Pular para o conteúdo
Política

Comissão do Senado prepara visita ao Pantanal em MS com vice-presidente e ministros

Comissão do Senado criada para acompanhar as queimadas do Pantanal prepara visita às regiões do bioma afetadas em Mato Grosso do Sul, segundo o senador Nelsinho Trad (PSD), que faz parte do grupo como relator. Integrantes do colegiado começam as visitas no sábado (19), quando devem sobrevoar Poconé, a 100 km de Cuiabá (MT). O […]
Arquivo -

Comissão do Senado criada para acompanhar as queimadas do Pantanal prepara visita às regiões do bioma afetadas em Mato Grosso do Sul, segundo o senador (PSD), que faz parte do grupo como relator. Integrantes do colegiado começam as visitas no sábado (19), quando devem sobrevoar Poconé, a 100 km de (MT).

O próximo passo é marcar uma ida às localidades afetadas em MS. Nelsinho afirma que a definição depende apenas da anuência de três ministros de Jair Bolsonaro (Sem partido) e do vice-presidente da República, Hamilton Mourão. “Chamamos Rogério Marinho [Desenvolvimento Regional], Tereza Cristina [Agricultura] e Ricardo Salles [Meio Ambiente]”. A bancada do Estado também deve ser convocada para participar da visita.

Requerimento da Câmara Municipal de pede “com urgência” a ida até a região. “Tal solicitação é de extrema importância, pois 65% do Pantanal brasileiro está localizado no Estado de Mato Grosso do Sul, e esta vasta área amarga com números exorbitantes devastação por incêndios florestais”, traz o documento assinado pelo vereador Gabriel Alves de Oliveira (PSD).

Afirma, ainda, que, se continuarem avançando, as queimadas poderão causar destruição de todo o bioma e dos animas que ali habitam. “Não sendo possível contabilizar os prejuízos às espécies nativas da região, além dos animais em extinção”. O senador sul-mato-grossense afirmou que a intenção é fazer uma visita mais completa na localidade e a data será definida tão logo o governo federal confirmar disponibilidade.

No Mato Grosso

A ida já agendada será no Mato Grosso, amanhã. A comissão deve sair às 7 horas, no Corpo de Bombeiros localizado ao lado da Arena Pantanal, na capital do estado vizinho. De lá, uma série de paradas, incluindo visita ao posto fiscal e espaço de acolhimento de animais, à área de combate ao fogo, na ponte destruída pelo fogo, está prevista.

Já no período da tarde, haverá uma reunião da comissão externa, que será transmitida pela TV Senado e, por volta das 16h30, o grupo chega a Porto Cercado e se reúne com equipes que atuam na região. Às 18 horas, retornam para Cuiabá.

Os três senadores de MS, Nelsinho, (MDB) e (PSL), não irão ao encontro de sábado. Devem ir o presidente da comissão, senador Wellington Fagundes, entre outros parlamentares e autoridades de Mato Grosso. Já na segunda-feira (21), haverá sessão presencial em Brasília, na qual Simone e Nelsinho estão confirmados.

Maior incêndio

maior incêndio do bioma mobiliza bombeiros de Mato Grosso do Sul e de Mato Grosso há 70 dias. O fogo começou no estado vizinho e adentrou MS pela região da Serra do Amolar, a 200 km ao norte de Corumbá – em linha reta.

Anunciados no início da semana, os equipamentos adquiridos com o repasse de R$ 3.814.543,50 do governo federal devem chegar às equipes somente na noite desta quinta-feira (17).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Luizomar de Moura, técnico do Osasco - (Foto: Reprodução, Midiamax)

Técnico do Osasco, campeão da Supercopa, agradece Campo Grande: ‘Dias maravilhosos’

Vice-campeã olímpica, Camila Brait comemora vencer a última Supercopa em Campo Grande

mae muito fa de volei filha 3 meses 2

‘Realizadíssima’ e muito fã de vôlei, mãe leva filha de 3 meses para não perder final da Supercopa no Guanandizão

Ovacionada, Tifanny Abreu comemora início de temporada com vitória em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Final masculina da Supercopa de Vôlei vai parar Campo Grande neste domingo

Sesi Bauru e Osasco São Cristóvão disputaram final feminina da Supercopa de Vôlei no Guanandizão

Osasco vence Supercopa de Vôlei por 3 sets a 0 contra Sesi Bauru no Guanandizão

presidentes funesp e federação de volei supercopa

‘Que seja a 1ª de muitas’: presidentes da Funesp e da Federação de Vôlei celebram Supercopa em Campo Grande

Sônia Tissiani e sua sobrinha Silvia Roberta - (Foto: Julia Rodrigues)

‘Jogo fantástico’, opina Vovó do Crossfit sobre final femina da Supercopa de Vôlei

Últimas Notícias

Trânsito

Jornalista é atingida por motorista bêbada que vai presa no Jardim dos Estados

Jornalista estava em uma Biz parada no semáforo quando foi atingida na madrugada deste domingo (19)

Esportes

Final masculina da Supercopa de Vôlei vai parar Campo Grande neste domingo

Sada Cruzeiro e Itambé Minas disputam título no Guanandizão

Polícia

Crianças de 7 e 9 anos são encontradas sozinhas e mãe é conduzida para delegacia

Mãe alegou que deixou filhos em casa para que pudesse trabalhar

Sérgio Cruz - O dia na história

1903 – Morre Barros Cassal, teórico da divisão de Mato Grosso

Advogado foi vítima de hepatite aguda