Pular para o conteúdo
Política

Primeira vez que PEC chega assim, diz Kemp sobre ‘atropelo’ com projetos de Reinaldo

O deputado estadual Pedro Kemp (PT) afirmou nesta quarta-feira (27) que é a primeira vez que vê uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) chegar tão próxima do recesso parlamentar e a Casa precisar votar a proposta, referindo-se ao pedido do governador Reinaldo Azambuja (PSDB) para que os parlamentares votem a reforma da previdência ainda […]
Arquivo -
Pedro Kemp. (Luciana Nassar
Pedro Kemp. (Luciana Nassar

O deputado estadual (PT) afirmou nesta quarta-feira (27) que é a primeira vez que vê uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) chegar tão próxima do recesso parlamentar e a Casa precisar votar a proposta, referindo-se ao pedido do governador (PSDB) para que os parlamentares votem a reforma da previdência ainda neste ano.

“Se não seguir o regimento, pode ser contestada na Justiça essa aprovação. Tenho que ver o calendário estabelecido pela . Mas, se seguir os trâmites habituais, só entraria para votação depois do recesso parlamentar, dia 18 ou 19′.

A última sessão prevista pela Casa antes do recesso acontecerá no dia 17. O recesso, no entanto, começa no dia 20 de dezembro. “Vamos exigir que a Casa siga os trâmites do Regimento Interno. Se for o caso, devem fazer sessão extraordinária. Mas tem que cumprir o regimento”, opinou.

Regimento impede tramitação neste ano

No entanto, o Regimento diz expressamente que em caso de tramitação de PECs, o rito prevê prazo de dez sessões ordinárias para receber emendas e mais dez dias para a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) opinar sobre sua legitimidade.

Considerando o prazo mínimo para emendas e o recesso parlamentar, a previsão é que ela possa ser finalizada apenas em meados de março de 2020. O prazo é o mesmo estimado para encerramento da discussão sobre o tema no Congresso Nacional.

Protocolada sob o n.º 5688/2019, a PEC chegou à Casa de Leis na terça-feira (26). Entre os representantes de servidores, a reclamação foi justamente pela iniciativa do Governo em antecipar o cumprimento da reforma previdenciária aprovada no País, cuja extensão aos estados e municípios é alvo de PEC paralela em trâmite no Congresso Nacional.

Segundo o Regimento Interno da ALMS, instituído pela Resolução 65 e que dispõe sobre todo o funcionamento da Casa de Leis, as regras para emendas à Constituição do Estado determinam que após ser publicada a proposta permaneça sobre a Mesa Diretora durante dez sessões ordinárias, para receber emendas. A exigência está prevista no § 3º do artigo 311.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Comediante campo-grandense se encanta com animação do público na final da Supercopa

Sada Cruzeiro aplica três a zero no Itambé Minas e conquista Supercopa em Campo Grande

Governador Eduardo Riedel e primeira-dama Mônica Riedel prestigiam final da Supercopa

Cruzeiro vence segundo set na final da Superliga e final pode terminar no próximo set

Notícias mais lidas agora

Sada Cruzeiro aplica três a zero no Itambé Minas e conquista Supercopa em Campo Grande

Campeão de tudo, Wallace segue motivado e realiza sonho de fãs mirins após título da Supercopa

Pela 2ª vez em Campo Grande, Douglas Souza quer férias para conhecer cidade ‘de verdade’

Sada Cruzeiro vence o primeiro set contra o Itambé Minas na final da Supercopa de Vôlei

Últimas Notícias

Esportes

Palmeiras sofre com erros individuais, Pedro se destaca e Flamengo vence ‘final’ do Brasileirão

Em uma das partidas mais aguardadas da temporada, o Palmeiras foi derrotado pelo Flamengo, por 3 a 2, neste domingo, no Maracanã, em partida válida pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro

Mundo

Rodrigo Paz é eleito presidente da Bolívia e defende pacificação interna

Paz defendeu a necessidade de pacificação interna após um dos pleitos mais polarizados dos últimos anos no país

Esportes

Campeão de tudo, Wallace segue motivado e realiza sonho de fãs mirins após título da Supercopa

Em entrevista ao Jornal Midiamax, ele destacou a dificuldade de se manter uma equipe no topo por tantos anos

Esportes

Pela 2ª vez em Campo Grande, Douglas Souza quer férias para conhecer cidade ‘de verdade’

Jogador foi eleito novamente melhor da partida em Campo Grande, mas revelou que não teve tempo de conhecer a cidade como gostaria