Pular para o conteúdo
Política

Após reunião, projetos de aumento da previdência e abono de R$ 200 vão para análise da CCJR

Após reunião virtual de deputados estaduais na manhã desta terça-feira (12) com representantes do Governo do Estado, os projetos encaminhados pelo Executivo para aumento da alíquota previdenciária do funcionalismo estadual e prorrogação do abono serão encaminhados para a CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação), a fim de receberem parecer para que possam ser levados […]
Arquivo -

Após reunião virtual de deputados estaduais na manhã desta terça-feira (12) com representantes do Governo do Estado, os projetos encaminhados pelo Executivo para aumento da alíquota previdenciária do funcionalismo estadual e prorrogação do abono serão encaminhados para a (Comissão de Constituição, Justiça e Redação), a fim de receberem parecer para que possam ser levados à votação em plenário.

Sobre o projeto de lei complementar de n.º 2/2020, que eleva a 14% a alíquota de contribuição previdenciária dos servidores estaduais, ativos, aposentados e pensionistas, o Executivo afirmou tratar-se de ‘medida impositiva da União’ por força da Emenda Constitucional 103. Na justificativa da proposta, consta que a decisão foi tomada ‘não restando alternativa ao Estado de a não ser cumprir’, sob pena de o regime de previdência estadual ser considerado em situação irregular.

Já em relação à cobrança mesmo aos aposentados, o texto ressalta que eles na quase totalidade possuem direito à paridade e integralidade, tendo que contribuir também para a restauração do regime de previdência. “Para dar eficácia aos dispositivos previstos na Emenda Constitucional 103 e na Emenda Estadual 82, o Governo do Estado apresenta o Projeto de Lei Complementar que promove a atualização das regras de benefício e de custeio, dispõe sobre a segregação de responsabilidades previdenciárias e assistenciais e adota medidas voltadas à sustentabilidade e ao equilíbrio financeiro e atuarial do Regime Próprio de Previdência Social do Estado”, enumerou o secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, .

Além dele e dos deputados, participaram da reunião remota o  PGJ (Procurador-Geral de Justiça), Alexandre Magno Benites, o defensor público-geral Fabio Rombi e representantes do Governo. Na reunião, também foi discutido o Projeto de Lei 82/2020, enviado para apreciação da Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), que prorroga o abono de R$ 200 até o 31 de maio de 2021. O envio foi alvo de indicação dos deputados estaduais, pedindo ao Governo que o benefício fosse concedido por mais um ano.

“Por veicular a manutenção do pagamento de verba decorrente de determinação legal anterior, já é prevista na Lei Orçamentária Anual, e observa a manutenção do equilíbrio das contas públicas, contidas na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), o que não configura a criação de uma despesa para os cofres públicos”, ressaltou o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) na justificativa da proposta. Os dois projetos aguardam parecer da CCJR antes de serem levados à votação.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

MS tem quatro municípios no ‘top 20’ do agronegócio nacional, aponta estudo

Em alusão ao dia de combate ao câncer infantil, campanha arrecada fraldas para a AACC

buscas

Perícia preliminar aponta que homem encontrado no Rio Anhanduí não morreu afogado

prefeitura campo grande

De assistente à merendeira, processo seletivo da Prefeitura de Campo Grande abre inscrições na quarta-feira

Notícias mais lidas agora

Com licenciamento ‘em xeque’, expansão de mineração em Corumbá é investigada

Supercopa de Vôlei começa hoje com final feminina no Guanandizão

Passageiro de carro que bateu contra muro de condomínio morre e motorista é preso

Ministério da Saúde já descartou nove casos suspeitos de intoxicação por metanol em MS

Últimas Notícias

Cotidiano

Espaço kids é aposta para atrair famílias a restaurantes em Campo Grande

De olho em fatia de mercado que era 'esquecida', empresas investem alto em áreas específicas para crianças nos estabelecimentos

Polícia

Ao tentar salvar irmãos, jovem é ameaçada de morte pelo padrasto em MS

Suspeito usou uma faca para ameaçar a vítima que tenta a guarda dos irmãos de 11, 7 e 5 anos, em Aparecida do Taboado

Emprego e Concurso

Concurso para atuar na MSGás segue com inscrições abertas até novembro

Interessados têm até 7 de novembro para realizar inscrição no certame

Polícia

Mulher é espancada e mantida em cárcere privado por marido ex-presidiário

Vítima estava com vários ferimentos no rosto e na cabeça