Pular para o conteúdo
Política

Em nota, Prefeitura promete apurar porque Consórcio deixou trabalhadores sem ônibus

Após a manifestação no Terminal Morenão em que 100 mulheres foram contidas pela GCM (Guarda Civil Municipal) após atraso de linhas de ônibus nesta sexta-feira (15), a Prefeitura Municipal disse em nota que vai apurar se Consórcio Guaicurus teve responsabilidade na falta dos veículos. A empresa disse que a movimentação atípica do feriado pegou o […]
Arquivo -
(Marcos Ermínio
(Marcos Ermínio

Após a manifestação no em que 100 mulheres foram contidas pela GCM (Guarda Civil Municipal) após atraso de linhas de ônibus nesta sexta-feira (15), a Prefeitura Municipal disse em nota que vai apurar se Consórcio Guaicurus teve responsabilidade na falta dos veículos. A empresa disse que a movimentação atípica do feriado pegou o Consórcio de surpresa.

Em nota, a prefeitura lamentou o corrido e explicou que na linha 072 (Terminal Morenão-Nova Bahia) ocorreu uma pane elétrica em um dos ônibus e o outro veículo que precisou sair da reserva para o substituir acabou chegando atrasado no terminal.

A prefeitura ainda pontua que, o veículo que deveria substituir imediatamente o ônibus estragado da linha 072, acabou indo para a linha 070, pois conforme a , a demanda de passageiros estava maior naquele momento.

“O Município irá averiguar os motivos da falha na linha 072, o que provocou todo o problema e, então, encaminhar as providências cabíveis, uma vez que a manutenção, preventiva e corretiva, dos veículos em circulação são de responsabilidade do Consórcio Guaicurus”, diz trecho de nota, que pode ser lida na íntegra aqui.

Spray de pimenta e armas

Depois que guardas usaram spray de pimenta e apontaram arma para as mulheres que se manifestavam no Morenão, a GCM ( Metropolitana) deve abrir um procedimento administrativo para apurar a conduta dos envolvidos. O GPI (Grupo de Pronta Intervenção) atuou durante o protesto e é considerado a ‘elite’ da Guarda Municipal.

A manifestação envolvia, em sua maioria, diaristas e domésticas que estavam revoltadas pela falta de ônibus. Mesmo no feriado, elas precisavam trabalhar e relataram a dificuldade de usar o transporte público da Capital.

Ao Jornal Midiamax, a Guarda Municipal explica que a atuação foi feita para liberar os ônibus no terminal. Segundo o órgão, mesmo que a manifestação seja entendida como pacífica pelos envolvidos, é preciso dispersar para permitir o ir e vir dos passageiros.

A Guarda ressalta que todo cidadão tem o direito de se manifestar, contanto que não atrapalhe o direito dos outros de transitar. “A Guarda agiu como [age] em toda manifestação que ocorre. Se extrapola o direito de passagem, de ir e vir, temos que intervir. Elas estavam na pista, isso não pode”. No entanto, um vídeo registrado pelo Midiamax mostra os guardas utilizando o spray quando passageiras já estavam fora da pista.

Segundo a GCM, o spray de pimenta foi utilizado no ar e não direcionado às pessoas. Em posicionamento, a Guarda informa que o material é o menos letal e é utilizado para dispersão de pessoas.

*colaborou: Mylena Rocha

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Câmara vota amanhã urgência de PL sobre cobrança por bagagem de mão

Criança é picada por escorpião dentro de escola em MS

Guilherme Boulos assumirá Secretaria-Geral da Presidência

Guia Definitivo: Como Se Tornar um Piloto de Avião

Notícias mais lidas agora

Turn Off: Justiça vai ouvir 79 testemunhas em ação por desvio de R$ 8 milhões da Apae

bonito

Justiça nega liberdade a ex-secretário e empreiteiro presos por corrupção de desvios de R$ 4 milhões 

Brasileiro foi executado com 16 tiros em estacionamento de shopping na fronteira de MS

Câmara faz novo sorteio para relator de processos contra deputados por motim no Plenário

Últimas Notícias

Brasil

Para relator, congresso deve rever as regras de prisão após condenação em 2ª instância

Criticou a proposta do governo federal de centralizar o combate às organizações criminosas

Cotidiano

Distrito de Anhanduí recebe programa ‘Todos em Ação’

Mutirão tem todas secretarias municipais e parceiros da iniciativa privad

Esportes

Santos perde do Vitoria e se complica na luta contra o rebaixamento no Brasileirão

Santos viaja para enfrentar o Botafogo

Cotidiano

VÍDEO: extenso incêndio se expande rapidamente em terreno da Base

Corpo de Bombeiros foi acionado e, ainda não se sabe as causas