Pular para o conteúdo
Política

Nelsinho diz que regras no Senado podem ser mudadas para reeleição de Alcolumbre

O presidente do Senado Federal, David Alcolumbre (DEM-AP) pode tentar reeleição na mesma legislatura, caso o Congresso mude as regras do regimento interno, conforme o senador sul-mato-grossense Nelsinho Trad (PSD), afirmou em entrevista ao Programa Poder Em Foco, do SBT. Pela regras atuais, o artigo 59 do Regimento Interno do Senado proíbe a possibilidade de […]
Arquivo -
Senador Nelsinho Trad. (Divulgação)
Senador Nelsinho Trad. (Divulgação)

O presidente do Senado Federal, David Alcolumbre (DEM-AP) pode tentar reeleição na mesma legislatura, caso o Congresso mude as regras do regimento interno, conforme o senador sul-mato-grossense (PSD), afirmou em entrevista ao Programa Poder Em Foco, do SBT.

Pela regras atuais, o artigo 59 do Regimento Interno do Senado proíbe a possibilidade de membros da da Casa serem reconduzidos aos cargos no período imediatamente subsequente ao que foram eleitos. David Alcolumbre assumiu a presidência em fevereiro de 2019 e seu mandato é válido por dois anos, ou seja, acaba em 2021.

Durante a entrevista concedida ao jornalista Fernando Rodrigues e que vai ao ar neste domingo (26), Nelsinho foi questionado se teria uma fórmula para reeleger o atual presidente do Senado. Trad respondeu que Alcolumbre é uma pessoa democrática. “Ele foi uma grata surpresa. Ele é excessivamente democrático, partilha a responsabilidade da condução do senado com os líderes. Ele gerou uma pacificação dentro da Casa”, elogiou.

Trad mencionou a reeleição do presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia (DEM-RJ). “Da mesma forma que Rodrigo Maia conseguiu fazer valer uma reeleição numa mesma legislatura, eu penso que o presidente David tem tudo pra conseguir e tem em mim um apoiador. Time que tá ganhando não se deve mexer”, considerou.

Questionado se outros senadores podem contestar a possível mudança de regras, o senador sul-mato-grossense disse que cresceu o número de apoiadores de Alcolumbre. “Hoje o David tem apoio da grande maioria (dos senadores), ele ganhou com 42 votos e hoje tem no mínimo 50 a 55”, afirmou.

Trad é presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado. Ele se disse preocupado com a segurança nas fronteiras brasileiras e com a fuga de presos do e abordou questões internas do Congresso Nacional, como medidas para melhorar a popularidade dos parlamentares que está baixíssima, projetos em andamento e a disputa para a presidência do Senado.

Durante a entrevista ele também falou sobre os desafios do Brasil para ampliar as relações comerciais com outros países e da necessidade de atrair investidores externos. Adiantou sobre o calendário para as sabatinas dos indicados para as embaixadas do Brasil nos Estados Unidos e no Líbano, Nestor Forster e Hermano Telles, respectivamente. Ele revelou o foco dos questionamentos que serão feitos para garantir uma atuação pragmática dos embaixadores, para impulsionar a imagem positiva do país lá fora.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Governo apresenta projeto que agrava pena para organizações criminosas

Defensoria realiza atendimentos no distrito de Arapuá nesta quinta

Fonseca avança às quartas na Basileia após desistência do adversário

vagas

Judiciário convoca candidatos para prova objetiva do 34º Concurso da Magistratura

Notícias mais lidas agora

Em três anos, Consórcio Guaicurus embolsou R$ 40,7 milhões de isenção de ISS

Juiz vê chance de acordo e marca nova audiência para resolver fedor da JBS

Pai espera por Justiça do CRM-MS por erro que deixou Juninho em estado neurovegetativo

Identificado motorista que morreu carbonizado em capotamento na BR-158

Últimas Notícias

Esportes

Meio-campista Angelina espera jogo difícil contra a Inglaterra

Angelina é uma das jogadoras mais experientes do Brasil

Esportes

Sorteio define mandos de campo das semifinais Copa do Brasil

Sorteio contou com a participação dos técnicos e capitães das quatro equipes

Polícia

Caminhão utilizado em golpe de roubo de cargas em GO é apreendido na BR-262

Proprietário é investigado por usar o caminhão em ocorrências falsas

Cotidiano

MS tem 152 mil usuários de cigarros eletrônicos, diz pesquisa da USP

MS deixa de arrecadar R$ 244,4 milhões por ano, aponta o estudo