Pular para o conteúdo
Política

Após agressão a mulheres em protesto por ônibus, Marquinhos diz que Consórcio será multado

O prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), afirmou nesta segunda-feira (18) ao Jornal Midiamax que vai multar o Consórcio Guaicurus, depois do protesto de mulheres no Terminal Morenão, que ocorreu na sexta-feira (15). O chefe do Executivo municipal admitiu que houve excesso na conduta dos guardas municipais, já afastados das ruas para apuração interna. […]
Arquivo -
Manifestação no Terminal Morenão
Manifestação no Terminal Morenão

O prefeito de , Marquinhos Trad (PSD), afirmou nesta segunda-feira (18) ao Jornal Midiamax que vai multar o , depois do protesto de mulheres no Terminal Morenão, que ocorreu na sexta-feira (15). O chefe do Executivo municipal admitiu que houve excesso na conduta dos guardas municipais, já afastados das ruas para apuração interna.

Após agressão a mulheres em protesto por ônibus, Marquinhos diz que Consórcio será multado
Prefeito Marquinhos Trad. (Minamar Junior, Arquivo).

“Vamos tomar duas medidas, uma pela [Agência Municipal de Trânsito] e outra pela (Agência de Regulação dos Serviços), duas delas punitivas”. O prefeito, no entanto, não quis adiantar qual o motivo da penalidade ao consórcio, afirmando que uma nota à imprensa, que será divulgada ainda nesta segunda-feira, detalhará as informações.

Afirmou, ainda, que a redução da frota nos feriados e domingos é prevista em contrato, portanto, não seria este um dos motivos para aplicação de multas. “Nós chegamos a conclusão de que estão circulando 600 ônibus”.

Excesso

O prefeito Marquinhos Trad afirmou que houve excesso na conduta dos servidores, que chegaram a lançar spray de pimenta contra os manifestantes. “O que cabe à Prefeitura, nós vamos agir com rigor. Já afastamos os guardas que estavam no momento e, pela filmagem, a conclusão é que se excederam, por isso foram afastados, sem prejuízo dos salários. Apenas tiramos da rua e concluímos que houve irregularidade do Consórcio Guaicurus”. Os guardas ficarão longe das ruas por, no máximo, 60 dias.

Segundo o chefe do Executivo municipal, as empresas do transporte coletivo teriam alegado que não sabiam que na sexta-feira o comércio abriria normalmente. “Eles justificam que o comércio sempre informou a abertura excepcional, dessa vez não foram informados, nem pela CDL [Câmara dos Dirigentes Lojistas] nem pela Associação Comercial.

O que aconteceu

A Guarda Municipal usou spray no Terminal Morenão, localizado na Avenida Costa e Silva em Campo Grande, para acabar com a manifestação de mulheres no local. Elas reclamaram que, por ser feriado, o Consórcio Guaicurus não respeitou o horário da linha 070 e 072, atrasando-as para o trabalho.

Naquela manhã, o local foi fechado por cerca de 100 mulheres e homens por falta de ônibus que percorre a Avenida Eduardo Elias Zahran. Armados, guardas municipais jogaram spray em algumas pessoas para tentar dispersar os manifestantes e tentar furar o bloqueio com a viatura para liberar a passagem de ônibus.

A equipe que atuou no Terminal Morenão é considerado a ‘elite’ da GCM (Guarda Municipal Metropolitana) em Campo Grande. Durante a atuação no protesto, que envolvia em sua maioria domésticas, o grupo atuou com sprays e apontou arma para as manifestantes. O GPI (Grupo de Pronta Intervenção) é composto por guardas que passaram por treinamento do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) do .

Várias viaturas foram colocadas no terminal, sob gritos dos manifestantes, usuários do transporte público que gritavam sobre a situação. Uma das manifestantes ficou com o olho machucado por causa do spray usado pelos guardas.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Carro fica crivado com 14 tiros na região de fronteira

Documentário ‘Mulheres na Ciência’ será exibido na TV aberta

Treino aberto de equipes da Supercopa de Vôlei dá oportunidade para torcedores que não poderão assistir os jogos

Barroso vota por descriminalizar aborto até 12ª semana de gestação

Notícias mais lidas agora

Detran-MS

MP autoriza prorrogar pela oitava vez inquérito contra indicado de político por corrupção no Detran-MS

Treino aberto de equipes da Supercopa de Vôlei dá oportunidade para torcedores que não poderão assistir os jogos

multas transporte

Juiz ignora ameaça de cortar vale-transporte e nega suspender multas contra o Consórcio Guaicurus

Familiares procuram por Evelin, desaparecida há nove dias em Campo Grande

Últimas Notícias

Polícia

Mulher é vítima de tentativa de homicídio com golpes de facão da cabeça

O crime ocorreu na região da Avenida Guaicurus

Brasil

Barroso autoriza enfermeiros a auxiliar aborto legal e proíbe punição

O ministro também garantiu que os profissionais não podem ser punidos

Brasil

Câmara já gastou R$ 3,3 milhões com deputados presos ou fora do Brasil

R$ 3,3 milhões para custear gastos do gabinete de parlamentares

Polícia

Quatro agressores são presos pela Delegacia da Mulher em menos de 12 horas

4 agressores foram presos pela Delegacia de Atendimento à Mulher de Três Lagoas