Pular para o conteúdo
Política

CCJ da Câmara dos Deputados vota texto da reforma da Previdência nesta tarde

A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania) da Câmara dos Deputados está reunida neste momento para analisar a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 6/19 que pretende reformar a Previdência Social. O texto já havia sido posto para votação dos membros da Comissão na quinta-feira (17), porém, alguns deputados federais são contrários […]
Arquivo -

A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania) da Câmara dos Deputados está reunida neste momento para analisar a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 6/19 que pretende reformar a Previdência Social.

O texto já havia sido posto para votação dos membros da Comissão na quinta-feira (17), porém, alguns deputados federais são contrários à proposta.

O relator, deputado Delegado Marcelo Freitas (PSL-MG), apresenta, durante a reunião, uma complementação de voto que retira quatro pontos do texto original.

Devem ser excluídos os trechos que tratam: do fim da multa de 40% do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para aposentados que continuam trabalhando; da possibilidade de redução por meio de lei complementar na idade de aposentadoria compulsória de servidor, hoje em 75 anos; da prerrogativa exclusiva do Executivo para propor mudanças nas regras de aposentadoria; e da restrição que previa a possibilidade de ações contra a Previdência Social somente na Justiça Federal.

Segundo Freitas, a complementação de voto não reabre prazo para discussão, nem para pedido de vista. A fase de discussão do texto já foi encerrada, depois de mais de 12 horas de debates.

Segundo a Câmara dos Deputados, um aspecto que pode atrapalhar a análise da proposta na CCJ é a recusa do Ministério da Economia de compartilhar informações que embasam o texto da PEC. Alguns deputados pediram esses dados ao ministério, mas não obtiveram resposta.

O presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), informou que conversou com o secretário especial de Previdência, Rogério Marinho, para que ele apresente na quinta-feira (25) os números que embasam a proposta. Antes, portanto, da instalação da comissão especial que analisará a reforma.

A PEC 6/19 pretende reformar o sistema de Previdência Social para os trabalhadores do setor privado e para os servidores públicos de todos os Poderes e de todos os entes federados (União, estados e municípios). A idade mínima para aposentar será de 65 anos para os homens e 62 para as mulheres. (Com assessoria)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Sada Cruzeiro aplica três a zero no Itambé Minas e conquista Supercopa em Campo Grande

Governador Eduardo Riedel e primeira-dama Mônica Riedel prestigiam final da Supercopa

Cruzeiro vence segundo set na final da Superliga e final pode terminar no próximo set

Sada Cruzeiro vence o primeiro set contra o Itambé Minas na final da Supercopa de Vôlei

Notícias mais lidas agora

Sada Cruzeiro aplica três a zero no Itambé Minas e conquista Supercopa em Campo Grande

Prepare o casaco: MS vai ter mínima de 14 °C nesta segunda-feira

Suspeito de invadir joalheria de shopping é detido pela polícia em Campo Grande

Disputa masculina da Supercopa 2025 reúne veteranos no vôlei no Guanandizão

Últimas Notícias

Mundo

Rodrigo Paz é eleito presidente da Bolívia e defende pacificação interna

Paz defendeu a necessidade de pacificação interna após um dos pleitos mais polarizados dos últimos anos no país

Esportes

Campeão de tudo, Wallace segue motivado e realiza sonho de fãs mirins após título da Supercopa

Em entrevista ao Jornal Midiamax, ele destacou a dificuldade de se manter uma equipe no topo por tantos anos

Esportes

Pela 2ª vez em Campo Grande, Douglas Souza quer férias para conhecer cidade ‘de verdade’

Jogador foi eleito novamente melhor da partida em Campo Grande, mas revelou que não teve tempo de conhecer a cidade como gostaria

Esportes

Comediante campo-grandense se encanta com animação do público na final da Supercopa

Fred Oshiro esteve entre os convidados especiais que acompanharam a decisão diretamente da tribuna de honra do Jornal Midiamax na final da Supercopa de Vôlei em Campo Grande