Pular para o conteúdo
Política

“Maior parte destinado à ditadura”, diz Bolsonaro sobre salários do Mais Médicos

O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) divulgou em sua conta do Twitter, na última quarta-feira (14), conclusões e propostas referentes ao programa Mais Médicos, que trouxe profissionais cubanos para atuarem no Brasil. Segundo ele, os profissionais decidiram se retirar do programa por causa da forma como são conduzidas as negociações entre os países. “Atualmente, Cuba […]
Arquivo -

O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) divulgou em sua conta do Twitter, na última quarta-feira (14), conclusões e propostas referentes ao programa , que trouxe profissionais cubanos para atuarem no Brasil.

Segundo ele, os profissionais decidiram se retirar do programa por causa da forma como são conduzidas as negociações entre os países. “Atualmente, fica com a maior parte do salário dos médicos cubanos e restringe a liberdade desses profissionais e de seus familiares. Eles estão se retirando do Mais Médicos por não aceitarem rever esta situação absurda que viola direitos humanos. Lamentável!”, escreveu.

Além disso, Bolsonaro afirmou que condicionou a permanência dos médicos no país a teste de capacidade e ao recebimento do salário integral, uma vez que parte da remuneração dos profissionais vai para nas mãos do governo cubano. Veja:

Para o presidente eleito, a continuidade do programa, sem que se reveja o processo e as condições de permanência é um risco, tanto para brasileiros quanto para os profissionais cubanos.

No Twitter, Bolsaonro afirmou que Cuba “demonstra grande irresponsabilidade ao desconsiderar os impactos negativos na vida e na saúde dos brasileiros e na integridade dos cubanos”.

Revolta

No ano passado, mais de 100 médicos cubanos iniciaram processos judiciais para encerrarem a ligação com o governo. Os profissionais exigiram serem libertados e, na época, o juiz responsável pela causa comparou as condições de trabalho dos profissionais com “uma forma de trabalho escravo”.

A “rebelião” começou quando um pastor do Nordeste descobriu a forma como era realizada a transação entre os países para manter os profissionais contratados dentro do Brasil. Os médicos cubanos não recebem a integralidade de seus salários, pagos pelo governo brasileiro, mas apenas cerca de um quarto desse valor. O restante é repassado a Cuba.

O até então Ministro da Saúde, Ricardo Barros, disse não haver injustiça nos termos do emprego, já que, segundo ele, “quando eles [médicos] assinaram, concordaram com as condições”.

Acordo

A OMS (Organização Mundial de Saúde) mediou e auxiliou no acordo, que permite ao Brasil pagar a Cuba cerca de US$ 3.620 ao mês por médico. Esse valor equivale a pouco mais de três vezes o que os médicos cubanos ganham por meio do acordo.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Mulher é encontrada ensanguentada após apanhar de marido durante briga em bar

Prova objetiva para seleção de professores temporários da Reme acontece neste domingo

Cariúcha termina namoro de dois meses com Alexis Couto; saiba o motivo

louvre

Museu do Louvre fecha após invasão e roubo de joias

Notícias mais lidas agora

Final masculina da Supercopa de Vôlei vai parar Campo Grande neste domingo

Sesi Bauru e Osasco São Cristóvão disputaram final feminina da Supercopa de Vôlei no Guanandizão

Osasco vence Supercopa de Vôlei por 3 sets a 0 contra Sesi Bauru no Guanandizão

Polícia fecha shopping em Campo Grande após invasão em joalheria

OCA Ambiental teve o contrato para coleta de lixo com Batayporã prorrogado por mais 12 meses (Divulgação)

Com novo aditivo, contrato de coleta de lixo em Batayporã supera os R$ 2,7 milhões

Últimas Notícias

Trânsito

Motorista envolvido em acidente que matou adolescente continuará preso

Jovem passou por audiência de custódia no sábado (18)

Cotidiano

Do tabu à aceitação, ‘assumir’ transtornos mentais abre espaço para diálogo e acolhimento 

Falar sobre diagnóstico passou a ser visto como ato de coragem e de conscientização, movimento que também ganhou força nas redes sociais

Polícia

Alarme foi acionado durante invasão de joalheria em shopping de Campo Grande

Shopping precisou ser interditado após a chegada da PM por volta das 5 horas da manhã

MidiaMAIS

Cinema de Campo Grande terá programação de Halloween com clássicos do terror

UCI Day Terror disponibilizará 10 filmes clássicos de terror para amantes do gênero