Pular para o conteúdo
Política

CCJ aprova projeto para proibir população na tribuna da Assembleia Legislativa de MS

Em votação apertada, a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul aprovou a continuidade de tramitação do projeto de resolução que proíbe o uso da tribuna da Casa por representantes de entidades, sindicatos, organizações, movimentos sociais, em resumo, qualquer pessoa que não seja um deputado estadual. Foram 3 […]
Arquivo -
Uso da tribuna por representantes da sociedade pode estar com os dias contados. (Luciana Nassar
Uso da tribuna por representantes da sociedade pode estar com os dias contados. (Luciana Nassar

Em votação apertada, a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul aprovou a continuidade de tramitação do projeto de resolução que proíbe o uso da tribuna da Casa por representantes de entidades, sindicatos, organizações, movimentos sociais, em resumo, qualquer pessoa que não seja um .

Foram 3 votos a favor e dois contrários à tramitação da proposta. Os deputados Barbosinha (DEM), Lidio Lopes (Patri) e Gerson Claro (PP) defenderam a proposta; enquanto João Henrique Catan (PL) e Marçal Filho (PSDB) tentaram barrar a medida.

Para Catan, a proibição vai restringir a representatividade dos sul-mato-grossenses na Assembleia Legislativa, ficando restrita apenas a atuação dos deputados. “A população quer ter voz”, argumentou o deputado liberal.

Marçal filho também saiu em defesa da participação da população durante as sessões, dizendo que vai apresentar emendas para “melhorar” o projeto. Diante disso, Barbosinha questionou o objetivo do colega, já que o tucano contra a proposição. Ao que Marçal respondeu ser uma “provocação no pior sentido da palavra” do democrata e não adiantou que mudanças pretende propor.

Agora, com o aval da CCJ, o projeto pode entrar na pauta de votação e passar pela análise dos 24 deputados estaduais de Mato Grosso do Sul.

Proibição

De acordo com o Projeto de Resolução 14/2019, “é vedado o uso da tribuna por terceiro, que não seja parlamentar desta augusta Casa de Leis”, neste caso, a Assembleia Legislativa.

Apenas um deputado poderá usar a palavra em nome de entidades, sindicatos, organizações, representantes de classes, movimentos sociais e populares, pelo período improrrogável de até 15 minutos.

Não será permitido o uso da tribuna quando a matéria não disser respeito, direta ou indiretamente, ao Estado ou versar sobre questões exclusivamente pessoais.

A mudança no Regimento Interno da Casa foi proposta pelo deputado Lidio Lopes

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Professor de "La Casa de Papel" e Homens-Aranhas na Supercopa - (Foto: Julia Rodrigues)

Dois homens-aranha e professor de La Casa de Papel roubam a cena no Guanandizão durante a Supercopa de Vôlei

Osasco faz 2 a 0 e fica a um passo do título da Supercopa Feminina em Campo Grande

maria em cg supercopa

‘Traz visibilidade para a cidade’: Maria em CG comenta experiência incrível na Supercopa de Vôlei

Bataguassu vence jogo e garante acesso à Série A de 2026

Notícias mais lidas agora

Sesi Bauru e Osasco São Cristóvão disputaram final feminina da Supercopa de Vôlei no Guanandizão

Osasco vence Supercopa de Vôlei por 3 sets a 0 contra Sesi Bauru no Guanadizão

presidentes funesp e federação de volei supercopa

‘Que seja a primeira de muitas’: presidentes da Funesp e da Federação de Vôlei celebram Supercopa em Campo Grande

Medalhistas olímpicos na quadra e na tribuna: Yeltsin comemora final da Supercopa na Capital

Arquibancada da supercopa

Fã desde a Geração de Prata, torcedora vibra com Supercopa e quer mais vôlei em MS: ‘esporte apaixonante’

Últimas Notícias

Esportes

Fã do Osasco foi ao Guanandizão ver Camila Brait antes da jogadora se aposentar

Vestindo a camisa do time, Matheus comentou sobre a importância da atleta

Esportes

Cruzeiro vence Fortaleza e segue na cola dos líderes do Brasileirão

O Cruzeiro venceu o Fortaleza por 1 a 0, neste sábado (18), no Mineirão, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. O gol solitário da partida foi marcado por Christian ainda no primeiro tempo, resultado que mantém a equipe mineira na perseguição a Palmeiras e Flamengo, que se enfrentam neste domingo (19), no Maracanã. O jogo … Continued

Esportes

Osasco vence Supercopa de Vôlei por 3 sets a 0 contra Sesi Bauru no Guanadizão

Time dominou os três sets e garantiu o título inédito em seu currículo

Esportes

Medalhistas olímpicos na quadra e na tribuna: Yeltsin comemora final da Supercopa na Capital

Yeltsin destacou a energia do público campo-grandense