Pular para o conteúdo
Política

Marquinhos diz que inadimplência tem aumentado e Refis é ‘mal necessário’

Precisando abrir mão de dinheiro para conseguir recuperar parte de dívidas de contribuintes inadimplentes, o prefeito Marquinhos Trad (PSD) classificou como “mal necessário” ter de fazer Refis (Programa Especial de Refinanciamento de Débitos) para trazer um alívio aos cofres do município. A Prefeitura de Campo Grande vai renegociar dívidas de contribuintes relativas a impostos c...
Arquivo -
iptu2.jpg
Prefeitura pretende melhorar arrecadação com , ISS e outros impostos (Reprodução: PMCG)

Precisando abrir mão de dinheiro para conseguir recuperar parte de dívidas de contribuintes inadimplentes, o prefeito (PSD) classificou como “mal necessário” ter de fazer Refis (Programa Especial de Refinanciamento de Débitos) para trazer um alívio aos cofres do município.

A Prefeitura de vai renegociar dívidas de contribuintes relativas a impostos como IPTU, ISS e ITBI nos meses de setembro e outubro. A proposta já teve o aval dos vereadores e aguarda sanção e publicação no diário oficial do município.

“É um mal necessário, infelizmente. O índice de inadimplência aumenta, por mais que a gente tenha mostrado para a população que os impostos deles estão sendo retornados nas melhorias de Campo Grande”, disse Marquinhos durante a inauguração da Clínica da Família no bairro Nova Lima, na manhã desta quarta-feira (29).

O chefe do Executivo afirma ter usado apenas verbas dos cofres do município para execução de obras, pois não conta com dinheiro do governo federal e com contrapartida “tímida” da esfera estadual, apesar de ponderar que qualquer valor atualmente é importante e faz diferença.

“Ninguém deixa de pagar porque quer. A situação econômica do país hoje fez diminuir o orçamento familiar de muitas pessoas. […] Então é oportunidade para as pessoas. Não é um estimulo para a inadimplência porque os adimplentes não ficam descontentes, é uma minoria”, conclui o prefeito.

Refis

Poderão ser incluídos na renegociação parcelas vencidas de quaisquer créditos tributários e não tributários, decorrentes de saldos remanescentes de parcelamento ou reparcelamento, exceto os oriundos de infração de trânsito; indenização devida ao município por dano causado ao seu patrimônio e débitos de natureza contratual.

Para o benefício fiscal ser concedido, o pagamento da dívida deve ser efetuado dentro do prazo de vigência do programa, que inicia no dia 1º de setembro e termina no dia 31 de outubro de 2018.

Para aderir ao Refis, o contribuinte deverá solicitar a emissão do Documento de Arrecadação Municipal – Guia DAM com o benefício concedido para pagamento à vista, ou parcelado, na Central de Atendimento, antiga Câmara Municipal, localizado na Rua Arthur Jorge n. 500, Centro.

Quem optar pelo pagamento à vista terá 90% (oitenta por cento) de desconto dos juros de mora incidentes sobre o valor do crédito tributário e multa, para pagamento ate 30 de setembro 2018. 85% para pagamento até 31 de outubro de 2018.

No caso de pagamento parcelado ou reparcelamento, com até seis parcelas será concedido 75% de desconto dos juros de mora incidentes sobre o valor do crédito tributário e multa para pagamento até 30 de setembro de 2018 e 70% para pagamento até 31 de outubro de 2018.

Para pagamento parcelado ou reparcelamento de até 12 parcelas serão concedidos os seguintes benefícios fiscais:  desconto de 30% dos juros de mora incidentes sobre o valor do crédito tributário e multa para pagamento até 30 setembro de 2018; desconto de 25% dos juros de mora incidentes sobre o valor do crédito tributário e multa , para pagamento até 31 outubro de 2018.

A multa por descumprimento de obrigação acessória ou de natureza não tributária será paga somente à vista.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Brasileiro foi executado com 16 tiros em estacionamento de shopping na fronteira de MS

Santa Casa vai ao STJ para ‘acelerar’ repasse de R$ 46 milhões retidos desde a covid

De emprego a beleza, ‘Todos em Ação’ leva mais de 200 serviços gratuitos ao Distrito de Anhanduí

Advogada que se pendurou no 12º andar para salvar família de incêndio está em estado gravíssimo

Notícias mais lidas agora

Ministério Público: 98% dos membros recebem acima do teto constitucional, aponta levantamento

bonito

Justiça nega liberdade a ex-secretário e empreiteiro presos por corrupção de desvios de R$ 4 milhões 

Brasileiro foi executado com 16 tiros em estacionamento de shopping na fronteira de MS

Em surto, homem é ferido a tiros após tentar atacar PM com faca em Angélica

Últimas Notícias

Cotidiano

Responsável por 97% da produção em cativeiro de MS, Conabio quer proibir cultivo da tilápia

Reunião para decidir o futuro do cultivo da espécie está marcada para novembro

Brasil

EUA: plano piloto oferece tarefas digitais remuneradas a motoristas da Uber

Mini tarefas terão valores variados e devem ser concluídos entre uma corrida e outro; função não está disponível no Brasil

Cotidiano

Para celebrar tratado entre Brasil e Japão, Suguru Ikeda faz show gratuito em Campo Grande

Evento será realizado pela Associação Okinawa de Campo Grande nesta terça-feira (21)

Polícia

Acusado de matar Andrea a tiros é preso sete dias após feminicídio em Bandeirantes

Arma utilizada para matar Andreia foi encontrada escondida no terreno na casa do pai do autor