Pular para o conteúdo
Política

Deputado cobra transparência nos contratos emergenciais do coronavírus em MS

Projeto de lei apresentado pelo deputado Capitão Contar (PSL), propõe ao governo estadual a criação de um link no Portal da Transparência com a divulgação dos contratos emergenciais firmados pela administração pública, em razão da calamidade causada pelo coronavírus em Mato Grosso do Sul. A proposta foi protocolada na ALMS (Assembleia Legislativa) na quarta-feira (1º). […]
Arquivo -

Projeto de lei apresentado pelo deputado (PSL), propõe ao governo estadual a criação de um link no Portal da Transparência com a divulgação dos contratos emergenciais firmados pela administração pública, em razão da causada pelo coronavírus em Mato Grosso do Sul.

A proposta foi protocolada na ALMS (Assembleia Legislativa) na quarta-feira (1º). Como foi decretada calamidade pública, o governo não precisa se preocupar com a LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal) e pode contratar e comprar medicamentos e equipamentos no combate ao Covid-19, sem licitações. 

De acordo com o projeto de lei, a sugestão é criar planilha com todos os contratos firmados pelo governo em caráter emergencial, para conter o avanço do coronavírus que deverá ser publicada com destaque, no sítio eletrônico da transparência, em link exclusivo.

Segundo a proposta, além das publicações já efetuadas no Diário Oficial do Estado, as publicações no link “Contratos Emergenciais Covid-19”, do Portal da Transparência, deverão ser diariamente atualizadas, contendo as seguintes informações:

Órgão Contratante; Número do Processo de Contratação ou de Aquisição; Número / Ano do instrumento contratual; Nome do Contratado; CPF ou CNPJ do Contratado; Objeto; Valor; Justificativa do contrato emergencial; Data de Assinatura; Prazo de Vigência do contrato.

O projeto de lei determina que o acesso ao link, deverá ser disponibilizado também como forma de pop-ups, em todas as páginas eletrônicas dos órgãos da Administração Pública do Estado, facilitando a consulta de todos os interessados. Deverá também ser anexada em cada publicação, assim que disponíveis, os contratos assinados e a prestação de contas correspondente, juntamente das notas fiscais correspondentes devidamente digitalizadas. 

Se aprovada, a lei aplica-se a todos os contratos firmados pela Administração Pública, em caráter emergencial, decorrente do período de calamidade causado pela pandemia do coronavírus. 

Conforme a justificativa apresentada junto com o projeto de lei, considerada a urgência da situação vigente, é de extrema importância a divulgação de todas essas medidas, para acompanhamento de qualquer interessado, de forma facilitada. 

A proposta ainda precisa passar pela avaliação da (Comissão de Constituição, Justiça e Redação), para ir a plenário e ser votada pelos deputados estaduais. Como a ALMS está com as atividades suspensas até 17 de abril, o projeto pode ser votado de forma on-line, mas ainda sem data prevista.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Com entrada gratuita, ‘Mostra de dança Cerrado Abierto’ estreia neste domingo na capital

lula

Sem citar Trump, Lula quer doutrina para que ‘outro presidente’ não ouse falar grosso com País

Isolado no Pantanal, pai faz o parto da própria filha em casa

hamas israel

Israel ataca dezenas de alvos do Hamas em Gaza após grupo romper cessar-fogo

Notícias mais lidas agora

Sem licença, rodovia no Pantanal teria apenas autorizações de agências em MS

Final masculina da Supercopa de Vôlei vai parar Campo Grande neste domingo

Suspeito de invadir joalheria de shopping é detido pela polícia em Campo Grande

Sessões solenes e plenárias, ações alusivas ao Outubro Rosa e Corrida dos Poderes marcam semana na Alems

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

Inscrições para concurso da MSGás seguem abertas até 7 de novembro

Provas mudaram de data: agora, ocorrerão em 7 de dezembro

Famosos

Causa da morte de guitarrista fundador do Kiss é revelada

Família decidiu desligar aparelhos que o mantinham vivo

Cotidiano

Prepare o casaco: MS vai ter mínima de 14 °C nesta segunda-feira

Aviso publicado pelo Instituto Nacional de Meteorologia indica chuva de até 30 milímetros por hora

Brasil

Mais brilhante que a lua: cometa passará perto da Terra e deixará rastro de luz por semanas

Passagem de cometa está prevista para terça-feira (21)