Pular para o conteúdo
Política

Ida de Rose para o PP depende de acordo com a nacional da sigla, diz Evander

A especulada migração da deputada federal Rose Modesto do PSDB para o PP depende de acordo entre a parlamentar, a diretoria executiva nacional progressista e a direção tucana em Mato Grosso do Sul, revelou nesta terça-feira (8) o presidente regional do PP, deputado estadual Evander Vendramini. Levantada pelo próprio PP, a troca seria uma das […]
Arquivo -
Deputado estadual Evander Vendramini. (Minamar Junior
Deputado estadual Evander Vendramini. (Minamar Junior

A especulada migração da deputada federal Rose Modesto do para o PP depende de acordo entre a parlamentar, a diretoria executiva nacional progressista e a direção tucana em Mato Grosso do Sul, revelou nesta terça-feira (8) o presidente regional do PP, deputado estadual Evander Vendramini.

Levantada pelo próprio PP, a troca seria uma das possibilidades de Rose disputar as eleições de 2020 como candidata a prefeita de , já que o PSDB, por ora, tem apontado seguir Marquinhos Trad (PSD) no pleito.

“A orientação da direção nacional é para que o PP possa ter candidato a prefeito na Capital. Tem aquela conversa da nacional com a Rose, que poderia vir. O próprio Bernal, nome muito forte entre seu eleitorado e pode também disputar”, explica Vendramini, após a reunião do partido para discutir as eleições de 2020.

Ao lado do presidente municipal do PP, vereador Cazuza, Evander ainda destaca que o partido conta com três nomes na Câmara Municipal de Campo Grande e que todos eles também podem reivindicar a candidatura.

Ele complementa que o atual diretor-presidente da Santa Casa, Esacheu Nascimento, se filiou recentemente ao partido e pode pleitear a vaga. A indicação final vai depender de pesquisa de campo, e quem estiver melhor deve ir para as urnas.

“A conversa hoje foi para quem tem mandato ter autonomia de comandar partido, junto com a provisória deles, sem interferência da regional. Não é para chegar as coisas prontas para eles assinarem. A gente quer que tenham autonomia de conversar”, frisa Evander.

Apesar da ressaltada autonomia municipal, o deputado reforça que o PP busca candidatura própria para fortalecer o partido, mas faz a ressalva de que pode haver apoio a outro candidato. “Se for o caso da municipal fazer uma aliança, eles vão fazer aliança, mas o objetivo principal é a candidatura própria”, conclui.

Convite de Ciro Nogueira e anuência tucana

A questão da ida de Rose para o PP ascendeu nos bastidores recentemente. Ela nega que haja tratativas dela com o PP, mas de acordo com Vendramini, o senador piauiense e presidente progressista Ciro Nogueira foi quem convidou a deputada para ingressar no PP, então as tratativas são diretamente com a executiva nacional.

“O que ela me fala é que está muito bem no PSDB e tem gratidão ao governador, mas com o apoio ao Marquinhos ela está frustada, afinal foi segunda colocada em 2016, em 2018 foi a deputada federal mais votada, e agora para concorrer a prefeitura em outro partido precisa da anuência do PSDB, já que não haverá janela para mudar”, diz Evander.

Caso Rose decida ir para o PP, Ciro Nogueira, que foi colega de Congresso Nacional do governador (PSDB), pode ajudar na liberação da deputada. “Mas a decisão cabe internamente ao PSDB”, destaca Vendramini.

A janela partidária para os eleitos em 2018 se abre apenas as vésperas das próximas eleições gerais, em 2022. Ou seja, só ali a ex-vice-governadora poderá trocar de partido sem risco de perder o mandato. Caso ocorra uma troca antes desse prazo, mesmo com anuência partidária, um suplente pode pedir a vaga.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Comediante campo-grandense se encanta com animação do público na final da Supercopa

Sada Cruzeiro aplica três a zero no Itambé Minas e conquista Supercopa em Campo Grande

Governador Eduardo Riedel e primeira-dama Mônica Riedel prestigiam final da Supercopa

Cruzeiro vence segundo set na final da Superliga e final pode terminar no próximo set

Notícias mais lidas agora

Sada Cruzeiro aplica três a zero no Itambé Minas e conquista Supercopa em Campo Grande

Campeão de tudo, Wallace segue motivado e realiza sonho de fãs mirins após título da Supercopa

Pela 2ª vez em Campo Grande, Douglas Souza quer férias para conhecer cidade ‘de verdade’

Sada Cruzeiro vence o primeiro set contra o Itambé Minas na final da Supercopa de Vôlei

Últimas Notícias

Esportes

Palmeiras sofre com erros individuais, Pedro se destaca e Flamengo vence ‘final’ do Brasileirão

Em uma das partidas mais aguardadas da temporada, o Palmeiras foi derrotado pelo Flamengo, por 3 a 2, neste domingo, no Maracanã, em partida válida pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro

Mundo

Rodrigo Paz é eleito presidente da Bolívia e defende pacificação interna

Paz defendeu a necessidade de pacificação interna após um dos pleitos mais polarizados dos últimos anos no país

Esportes

Campeão de tudo, Wallace segue motivado e realiza sonho de fãs mirins após título da Supercopa

Em entrevista ao Jornal Midiamax, ele destacou a dificuldade de se manter uma equipe no topo por tantos anos

Esportes

Pela 2ª vez em Campo Grande, Douglas Souza quer férias para conhecer cidade ‘de verdade’

Jogador foi eleito novamente melhor da partida em Campo Grande, mas revelou que não teve tempo de conhecer a cidade como gostaria