Pular para o conteúdo
Política

Permissão para visita de pets em hospitais causa discussão entre deputados

Uma simples análise de constitucionalidade foi motivo para discussão – um tanto quanto acalorada – na Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (23). O impasse foi suscitado por projeto que sugere que pacientes da rede pública ou privada possam receber visita de seus animais de estimação. A ideia, segundo Lídio Lopes (Patri), autor, seria levar alegria e […]
Arquivo -

Uma simples análise de constitucionalidade foi motivo para discussão – um tanto quanto acalorada – na Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (23). O impasse foi suscitado por projeto que sugere que pacientes da rede pública ou privada possam receber visita de seus animais de estimação.

A ideia, segundo Lídio Lopes (Patri), autor, seria levar alegria e bem-estar aos pacientes, reconhecendo, desta forma, a importância dos animais de estimação no tratamento clínico – o que já é reconhecido pelo mundo afora.

Esse projeto foi votado – e aprovado em primeira discussão hoje -, mas antes disso, já causava alvoroço no plenário. De um lado, os que defendiam que a votação seria apenas para referendar o parecer pela constitucionalidade da tramitação.

“Precisamos deixar claro o papel da . Esse primeiro debate serve para dizer se o projeto é constitucional ou inconstitucional. Essa é a discussão. Essa é a diferença. A função da CCJR é pura e simplesmente dar sua análise, não é dizer se o projeto é bom ou ruim no sentido de mérito”, pontuou Barbosinha (DEM), que é membro da comissão.

De outro, parlamentares mais interessados em discutir o mérito – apontando que unidades hospitalares não teriam condições de viabilizar, na prática, o que o projeto propõe. “Acho a ideia extraordinária, se todos os hospitais tivessem estrutura e o estado recurso para, fora da unidade internado, o paciente puder visitar o seu pet, mas trazê-lo para dentro do hospital…”, reflete João Henrique Catan (PR).

Entre os prós e contras, estava o autor, que reclamou que colegas teriam faltado com respeito ao sugerir que a permissão se estenderia a animais não domésticos, ironizando seu projeto. “Trato aqui todos os projetos com respeito, independente da maneira e do tema discutido, e gostaria que meus projetos fossem tratados da mesma forma, e não de maneira pejorativa como foi discutido”.

Depois de alguns semblantes sérios e outros segurando o riso – quando conseguiram – o projeto acabou sendo aprovado por 11 votos favoráveis.  Além de João Henrique, Cabo Almi (PT), Eduardo Rocha (MDB), (PSD), Jamilson Name (PDT) e Pedro Kemp (PT), no entanto, se posicionaram contra.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

“Vende tudo à vista”: Luiza duvida de insuficiência de caixa que levou consórcio a atrasar vale

padel

O que é padel? Saiba tudo sobre a nova modinha que já virou febre em Campo Grande

Tema de ‘mêsversário’ do filho de Thiaguinho causa polêmica: ‘Inapropriado’

Ainda em recuperação de cirurgia, Pedrossian Neto retorna às sessões na quinta-feira

Notícias mais lidas agora

Onibus

Sindicato anuncia nova paralisação dos ônibus em Campo Grande para pressionar pagamento do vale

Agetran tenta barrar petição contra Consórcio alegando que ação tem tirado o ‘conforto dos usuários’

onibus consórcio guaicurus prefeitura projeto

Consórcio Guaicurus deixou de pagar quase R$ 7 milhões em ISS em 2025

Caminhonete atinge carro ao realizar manobra de ré no Jardim Tijuca

Últimas Notícias

Transparência

Enquanto atrasa vale de funcionários, Consórcio Guaicurus é denunciado por jornadas exaustivas

Ao longo da CPI, ex-funcionário relatou cenário 'adoecedor' na rotina do consórcio bilionário

Polícia

Recusa em emprestar carro motivou assassinato de homem a pauladas em Naviraí

Autor disse que ficou com raiva após discutir com a vítima que negou a emprestar-lhe o carro

Cotidiano

Entre chuvas intensas e baixa umidade, MS deve enfrentar extremos nesta quarta-feira

Aviso do Inmet indica que a região pantaneira pode registrar chuvas, enquanto, por outro lado, o bolsão registra baixa umidade do ar

Política

Walter Carneiro assume Casa Civil com saída de Eduardo Rocha

O adjunto da Casa Civil de Mato Grosso do Sul, Walter Carneiro Junior, deve assumir até sexta-feira (24) a cadeira da pasta com a saída do titular, Eduardo Rocha (MDB). Rocha disputará para deputado estadual em 2026 e por isso precisa deixar a cadeira que ocupa desde 2022. O governador Eduardo Riedel (PP) deve anunciar … Continued