Pular para o conteúdo
Política

Orro apresenta pedido de abertura da CPI da Energisa na ALMS com 11 assinaturas

Com 11 assinaturas, o deputado estadual Felipe Orro (PSDB) apresentou nesta quarta-feira (6) à Mesa Diretora da ALMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) pedido de abertura da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Energisa, para investigar os aumentos nas contas de energia dos consumidores registrados neste ano no Estado, com base em denúncias […]
Arquivo -
(Luciana Nassar
(Luciana Nassar

Com 11 assinaturas, o deputado estadual Felipe Orro (PSDB) apresentou nesta quarta-feira (6) à Mesa Diretora da ALMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) pedido de abertura da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da , para investigar os aumentos nas contas de energia dos consumidores registrados neste ano no Estado, com base em denúncias realizadas no Procon (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor).

Orro diz que o fato determinado é a denúncia de um consumidor que pediu a instalação de um medidor de energia ao lado do da concessionária, que teria provado que a medição foi feita de forma diferente no padrão, resultando em cobrança maior.

Após a apresentação do pedido, mais seis deputados assinaram pela CPI nesta quarta. Ao todo, assinaram pela abertura os deputados Cabo Almi (PT), Pedro Kemp (PT), Renato Câmara (MDB), (PSD), Rinaldo Modesto (PSDB), Herculano Borges (SD), Gerson Claro (PP), (PSDB), Antônio Vaz (Republicanos), Neno Razuk (PTB), Evander Vendramini (PP), Lucas de Lima (SD), Felipe Orro (PSDB), João Henrique (PL), Zé Teixeira (DEM), Eduardo Rocha (MDB), Márcio Fernandes (MDB) e Coronel David (PSL).

É necessária a aprovação de 1/3 dos parlamentares para a abertura, ou seja, oito assinaturas. Agora, a Mesa Diretora delibera pela instauração da Comissão.

De acordo com o Regimento Interno da Assembleia, recebido o requerimento, o presidente o mandará publicar, desde que satisfeitos os requisitos regimentais. Caso contrário, é preciso devolver o pedido aos autores, cabendo dessa decisão recurso para o Plenário, no prazo de vinte e quatro horas, após consulta a CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação).

Caso instaurada, a Comissão terá o prazo máximo de cento e vinte dias para conclusão dos trabalhos. Isso deve incluir, segundo Orro, o recesso parlamentar. “Vamos tentar evitar ao máximo gastar. Se precisar de deslocamento, eu vou fazer do meu bolso”, destacou.

Dois pedidos em 30 dias

O novo pedido acontece após os parlamentares não aderirem ao primeiro, apresentado no último dia 22 pelo deputado estadual Capitão Contar (PSL), apontado pelos colegas de legislatura de fazer uso político da investigação. Inicialmente com seis assinaturas, três deputados acabaram retirando os nomes após a divulgação de um vídeo nas redes sociais onde o deputado federal Loester Trutis (PSL) chamava os deputados do Estado de ‘bundas-moles’ e ‘folgados’.

Propositor do novo pedido, Orro nega que a nova lista tenha relação com o fato. ‘Tenho recebido denúnncias desde abril. Até mesmo funcionários da Energisa, que não serão expostos, estão nos passando informações sobre irregularidades. Conversei antes da apresentação do pedido com o Capitão Contar que eu estava fazendo este levantamento. Quando vimos a apresentação do pedido dele, não tinha nem fato determinado. Por isso muitos não assinaram”, justificou.

Apesar de afirmar que assinaria o pedido de Orro, Contar não registrou sua assinatura por estar com ausência justificada nesta quarta-feira.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Quatro policiais são feridos por flechas em protestos contra os EUA na Colômbia

De Supercopa a encontro de carros, confira o agendão de Campo Grande neste sábado

Ex-deputado de origem brasileira George Santos deixa prisão americana após perdão de Trump

Bombeiros retomam buscas por corpo de homem no Rio Anhanduí em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Com licenciamento ‘em cheque’, expansão de mineração em Corumbá é investigada

Supercopa de Vôlei começa hoje com final feminina no Guanandizão

Carro bate contra muro de condomínio de luxo em Dourados e jovem fica em estado gravíssimo

loteria

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 48 milhões neste sábado

Últimas Notícias

Política

Contar se reúne com nacional do Republicanos e comenta sobre futuro político

Ele também teve convite do Novo, mas a reunião com 'chefes' do Republicanos pode ter sido decisiva para a pré-candidatura ao Senado em 2026

Cotidiano

Governo de MS realiza leilão de mais de 2 mil mobiliários

Os interessados terão até o dia 6 de novembro de 2025 para realizar lance

MidiaMAIS

Festival Curta Campo Grande leva 58 produções a espaços culturais em novembro

O Evento será realizado entre os dias 11 e 15 de novembro

Polícia

Traje de 50 kg e robô: saiba como funciona o trabalho do esquadrão antibombas do Bope

Grupo especial do Bope precisou atender, recentemente, duas ocorrências envolvendo explosivos e bombas em um intervalo de apenas dois dias