Pular para o conteúdo
Política

Paulo Corrêa considera absurda cobrança de taxa sobre energia solar

O presidente da ALMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), Paulo Corrêa (PSDB), criticou a proposta da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) de começar a cobrar do consumidor, energia solar gerada por uso de painéis solares e considerou um absurdo a possibilidade da cobrança. À Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do […]
Arquivo -
Paulo Corrêa disse ter conversado com presidente do Senado para tratar sobre o tema. (Luciana Nassar
Paulo Corrêa disse ter conversado com presidente do Senado para tratar sobre o tema. (Luciana Nassar

O presidente da ALMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), (PSDB), criticou a proposta da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) de começar a cobrar do consumidor, gerada por uso de painéis solares e considerou um absurdo a possibilidade da cobrança.

À (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul), Corrêa informou ser um absurdo a possibilidade da cobrança e acredita que o presidente Jair Bolsonaro (PSL) não vá deixar isso acontecer. “Isso é uma cortina de fumaça que inventaram para desviar o foco”, afirmou.

Segundo Corrêa, é necessário o debate pelo setor empresarial, apoiado por políticos, pois isso pode impactar de maneira negativa a economia no Brasil. “Já estou em contato com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e com o senador Nelsinho Trad para tratar desse assunto e, nesse sentido, puxar a discussão. O deputado federal Beto Pereira já me ligou. Todas as lideranças estão se mobilizando e iremos fazer a nossa parte para impedir que isso se concretize”, pontuou.

O presidente da Fiems, Sérgio Longen, disse que a proposta da Aneel é uma proibição para a produção de energia limpa no Brasil. “Nesse sentido, mandei uma mensagem ao diretor-geral da Aneel, André Pepitone da Nóbrega, me posicionando contra essa ação. Entendo que nós brasileiros precisamos nos mobilizar contra esse tipo de iniciativa que traz insegurança e prejuízos diretos para quem já realizou os investimentos e proíbe os investimentos futuros nessa linha de geração de energia limpa”, declarou.

Conforme Longen, a proposta da Aneel impacta toda a cadeia de produção, desde quem produz energia com os resíduos de suínos e frangos, algo comum no Paraná e Santa Catarina, passando pela eólica, muito utilizada nos Estados do Nordeste, até chegar à energia fotovoltaica, que abrange todos os Estados do Brasil. “No caso específico da energia solar, desde o ano passado, muitos empresários, pequenos, médios e grandes, fizeram investimentos pesados, buscando, inclusive, como forma de obter mais uma fonte de receita. Agora, com essa intenção da Aneel de alterar as regras de produção de energia limpa, passamos a enxergar os piores cenários possíveis, que é a possibilidade de cobrar impostos para tentar regular essa iniciativa, seria como taxar o Sol”, comparou.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Com entrada gratuita, ‘Mostra de dança Cerrado Abierto’ estreia neste domingo na capital

lula

Sem citar Trump, Lula quer doutrina para que ‘outro presidente’ não ouse falar grosso com País

Isolado no Pantanal, pai faz o parto da própria filha em casa

hamas israel

Israel ataca dezenas de alvos do Hamas em Gaza após grupo romper cessar-fogo

Notícias mais lidas agora

Sem licença, rodovia no Pantanal teria apenas autorizações de agências em MS

Final masculina da Supercopa de Vôlei vai parar Campo Grande neste domingo

Suspeito de invadir joalheria de shopping é detido pela polícia em Campo Grande

Sessões solenes e plenárias, ações alusivas ao Outubro Rosa e Corrida dos Poderes marcam semana na Alems

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

Inscrições para concurso da MSGás seguem abertas até 7 de novembro

Provas mudaram de data: agora, ocorrerão em 7 de dezembro

Famosos

Causa da morte de guitarrista fundador do Kiss é revelada

Família decidiu desligar aparelhos que o mantinham vivo

Cotidiano

Prepare o casaco: MS vai ter mínima de 14 °C nesta segunda-feira

Aviso publicado pelo Instituto Nacional de Meteorologia indica chuva de até 30 milímetros por hora

Brasil

Mais brilhante que a lua: cometa passará perto da Terra e deixará rastro de luz por semanas

Passagem de cometa está prevista para terça-feira (21)