Pular para o conteúdo
Política

Câmara de Aquidauana abre inquérito para apurar desvio de dinheiro

Após incoerência de valores do imposto de renda que deveriam ter sido repassados para a Prefeitura de Aquidauana, a Câmara Municipal de Vereadores abriu inquérito. É possível que o desvio de dinheiro tenha sido realizado por servidores do Legislativo Municipal. O presidente da Casa de Leis, vereador Mauro do Atlântico (MDB), protocolizou um documento junto […]
Arquivo -

Após incoerência de valores do que deveriam ter sido repassados para a Prefeitura de , a Câmara Municipal de Vereadores abriu inquérito. É possível que o desvio de dinheiro tenha sido realizado por servidores do Legislativo Municipal.

O presidente da Casa de Leis, vereador Mauro do Atlântico (MDB), protocolizou um documento junto a Delegacia de Polícia Civil. De acordo com a Câmara, o presidente esclareceu dois servidores que são responsáveis pela escrituração contábil e controladoria interna. Na publicação, a Casa afirma que um servidor é de carreira do Poder Legislativo de Aquidauana.

Assim, em 10 de julho a Mesa Diretora tomou conhecimento de que valores do imposto de renda estariam em aberto. Estes deveriam ter sido repassados para a Prefeitura de Aquidauana, em conta especifica.

Então, de acordo com a Casa de Leis, os envolvidos chegaram a enviar comprovantes dos depósitos dos impostos para a gestão municipal. O valor depositado era cerca de R$ 120 mil. Porém, após verificação com a agência bancária, foi possível afirmar que os repasses foram realizados apenas parcialmente.

A Câmara acredita que os servidores teriam alterado os valores dos próprios salários e desviado recursos da conta da Casa de Leis para contas pessoais. Com isso, eles tentaram simular o pagamento de salário conforme extrato recebido pela agencia bancária.

Apurações

As apurações da própria Câmara começaram em 10 de julho. Entretanto, para aprofundamento no caso, Mauro solicitou instauração de inquérito policial. Ainda de acordo com a publicação da Casa de Leis, a Procuradoria Jurídica do Poder Legislativo concluiu que existem indícios consistentes da pratica dos delitos de peculato, e .

Assim, foi requerida o recebimento da notícia-crime pela autoridade policial. A Câmara Municipal de Aquidauana também notificou o MPE (Ministério Público Estadual), por meio da Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e Social da Comarca de Aquidauana.

Por fim, para esclarecer os fatos administrativamente, a Casa de Leis instaurou sindicância no âmbito da Câmara Municipal de Aquidauana. A medida já foi oficializada em publicado no Diário Oficial do Município de Aquidauana.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
prefeitura campo grande

De assistente à merendeira, processo seletivo da Prefeitura de Campo Grande abre inscrições na quarta-feira

Ministério da Saúde já descartou nove casos suspeitos de intoxicação por metanol em MS

VÍDEO: Picape fura preferencial e motociclistas são arremessados na Manoel da Costa Lima

Bosque da Paz terá atividades recreativas para crianças e roda de samba neste domingo

Notícias mais lidas agora

Com licenciamento ‘em xeque’, expansão de mineração em Corumbá é investigada

Supercopa de Vôlei começa hoje com final feminina no Guanandizão

Passageiro de carro que bateu contra muro de condomínio morre e motorista é preso

Semana política destaca decisões judiciais que livraram ex-governador e confronto público entre vereadores da CPI

Últimas Notícias

Polícia

Mulher é espancada e mantida em cárcere privado por marido ex-presidiário

Vítima estava com vários ferimentos no rosto e na cabeça

Política

MS tem quatro municípios no ‘top 20’ do agronegócio nacional, aponta estudo

Prefeitos apontam investimentos, tecnologia e desburocratização como fator de impulsão do setor

Cotidiano

Em alusão ao dia de combate ao câncer infantil, campanha arrecada fraldas para a AACC

Ação da PRF irá arrecadar fraudas infantis de todos os tamanhos e fraldas geriátricas dos tamanhos P e M até 15 de novembro

Polícia

Perícia preliminar aponta que homem encontrado no Rio Anhanduí não morreu afogado

Vítima encontrada morta neste sábado teria aproximadamente 50 anos