Pular para o conteúdo
Política

Lama Asfáltica: STF revoga decisão que suspendia prisão de João Amorim

Liberdade de empresário colocaria em risco investigação
Arquivo -

Liberdade de empresário colocaria em risco investigação

Por maioria dos votos, a Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) derrubou, na terça-feira (6), a liminar que garantia a liberdade do empresário , que teve a prisão preventiva decretada pela 3ª Vara Federal da Comarca de , com base em investigações realizadas pela Operação Lama Asfáltica, da Polícia Federal.

A prisão temporária do empresário foi decretada em 10 de maio de 2016, durante a segunda fase da Operação Lama Asfáltica, denominada Fazendas de Lama. Dias depois, a prisão foi convertida em preventiva, mas a liberdade foi concedida através de um habeas corpus.  A defesa alega que o juiz que determinou a prisão não especificou as razões da necessidade da privação de liberdade e que não havia risco de fuga.

Amorim é acusado de suposta prática dos crimes de lavagem de dinheiro, peculato, corrupção ativa e passiva, dispensa de licitação, fraude à licitação, fraude à licitação em prejuízo da Fazenda Pública, obtenção fraudulenta de financiamento, aplicação ilegal de recursos provenientes e associação criminosa.

O habeas corpus começou a ser julgado no dia 26 de setembro de 2017, quando o relator, ministro Marco Aurélio, votou a favor de tornar definitiva a medida liminar concedida por ele. O ministro considerou que não há como prever que o investigado volte a cometer delitos estando em liberdade.

Na sessão de terça-feira, o julgamento foi retomado com o voto do ministro Alexandre de Moraes, que discordou do relator ao entender que o decreto de prisão foi devidamente fundamentado. O ministro aponta que o juiz examinou detalhadamente todos os elementos investigatórios iniciados pelo Ministério Público e os demais procedimentos envolvendo diversos agentes públicos.Lama Asfáltica: STF revoga decisão que suspendia prisão de João Amorim

Conforme Alexandre de Moraes, o decreto baseou-se no risco de o empresário permanecer solto em virtude das suas relações pessoais e na possibilidade de sumiço de provas. Para o ministro, todos os requisitos necessários à decretação da prisão preventiva foram analisados naquele momento e mantidos pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3) e pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

“Parece-me comprovada a existência de uma organização criminosa que tem muitos tentáculos no município e no Estado”, observou Moraes, assinalando a continuidade da investigação e do processo, bem como a aplicação da lei, se dariam de forma mais efetiva com a prisão de João Amorim.

O voto do ministro Alexandre de Moraes pela cassação da liminar anteriormente deferida pelo relator, foi seguido pelos ministros Luís Roberto Barroso, Luix Fux e Rosa Weber.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Osasco faz 2 a 0 e fica a um passo do título da Supercopa Feminina em Campo Grande

maria em cg supercopa

‘Traz visibilidade para a cidade’: Maria em CG comenta experiência incrível na Supercopa de Vôlei

Bataguassu vence jogo e garante acesso à Série A de 2026

Arquibancada da supercopa

Fã desde a Geração de Prata, torcedora vibra com Supercopa e quer mais vôlei em MS: ‘esporte apaixonante’

Notícias mais lidas agora

Sesi Bauru e Osasco São Cristóvão disputaram final feminina da Supercopa de Vôlei no Guanandizão

Osasco vence Supercopa de Vôlei por 3 sets a 0 contra Sesi Bauru no Guanadizão

presidentes funesp e federação de volei supercopa

‘Que seja a primeira de muitas’: presidentes da Funesp e da Federação de Vôlei celebram Supercopa em Campo Grande

Medalhistas olímpicos na quadra e na tribuna: Yeltsin comemora final da Supercopa na Capital

Corinthians perde chances, mas vence o Galo com golaço e vê Z4 mais longe

Últimas Notícias

Esportes

Cruzeiro vence Fortaleza e segue na cola dos líderes do Brasileirão

O Cruzeiro venceu o Fortaleza por 1 a 0, neste sábado (18), no Mineirão, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. O gol solitário da partida foi marcado por Christian ainda no primeiro tempo, resultado que mantém a equipe mineira na perseguição a Palmeiras e Flamengo, que se enfrentam neste domingo (19), no Maracanã. O jogo … Continued

Esportes

Osasco vence Supercopa de Vôlei por 3 sets a 0 contra Sesi Bauru no Guanadizão

Time dominou os três sets e garantiu o título inédito em seu currículo

Esportes

Medalhistas olímpicos na quadra e na tribuna: Yeltsin comemora final da Supercopa na Capital

Yeltsin destacou a energia do público campo-grandense

MidiaMAIS

Dois homens-aranha e professor de La Casa de Papel roubam a cena no Guanandizão durante a Supercopa de Vôlei

William Precinato, o Homem-Aranha da Shopee, levou dois acompanhantes para assistirem à final feminina da Supercopa