

Osasco faz 2 a 0 e fica a um passo do título da Supercopa Feminina em Campo Grande

No primeiro set, o Osasco levou a melhor ao marcar 25 pontos, contra 17 do Sesi