Pular para o conteúdo
Política

Projetos sobre cerveja em estádios expõe racha ideológico no PSB

Dirigente reconhece divisão no partido
Arquivo -

Dirigente reconhece divisão no partido

Dividido em dois grupos após mudança na presidência regional do PSB, até a proposta de projetos de lei de parlamentares evidenciam a diferença de ideais entre membros do partido. Enquanto o novo comandante da legenda no Estado, o deputado federal Elizeu Dionizio, quer proibir a publicidade de bebidas alcoólicas em eventos esportivos, o vereador de , Carlos Augusto Borges, o Carlão, batalhou pela liberação da cerveja em estádios da Capital.

Elizeu Dionizio, cuja base é formada por eleitores evangélicos e que já gravou vídeo em apoio a Jair Bolsonaro, é autor do Projeto de Lei 10.041/2018, que proíbe a publicidade de produtos etílicos nos eventos desportivos, como jogos de futebol, vôlei e basquete, que foi apresentado na terça-feira (17) na Câmara dos Deputados.

O deputado diz estar preocupado com resultado de estudo feito pela OMS (Organização Mundial de Saúde) que divulgou que em 2017 que o consumo de álcool per capita no Brasil aumentou 43,5% em dez anos e supera a média internacional. Em 2006, cada brasileiro a partir de 15 anos bebia o equivalente a 6,2 litros de álcool puro por ano. Em 2016, esse número chegou a 8,9, enquanto a média mundial é 6,4 litros por ano.

O parlamentar defende que a bebida mais consumida no país, a cerveja, não é considerada alcoólica para fins de propaganda, e sua proposta visa corrigir esta “distorção” e coloca a bebida na lista de itens vedados a terem publicidade exposta em locais de eventos e competições desportivas.

Em Campo Grande, o vereador Carlão apresentou proposta que vai de encontro às preocupações de Elizeu Dionizio. Em 2016, conseguiu aprovar um projeto de lei complementar que que liberava a comercialização e o consumo de bebidas alcoólicas nos estádios de futebol na Capital.

O primeiro secretário da Câmara de Vereadores defendeu a medida para atender “ao clamor dos comerciantes, federação de futebol e do público em geral que costuma frequentar os estádios e que não podiam optar em tomar sua cervejinha”.

Embora destaque que a medida “não visa estimular o consumo exagerado de bebidas, mas dar a possibilidade da escolha por parte do público expectador do futebol” que frequenta arenas esportivas. No entanto, a liberação foi vetada pela Promotoria de Justiça de Direitos Difusos de Campo Grande.

Além da diferença de ideias, Carlão já demonstrou sua insatisfação com a mudança repentina na presidência regional do partido, o que vem tentando ser contornado pelo atual presidente.

O próprio presidente municipal do PSB, vereador Veterinário Francisco admitiu que atualmente existem dois grupos, mas que estão dialogando para chegar a um discurso consensual.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Carro fica crivado com 14 tiros na região de fronteira

Documentário ‘Mulheres na Ciência’ será exibido na TV aberta

Treino aberto de equipes da Supercopa de Vôlei dá oportunidade para torcedores que não poderão assistir os jogos

Barroso vota por descriminalizar aborto até 12ª semana de gestação

Notícias mais lidas agora

Detran-MS

MP autoriza prorrogar pela oitava vez inquérito contra indicado de político por corrupção no Detran-MS

Treino aberto de equipes da Supercopa de Vôlei dá oportunidade para torcedores que não poderão assistir os jogos

multas transporte

Juiz ignora ameaça de cortar vale-transporte e nega suspender multas contra o Consórcio Guaicurus

Familiares procuram por Evelin, desaparecida há nove dias em Campo Grande

Últimas Notícias

Polícia

Mulher é vítima de tentativa de homicídio com golpes de facão da cabeça

O crime ocorreu na região da Avenida Guaicurus

Brasil

Barroso autoriza enfermeiros a auxiliar aborto legal e proíbe punição

O ministro também garantiu que os profissionais não podem ser punidos

Brasil

Câmara já gastou R$ 3,3 milhões com deputados presos ou fora do Brasil

R$ 3,3 milhões para custear gastos do gabinete de parlamentares

Polícia

Quatro agressores são presos pela Delegacia da Mulher em menos de 12 horas

4 agressores foram presos pela Delegacia de Atendimento à Mulher de Três Lagoas