Pular para o conteúdo
Política

Vereadora que pode perder mandato omitiu mudança de partido à Justiça Eleitoral

Vereadora é processada na Justiça eleitoral por infidelidade partidária
Arquivo -

Vereadora que pode perder mandato omitiu mudança de partido à Justiça EleitoralA vereadora Cida Amaral, que deixou recentemente o e se filiou ao mesmo fora da , omitiu da Justiça Eleitoral a mudança de partido. Essa é a conclusão do desembargador Sergio Martins, que teve despacho publicado nesta sexta-feira (13) no DJEMS (Diário da Justiça Eleitoral de Mato Grosso do Sul) e determinou que testemunhas sejam ouvidas no julgamento que vai definir se Cida perderá o mandato.

O Podemos ingressou com processo eleitoral contra Cida do Amaral em abril, quando a vereadora deixou o partido alegando justa causa. A sigla, por outro lado, disse nem ter sido comunicada da decisão da vereadora.

No despacho publicado hoje, o desembargador que relata o processo em substituição afirma que apesar de ter se filiado ao Pros em 8 de janeiro deste ano, Cida só comunicou a Justiça Eleitoral sobre sua mudança partidária em 6 de abril.

“Então, em que pese a filiação a outro partido ensejar o cancelamento imediato da filiação anterior, tal efeito somente ocorre quando há a comunicação do fato à Justiça Eleitoral”, argumenta o magistrado.

Apesar de negar inicialmente que o mandato de Cida seja devolvido ao Podemos, o desembargador determinou que testemunhas indicadas pelas duas partes sejam ouvidas pela 36º Zona Eleitoral da Capital.

Outro lado

A parlamentar alega que era discriminada dentro da legenda por ser mulher. Este foi um dos argumentos utilizados em sua defesa para justificar a justa causa à Justiça Eleitoral. A direção do partido, por sua vez, diz que a acusação é grave e que pode registrar mais uma queixa contra a vereadora de .

“Faço questão de frisar que eu saí por justa causa. Uma das razões foi a questão da discriminação pessoal grave. Imagina você a única mulher do partido, eleita numa Capital, não participei de nada do partido”, relatou Cida Amaral ao Jornal Midiamax, no mês passado.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Público começa a chegar ao Guanandizão para final feminina da Supercopa de Vôlei

Expansão de cursos e falta de RQE desafiam qualidade da medicina, aponta sindicato

bebida feirona

Feira Central se pronuncia sobre bebidas artesanais apreendidas após denúncias

Inscrições para o Vestibular da UEMS terminam em novembro 

Notícias mais lidas agora

Supercopa de Vôlei 2025: onde assistir ao jogo feminino do Osasco e Sesi Bauru

Público começa a chegar ao Guanandizão para final feminina da Supercopa de Vôlei

Com licenciamento ‘em xeque’, expansão de mineração em Corumbá é investigada

UFMS realiza Feira das Profissões a partir desta segunda-feira

Últimas Notícias

Esportes

‘Que seja a primeira de muitas’: presidentes da Funesp e da Federação de Vôlei celebram Supercopa em Campo Grande

Representantes do esporte destacam que Supercopa no Guanandizão é a oportunidade de ver grandes nomes internacionais do Vôlei

Mundo

Protestos contra Trump levam multidão às ruas nos EUA

Muitos dos manifestantes carregavam faixas e cartazes, alguns com os dizerem "No Kings"

Esportes

Supercopa de Vôlei 2025: onde assistir ao jogo feminino do Osasco e Sesi Bauru

Evento com parceria e apoio do Jornal Midiamax acontece em Campo Grande neste sábado

Esportes

‘Brabas’ vencem Cali nos pênaltis e Corinthians leva o hexa da Libertadores

Com o título, o time brasileiro não só consolidou sua hegemonia no continente como também garantiu vaga na primeira Copa das Campeãs