Pular para o conteúdo
Política

DEM foi o partido que mais cresceu, enquanto PSL ‘sumiu’ do mapa eleitoral de MS em 2020

O DEM foi o partido com o crescimento mais expressivo em Mato Grosso do Sul nas urnas nas eleições de 2020. A legenda presidida pelo vice-governador Murilo Zauith conquistou 15 prefeituras, e quatro anos atrás, levou apenas três. Para o deputado estadual Zé Teixeira, um dos vice-presidentes do partido, a figura de Murilo e da […]
Arquivo -

O DEM foi o partido com o crescimento mais expressivo em Mato Grosso do Sul nas urnas nas eleições de 2020. A legenda presidida pelo vice-governador Murilo Zauith conquistou 15 prefeituras, e quatro anos atrás, levou apenas três.

Para o deputado estadual Zé Teixeira, um dos vice-presidentes do partido, a figura de Murilo e da ministra da Agricultura, , podem ter ajudado. 

“Temos uma ministra que é a expressão do governo [Jair] Bolsonaro, e vem fazendo um trabalho. Nosso vice-governador é o secretário de Infraestrutura, isso também refletiu”, avaliou.

Do outro lado, PL e MDB viram suas representações caírem. O PL, que em 2016 era o PR, conquistou oito municípios, e agora levou apenas um: reelegeu Gilberto Garcia. Os emedebistas tinham 17 há quatro anos, e agora estão com 11.

Presidente estadual do MDB, Junior Mochi disse que a Executiva ainda não avaliou os números, mas considerou um problema a redução. “Ainda não sentamos para avaliar, mas reduzir não é bom. Precisamos ver que cidades perdemos e ganhamos para ter um diagnóstico”, explicou.

O PSB levou cinco em 2016 e agora venceu apenas em uma: , com Josmail. O PSD também teve um crescimento considerável. Em 2016, venceu apenas em Campo Grande, com . Agora, manteve Trad e foi vitorioso em mais três cidades.

O PSDB segue com o maior número de prefeituras, mas aumentou apenas uma. Tinha 36 em 2016 e venceu em 37 neste ano. O Patriota dobrou sua representação: de duas há quatro anos foi para quatro em 2020.

O PDT manteve-se com duas prefeituras, assim como o PTB, que também administra uma. Por outro lado, PSL e PSC tinham uma em 2016 e “desapareceram” neste ano.

O PP não venceu nenhuma há quatro anos e agora levou três: Dourados, com Alan Guedes; Iguatemi, onde venceu Dr. Lídio; e Costa Rica, que Delegado Cleverson foi o vitorioso. O saiu do zero para duas administrações municipais neste ano.

E o PSOL, que nunca tinha conquistado uma prefeitura, venceu em Ribas do Rio Pardo. Candidato a governador em 2018, João Alfredo Danieze – que já foi vice-prefeito – venceu na cidade.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Subnotificada, colisão traseira soma 890 casos em MS; quem tem a culpa?

Programe-se: Agetran divulga ruas que serão interditadas neste domingo em Campo Grande 

Quem agredir ou desacatar profissionais de saúde em MS poderá pagar multa

Espaço kids é aposta para atrair famílias a restaurantes em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Com licenciamento ‘em xeque’, expansão de mineração em Corumbá é investigada

Pode levar garrafa d’água? Confira regras para ir à Supercopa de Vôlei e respostas para outras dúvidas

Passageiro de carro que bateu contra muro de condomínio morre e motorista é preso

Ao tentar salvar irmãos, jovem é ameaçada de morte pelo padrasto em MS

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

Inscrições para o Vestibular da UEMS terminam em novembro 

São 871 vagas em MS, para os câmpus da Capital e interior do Estado

Cotidiano

UFMS realiza Feira das Profissões a partir desta segunda-feira

A programação irá apresentar os cursos de graduação ofertados pela Universidade para os visitantes

Emprego e Concurso

Câmara de Cassilândia firma contrato com a Fapec para concurso público

O acordo firmado por meio de Dispensa de Licitação, tem valor total fixado em R$ 75,1 mil

Cotidiano

Justiça Eleitoral inicia plantão para regularização do título a partir desta segunda-feira

O atendimento ocorre até sexta-feira (24), das 8 às 18h