Pular para o conteúdo
Política

Com desistência de russos, Guerreiro pede inclusão de gás pela Petrobrás na venda da UFN3

Depois da desistência do grupo russo Acron que negociava a compra da UFN3 (Unidade de Fertilizantes Nirogenados), em Três Lagoas, o prefeito Ângelo Guerreiro (PSDB) defende que a Petrobrás inclua na próxima licitação para venda da usina o fornecimento de gás. O pedido é para que a conclusão do empreendimento não fique ‘refém’ da matéria-prima […]
Arquivo -
Fábrica de fertilizantes em Três Lagoas. (Foto: Rádio Caçula)
Fábrica de fertilizantes em Três Lagoas. (Foto: Rádio Caçula)

Depois da desistência do grupo russo Acron que negociava a compra da UFN3 (Unidade de Fertilizantes Nirogenados), em , o prefeito Ângelo Guerreiro (PSDB) defende que a Petrobrás inclua na próxima licitação para venda da usina o fornecimento de gás. O pedido é para que a conclusão do empreendimento não fique ‘refém’ da matéria-prima da , que enfrenta grave crise política.

“Não resta dúvida que se incluir o fornecimento vai ser mais fácil atrair interessados. Automaticamente ela vai oferecer segurança aos próximos investidores”, afirmou o prefeito, que classificou como lamentável a desistência do grupo que por 18 meses negociou a compra da .

Com 80% da estrutura pronta parada há cinco anos, o temor da prefeitura é que a obra se transforme em ‘elefante branco’ para o município. “É automática a deterioração de equipamentos que já foram implantados”, afirmou Guerreiro.

Segundo ele, todos estavam confiantes na concretização do negócio. Há alguma semanas, os russos passaram cinco dias fazendo estudos na cidade e havia inclusive previsão para início das atividades. Em outubro, eles chegaram a assinar acordo com a Bolívia para o fornecimento do gás.

Mas, ninguém contava com a crise política que resultou na renúncia do presidente boliviano e diversos políticos do país. “A principal matéria-prima seria o gás”, lembrou Guerreiro, sobre o temor dos investidores. Na terça-feira (26), a Petrobrás emitiu comunicado sobre o encerramento das negociações. “Não é somente Três Lagoas que é a grande perdedora. É nosso Estado, nosso município, todos perdem”, lamentou o prefeito.

Em véspera de eleição

Apesar de destacar que toda a população esperava pelo negócio que geraria mais empregos na cidade, Guerreiro descarta que a não concretização gere desgaste eleitoral. “Ninguém é culpado por essa desistência do grupo Acron. Nem prefeito, nem Governo”, afirmou. 

Segundo ele, adversários que tentarem usar o assunto como crítica à gestão terão apenas um ‘argumento vazio’. “Tudo que eles [russos] nos pediram no formato que era anteriormente com a Petrobrás foi concedido”, lembrou, explicando que tanto os incentivos estaduais quanto a prorrogação do prazo para pagamento de (Imposto Predial e Territorial Urbano) haviam sido concedidos na negociação.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Pode levar garrafa d’água? Confira regras para ir à Supercopa de Vôlei e respostas para outras dúvidas

EUA: silo de grãos desaba e causa desespero entre trabalhadores

Materiais devem ser descartados de forma correta

De pilhas a computadores, caravana recolhe lixos eletrônicos em Três Lagoas

Bazar do São Julião vende todos os itens e é encerrado um dia antes do previsto

Notícias mais lidas agora

Com licenciamento ‘em cheque’, expansão de mineração em Corumbá é investigada

Supercopa de Vôlei começa hoje com final feminina no Guanandizão

Rapaz que estava em carro que bateu contra muro de condomínio morre e motorista é preso

Clube de Imprensa de Dourados faz ‘1º Costelão Beneficente’ neste sábado

Últimas Notícias

Brasil

Janja anuncia que governo enviará ajuda humanitária para Faixa de Gaza

Declaração foi feita durante participação de Janja em evento da ONU

Polícia

Jovem é atingido com golpes de faca após briga em festa

A vítima e o autor discutiram na festa e voltavam para casa no momento da briga

Polícia

Homem invade casa e ‘furta’ medida protetiva de mulher em Caarapó

Acusado foi preso portando documento judicial que obrigava distanciamento da vítima

Famosos

Sucesso ‘Olha Onde eu Tô’, de Ana Castela, será abertura de novela das 19h na globo

Artista sul-mato-grossense também terá participação especial na trama