Pular para o conteúdo
Política

A duas semanas da eleição, ausência de vereadores coloca em risco aprovação de projeto na Câmara

A duas semanas da votação das eleições 2020, a Câmara Municipal de Campo Grande quase deixou de aprovar um projeto de lei por falta de um voto nesta terça-feira (3), durante a sessão remota. O presidente João Rocha (PSDB) chegou a chamar os nomes de oito vereadores, para que algum deles pudesse votar em segunda […]
Arquivo -

A duas semanas da votação das eleições 2020, a Câmara Municipal de quase deixou de aprovar um por falta de um voto nesta terça-feira (3), durante a sessão remota. O presidente João Rocha (PSDB) chegou a chamar os nomes de oito vereadores, para que algum deles pudesse votar em segunda chamada e completar a quantidade necessária para aprovação.

No caso, tratava-se de alteração de nome de rua que, pela regra, é preciso aprovação de dois terços dos 29 parlamentares de Campo Grande. O placar chegou a 19 e, quando chamado para votar, Vinícius Siqueira (PSL) não se manifestou, apesar de constar como presente no painel da Câmara de Campo Grande.

Em seguida, passaram-se pelo menos 5 minutos de ‘procura’ por algum dos parlamentares ausentes, para que ao menos um votasse. “Quem está na Casa? Vinícius, como vota?”, perguntou o primeiro-secretário, vereador (PSB). Não houve resposta, e Willian Maksoud (PTB) foi chamado, mas sem resposta também.

João Rocha mencionou que a foto do vereador do PSL estava constando como ‘presente’. “Está presente? Está presente ou é só a foto? Acho que só a foto”. Contudo, assessoria jurídica que acompanha as sessões disse que ele estava como participante da sessão, conforme constava no sistema.

Até então, tinham votado a favor da medida: Wellington de Oliveira, Antônio Cruz, Lívio Leite, Ademir Santana, Cida Amaral, todos do PSDB. Ainda Enfermeiro Fritz, Chiquinho Telles, Odilon de Oliveira, Otávio Trad – estes do PSD. Loester, Dharleng Campos e Wilson Sami, do MDB, também. Pastor Jeremias (Avante), Veterinário Francisco (PSB), Carlão (PSB), Gilmar da Cruz (Republicanos), Betinho (Republicanos), (PP) e Eduardo Romero (Rede) completaram os 19.

Já João César Mattogrosso (PSDB), Junior Longo (PSDB), André Salineiro (Avante), Eduardo Cury (DEM), Vinícius Siqueira (PSL), Airton Araújo (PT), Willian Maksoud (PTB) e Papy (SD) foram chamados e, sem resposta, a conclusão foi de que eles estavam ausentes momentaneamente. Ou seja, participaram de algumas partes da sessão e a deixaram em algum momento.

O presidente chegou a dizer que o projeto não seria aprovado, pois faltava um voto, quando o vereador Salineiro apareceu. Ele explicou que não se ausentou, mas perdeu a conexão de internet momentaneamente.

A votação das eleições está marcada para 15 de novembro e todos os parlamentares participam do pleito, seja como candidato à reeleição ou como postulante a prefeito e vice-prefeito.

Projetos de leis aprovados

A situação envolvendo ausência de vereadores foi sobre o projeto 9861/20 que muda para Rua Manoel Pires de Oliveira a Rua do Bolsão, localizada entre a Rua Mestre Estanislau Panatier e Avenida Guaicurus, no Bairro Alves Pereira.

Antes disso, foi aprovada proposta que inclui a festa de Santa Luzia no calendário oficial de eventos em Campo Grande, de autoria da vereadora Dharleng Campos (MDB). A medida que do vereador Jeremias Flores (Avante) prevê a criação do Dia em Memória dos Trabalhadores que faleceram, em serviço contra o vírus. Ainda, medidas que preveem caixas coletoras de máscaras usadas e homenagem aos trabalhadores que morreram durante o combate ao coronavírus.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Com garruncha, ladrão assalta loja de doces

Aéreas terão que explicar mudanças na cobrança de bagagens de mão

dolar

Dólar fecha em queda e volta a R$ 5,40 com sinal de alívio na relação entre EUA e China

Novo PAV indígena com atendimento bilíngue é instalado em aldeia de Caarapó

Notícias mais lidas agora

Detran-MS

MP autoriza prorrogar pela oitava vez inquérito contra indicado de político por corrupção no Detran-MS

Treino aberto de equipes da Supercopa de Vôlei dá oportunidade para torcedores que não poderão assistir os jogos

multas transporte

Juiz ignora ameaça de cortar vale-transporte e nega suspender multas contra o Consórcio Guaicurus

governo de ms minerio

ANM paralisa atividades por ‘colapso orçamentário’ e deixa mineradoras de MS sem suporte

Últimas Notícias

Esportes

Treino aberto de equipes da Supercopa de Vôlei dá oportunidade para torcedores que não poderão assistir os jogos

Treinos das equipes femininas na noite desta sexta no Guanandizão

Brasil

Barroso vota por descriminalizar aborto até 12ª semana de gestação

Com o voto do ministro, o placar do julgamento está 2 votos a 0 pela descriminalização

Polícia

Familiares procuram por Evelin, desaparecida há nove dias em Campo Grande

Ela saiu de casa na região do Jardim Itamaracá e não foi mais vista

Polícia

Casal é preso com 20 toneladas de maconha em meio à carga de milho

A Polícia Militar Rodoviária apreendeu mais de 20 toneladas de maconha escondidas em carga de milho em Amambai, cidade a 351 quilômetros de Campo Grande, durante a Operação Protetor, na manhã desta sexta-feira (17). De acordo com a polícia, equipe fazia fiscalização na MS-386, KM 63, trecho entre Amambai e Ponta Porã, quando abordou um … Continued