Pular para o conteúdo
Política

Governo de MS sanciona Reforma da Previdência e aposentados passam a pagar 14% de alíquota

Menos de um dia de aprovado em segunda votação na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), o governo sancionou a Reforma da Previdência para servidores, e aposentados que antes não pagavam, passam a pagar 14% de alíquota a partir de janeiro de 2021, conforme sanção publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira […]
Arquivo -

Menos de um dia de aprovado em segunda votação na (Assembleia Legislativa de ), o governo sancionou a Reforma da Previdência para servidores, e aposentados que antes não pagavam, passam a pagar 14% de alíquota a partir de janeiro de 2021, conforme sanção publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (22).

São 20 páginas com as novas regras que os deputados analisaram em dez dias de tramitação na Casa de Leis. A principal mudança é o aumento da alíquota de 11% para 14% para servidores, incluindo aposentados e 25% para os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, o Tribunal de Contas, o Ministério Público, a Defensoria Pública, as Autarquias e as Fundações estaduais.

Os militares não são incluídos na condição de segurados nas novas regras. Outra alteração são as provas de união estável e de dependência econômica exigem início de prova material contemporânea dos fatos, produzida em período não superior a 24 meses anterior à data do óbito, não admitida a prova exclusivamente testemunhal, exceto na ocorrência de motivo de força maior ou caso fortuito.

Aposentadoria

A aposentadoria por incapacidade permanente para o trabalho é devida ao segurado que for considerado, mediante perícia oficial em saúde, incapaz definitivamente para o exercício de seu cargo e insusceptível de reabilitação ou de readaptação para o exercício de outro cargo, hipótese em que será obrigatória a realização de avaliação médico-pericial a ser efetuada, no máximo, a cada 2 anos, para a verificação da continuidade das condições que ensejaram a concessão da aposentadoria.

Com a reforma, a aposentadoria por incapacidade permanente para o trabalho será devida nos casos de acidente do trabalho, doença profissional e de doença do trabalho.

 A doença ou a lesão que o segurado possuía antes de se filiar ao RPPS/MS (Regime Próprio de Previdência) não lhe conferirá direito à aposentadoria por incapacidade permanente para o trabalho, salvo quando a incapacidade sobrevier por motivo de progressão ou de agravamento dessa doença ou lesão, após ter entrado no exercício do cargo ou da função, mediante avaliação biopsicossocial realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar.

Ao segurado aposentado por incapacidade permanente para o trabalho que necessitar da assistência permanente de outra pessoa será paga uma parcela mensal complementar de 25%, limitada a um salário-mínimo, após pronunciamento da perícia médica oficial da , em laudo pericial.

O segurado será aposentado compulsoriamente aos 75 (setenta e cinco anos) de idade, com proventos proporcionais ao tempo de contribuição, não podendo ser inferiores ao valor do salário-mínimo.

Aposentadoria voluntária

O servidor fará jus à aposentadoria voluntária por idade com proventos proporcionais ao tempo de contribuição, desde que preencha, cumulativamente, os seguintes requisitos: 62 (sessenta e dois) anos de idade, se mulher, e 65 (sessenta e cinco) anos de idade se for homem; 25 (vinte e cinco anos) de contribuição, desde que cumprido o tempo mínimo de dez anos de efetivo exercício no serviço público e de cinco anos no cargo efetivo em que for concedida a aposentadoria.

A pensão por morte concedida a dependente de membro ou de servidor público estadual será equivalente a uma cota familiar de 50% do valor da aposentadoria recebida pelo servidor ou daquela a que teria direito se fossem aposentado por incapacidade permanente na data do óbito, acrescida de cotas de dez pontos percentuais por dependente, até o máximo de 100%.

Confira todas as mudanças na Previdência estadual clicando aqui.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
hamas israel

Israel ataca dezenas de alvos do Hamas em Gaza após grupo romper cessar-fogo

Sessões solenes e plenárias, ações alusivas ao Outubro Rosa e Corrida dos Poderes marcam semana na Alems

manchester

Manchester United encerra jejum em Anfield e impõe quarta derrota seguida ao Liverpool

Suspeito de invadir joalheria de shopping é detido pela polícia em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Sem licença, rodovia no Pantanal teria apenas autorizações de agências em MS

Final masculina da Supercopa de Vôlei vai parar Campo Grande neste domingo

Suspeito de invadir joalheria de shopping é detido pela polícia em Campo Grande

moto

Guia Lopes da Laguna decreta fim do ‘pipoco’ de motos e polícia pode deixar motociclistas a pé

Últimas Notícias

Mundo

Mais brilhante que a lua: cometa passará perto da Terra e deixará rastro de luz por semanas

Passagem de cometa está prevista para terça-feira (21)

MidiaMAIS

Com entrada gratuita, ‘Mostra de dança Cerrado Abierto’ estreia neste domingo na capital

Mostra de dança contemporânea acontece até o dia 23 de outubro, na Plataforma Cultural, em Campo Grande

Brasil

Sem citar Trump, Lula quer doutrina para que ‘outro presidente’ não ouse falar grosso com País

Presidente discursava sobre as universidades que criou em seu governo

Cotidiano

Isolado no Pantanal, pai faz o parto da própria filha em casa

Parto mobilizou equipes da Marinha e do Corpo de Bombeiros na madrugada deste domingo (19)