Pular para o conteúdo
Política

Aquidauana vai enviar militares para monitorar casos de coronavírus em aldeias

De acordo com publicação oficial, a gestão irá enviar militares para monitorar os casos de coronavírus confirmados dentro das aldeias. 
Arquivo -

Com a intenção de aumentar as medidas de enfrentamento ao na área urbana e nas aldeias, a Prefeitura de deve publicar novo decreto. De acordo com publicação oficial, desta sexta-feira (24), a gestão irá enviar militares para monitorar os casos de coronavírus confirmados dentro das aldeias.

Assim, a Prefeitura espera garantir o “monitoramento e fiscalização diária para efetivo isolamento dos casos positivados”. Na cidade, já foram confirmados 45 casos de coronavírus entre a população indígena. Destes, quatro estão internados no Hospital Regional de Aquidauana devido as complicações causadas pela doença.

Dos casos confirmados e internados, dois são caciques que estavam presentes em evento do Governo de MS, que causou aglomeração no território indígena. O cacique da aldeia Bananal, Célio Fialho, o da aldeia Água Branca, Julison Farias, estão internados desde o último domingo (19).

Para evitar a circulação de pessoas, as aldeias do território indígena Taunay-Ipegue estão em lockdown, medida adotada pelos caciques das sete aldeias. Para auxiliar nas barreiras sanitárias do acesso ao território, a Prefeitura informou que os indígenas receberão treinamento do Corpo de Bombeiros de Aquidauana.

Além disso, a gestão municipal deve solicitar ajuda federal para controle da nas aldeias da região. “Será encaminhado ofício ao Ministério da Justiça pedindo apoio federal nas ações dentro dos territórios indígenas”.

Outras medidas

Para controle da doença que já atinge 115 pessoas na cidade, junto com os casos indígenas, a Prefeitura de Aquidauana irá adotar o toque de recolher a partir das 20h. Neste mesmo horário será iniciada uma operação de rondas noturnas, que devem ser realizadas com apoio da Polícia Rodoviária Federa, , Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.

O decreto ainda será publicado e segundo a Prefeitura, as medidas serão adotadas devido ao desrespeito dos moradores da cidade. “Uma grande parcela da população não tem colaborado com as medidas de prevenção em saúde e ainda há muitas pessoas circulando nas ruas, por vezes, até sem máscara”.

No sábado (25), os agentes de segurança pública e autoridades de saúde realizarão uma ação educativa na cidade. Assim, a blitz educativa deverá passar pelo comércio da região central e bairros de Aquidauana, informando sobre as novas medidas restritivas de circulação.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

MS tem quatro municípios no ‘top 20’ do agronegócio nacional, aponta estudo

Em alusão ao dia de combate ao câncer infantil, campanha arrecada fraldas para a AACC

buscas

Perícia preliminar aponta que homem encontrado no Rio Anhanduí não morreu afogado

prefeitura campo grande

De assistente à merendeira, processo seletivo da Prefeitura de Campo Grande abre inscrições na quarta-feira

Notícias mais lidas agora

Com licenciamento ‘em xeque’, expansão de mineração em Corumbá é investigada

Supercopa de Vôlei começa hoje com final feminina no Guanandizão

Passageiro de carro que bateu contra muro de condomínio morre e motorista é preso

Ministério da Saúde já descartou nove casos suspeitos de intoxicação por metanol em MS

Últimas Notícias

Cotidiano

Espaço kids é aposta para atrair famílias a restaurantes em Campo Grande

De olho em fatia de mercado que era 'esquecida', empresas investem alto em áreas específicas para crianças nos estabelecimentos

Polícia

Ao tentar salvar irmãos, jovem é ameaçada de morte pelo padrasto em MS

Suspeito usou uma faca para ameaçar a vítima que tenta a guarda dos irmãos de 11, 7 e 5 anos, em Aparecida do Taboado

Emprego e Concurso

Concurso para atuar na MSGás segue com inscrições abertas até novembro

Interessados têm até 7 de novembro para realizar inscrição no certame

Polícia

Mulher é espancada e mantida em cárcere privado por marido ex-presidiário

Vítima estava com vários ferimentos no rosto e na cabeça