Pular para o conteúdo
Política

CPI da Energisa: após liminar, Inmetro atesta que USP está apta a periciar medidores

Depois da Energisa obter liminar junto ao TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) para suspender perícia de 200 medidores de consumo que seriam analisados no Departamento de Engenharia da USP de São Carlos, o Inmetro respondeu ofício da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) movida pela Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) […]
Arquivo -
(Reprodução
(Reprodução

Depois da Energisa obter liminar junto ao  (Tribunal de Justiça de ) para suspender perícia de 200 medidores de consumo que seriam analisados no Departamento de Engenharia da USP de São Carlos, o Inmetro respondeu ofício da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) movida pela (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) informando que entidades especializadas estão aptas a realizar esse trabalho.

A informação foi divulgada pelo relator da comissão, deputado estadual Capitão Contar (sem partido). Segundo o parlamentar, a resposta foi dada no ofício n.º 74/2020, de 7 de maio deste ano, com resposta do coordenador-geral de Acreditação do Inmetro, no , Aldoney Freire Costa, esclarecendo que ‘o reconhecimento não é obrigatório’.

Conforme o Instituto, apesar de o departamento da USP não possui reconhecimento do órgão, não é imposto nenhum veto à sua aptidão em inspecionar os medidores recolhidos pela CPI. De acordo com a autarquia, entidades especializadas ou tecnicamente habilitadas a fazerem perícia não precisam receber certificação nem ser acreditadas pelo Inmetro.

No documento enviado ao Inmetro, foram feitos seis questionamentos relacionados ao trabalho de entidades que analisam equipamentos de medição, como é o caso dos relógios da Energisa. Entre as respostas, foi informado que o laboratório que faria a perícia é sim acreditado –  que é o reconhecimento formal de que o laboratório está operando com sistema de qualidade documentado e tecnicamente competente segundo critérios estabelecidos por normas internacionais.

A resposta contraria o principal argumento usado pela concessionária ao obter na Justiça a suspensão do processo de perícia dos medidores. A liminar em favor da Energisa foi concedida no dia 8 de maio pelo desembargador João Maria Lós.

Para a concessionária, ‘a perícia deveria ser conduzida por pessoal tecnicamente habilitado, com equipamentos calibrados conforme padrões do órgão metrológico e por laboratório reconhecido pelo Inmetro, de acordo com a Resolução nº 414/2010, da Agência Nacional de Energia Elétrica’.

As respostas do Inmetro foram anexadas em dois recursos protocolados pela Alems na tentativa de reverter  a decisão. Também foram juntados laudos que atestam a qualidade técnica da empresa que faz a calibragem para a USP, emitidos pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Ao recorrer, os integrantes da comissão alegaram que a decisão priva os parlamentares de exercerem o direito de fiscalizar.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Investimentos do Governo do Estado em pesquisa e ciência crescem 8 vezes em sete anos

serra do amolar

Incêndio na Serra do Amolar é controlado após quase 20 dias

Bar no Jardim dos Estados será investigado por vender cerveja vencida a clientes em Campo Grande

Deputados debatem crise de produção no setor leiteiro em MS

Notícias mais lidas agora

imasul concurso

PGE-MS faz correição no Imasul e abre canal para receber denúncias sobre serviços

Supercopa de Vôlei: público em Campo Grande é garantia de ‘casa cheia’ em eventos nacionais

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

onça pintada ataque peão

Atacado por onça-pintada deixa hospital após 11 dias e volta para casa no Pantanal

Últimas Notícias

Cotidiano

Vai viajar? BR-163 tem dez trechos interditados nesta quinta-feira

Além das interdições, 18 trechos da BR-163 operam em sistema 'Pare e Siga'

Política

Conselho LGBTQIAPN+ é aprovado na Câmara de Campo Grande em regime de urgência

Projeto passou pela Casa de Leis com 18 votos favoráveis e cinco contrários

Cotidiano

De aulões gratuitos a cursinhos, confira opções para reforçar os estudos antes do Enem

Neste ano, mais de 57 mil candidatos se inscreveram no Enem em Mato Grosso do Sul

Transparência

Corumbá receberá R$ 5 milhões do Novo PAC para obras na encosta do bairro Beira Rio

Licitação e retirada de cláusula ocorrerão em 2026