Pular para o conteúdo
Política

Em meio a denúncias sobre transporte, vereadores são desafiados a andar de ônibus

Enquanto a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) dos ônibus não vinga na Câmara Municipal de Campo Grande, o Jornal Midiamax propôs desafio aos 29 vereadores: usar o transporte coletivo para cumprir a agenda de trabalho durante pelo menos um dia inteiro. A reportagem vai acompanhar os parlamentares que aceitarem a proposta, registrando em vídeo a […]
Arquivo -
(Foto: Minamar Júnior)
(Foto: Minamar Júnior)

Enquanto a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) dos ônibus não vinga na Câmara Municipal de , o Jornal Midiamax propôs desafio aos 29 vereadores: usar o transporte coletivo para cumprir a agenda de trabalho durante pelo menos um dia inteiro.

A reportagem vai acompanhar os parlamentares que aceitarem a proposta, registrando em vídeo a experiência. O convite com os detalhes foi enviado oficialmente para cada um dos vereadores nesta segunda-feira (dia 8), nos emails oficiais informados pela Câmara de Vereadores de Campo Grande. Três deles não divulgam os endereços eletrônicos no portal, mas a reportagem entrou em contato por telefone e enviou o e-mail no endereço informado.

A ideia do desafio é fazer com que os parlamentares conheçam in loco a realidade do transporte coletivo e os problemas relatados pelos leitores do Jornal Midiamax que dependem diariamente do meio para cumprir suas obrigações.

Apesar de ser realizada em período de férias escolares, quando a lotação diminui, a ideia é saber como os parlamentares avaliam o serviço e até mesmo como reagem depois de passarem pelo menos um dia tendo que usar ônibus para todos os deslocamentos que tiverem de fazer.

Diariamente, recebemos denúncias de usuários sobre o transporte. Relatamos muitas delas e também divulgamos situações que fomentaram a ideia de uma CPI. Uma delas mostra que o Consórcio Guaicurus, com aval da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), deixa quase metade da frota estacionada próximo dos terminais, em horários de movimento menor.

Nos últimos três meses, o serviço foi implicado em denúncias por rodar com parte da frota vencida, descumprindo cláusula do contrato milionário de concessão, reclamações de passageiros por falta de acessibilidade, atrasos, lotação e ônibus estragados, suposta fraude no controle das tabelas, que seriam descumpridas em fins de semana e até investigação no Ministério Público de que 2200 multas de trânsito teriam deixado de ser cobradas.

A CPI para apurar as denúncias e suposta fraude no contrato foi proposta pelo vereador Vinicius Siqueira (DEM), há duas semanas. O parlamentar tem adesão de cinco vereadores, metade do necessário para abrir o inquérito.

Desafiados

Nesta terça-feira (9), o vereador Junior Longo (PSB) confirmou a sua participação no desafio O parlamentar, que é presidente da Comissão de Transporte e Trânsito, vai ter registrado em vídeo como será a experiência de andar de ônibus para cumprir sua agenda.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Morre Ace Frehley, guitarrista fundador do Kiss, aos 74 anos

EMHA convoca suplentes selecionados para a Vila da Melhor Idade

Quilombolas lançam NDC própria e cobram inclusão na política climática

Bebê de 11 meses morre na Santa Casa após se afogar em piscina de plástico

Notícias mais lidas agora

Rombo de R$ 106 milhões no TCE-MS: STJ ‘enxuga’ ação para julgar Waldir Neves e Iran Coelho

treinadora volei supercopa

‘Momento de orgulho’: de Campo Grande, treinadora nacional de vôlei celebra Supercopa em sua cidade

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

Thiago Silva faz de voleio no último lance e salva o Fluminense diante do Juventude

Últimas Notícias

Leandro Mazzini - Coluna Esplanada

Decisão da Polícia Civil dará maior respaldo a agentes que participam de operações

O padrão passa a ser “interventor/vítima” para policiais e “opositor” para os bandidos

Sérgio Cruz - O dia na história

1991 – Papa celebra missa campal em Campo Grande

Cerimônia ocorreu em área e altar preparados especialmente para o ato, nas proximidades do cemitério Santo Amaro

Bastidores

[ BASTIDORES ] Mudança para ‘casa nova’ gerou cancelamentos

'Puxão de orelha' veio seguido de: "preciso viajar"

Cotidiano

Trabalhador rural perde a visão enquanto cortava lenha no Pantanal do Paiaguás

Aproximadamente 120 km via fluvial da área urbana de Corumbá