Pular para o conteúdo
Política

Por unanimidade, TRE-MS mantém veto à candidatura de prefeito eleito em Bandeirantes

Álvaro Nackle Urt (DEM) era prefeito até setembro, quando teve mandato cassado pela Câmara de Bandeirantes. Mesmo assim, venceu as eleições.
Arquivo -

O (Tribunal Regional Eleitoral) rejeitou embargos de declaração e manteve o acórdão que indeferiu a candidatura de Álvaro Nackle Urt (DEM) a prefeito de , distante 70 quilômetros de .

Urt era o prefeito até setembro deste ano, quando teve mandato cassado pela Câmara de Vereadores após o (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao ) deflagrar a Operação Sucata Preciosa. A ofensiva investigou emissão de notas fiscais frias no serviço de manutenção da frota de veículos da prefeitura.

Mesmo afastado e com a candidatura sub judice, o democrata venceu as eleições de novembro. Álvaro Urt teve 50,63% dos votos válidos.

A defesa do prefeito eleito argumentou que o acórdão se valeu de “premissa equivocada que influenciou o resultado do julgamento, além de contradição e omissão na análise de suas teses”, conforme escreveu a relatora do processo no TRE-MS, a juíza-membro Monique Marchioli Leite.

A Procuradoria Regional Eleitoral se manifestou pela manutenção do indeferimento. Monique sustentou que se o acórdão se baseou em premissa inválida, “deve ser desafiado por recurso próprio e não por embargos de declaração, que tem por fim meramente integrar ou aclarar a decisão”. A decisão da magistrada foi acompanhada pelos cinco juízes presentes no julgamento, feito hoje (2).

Álvaro Urt ainda pode recorrer ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para reverter o veto à sua candidatura a prefeito de Bandeirantes. Caso contrário, novas eleições deverão ser convocadas.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Carro fica crivado com 14 tiros na região de fronteira

Documentário ‘Mulheres na Ciência’ será exibido na TV aberta

Treino aberto de equipes da Supercopa de Vôlei dá oportunidade para torcedores que não poderão assistir os jogos

Barroso vota por descriminalizar aborto até 12ª semana de gestação

Notícias mais lidas agora

Detran-MS

MP autoriza prorrogar pela oitava vez inquérito contra indicado de político por corrupção no Detran-MS

Treino aberto de equipes da Supercopa de Vôlei dá oportunidade para torcedores que não poderão assistir os jogos

multas transporte

Juiz ignora ameaça de cortar vale-transporte e nega suspender multas contra o Consórcio Guaicurus

Familiares procuram por Evelin, desaparecida há nove dias em Campo Grande

Últimas Notícias

Polícia

Mulher é vítima de tentativa de homicídio com golpes de facão da cabeça

O crime ocorreu na região da Avenida Guaicurus

Brasil

Barroso autoriza enfermeiros a auxiliar aborto legal e proíbe punição

O ministro também garantiu que os profissionais não podem ser punidos

Brasil

Câmara já gastou R$ 3,3 milhões com deputados presos ou fora do Brasil

R$ 3,3 milhões para custear gastos do gabinete de parlamentares

Polícia

Quatro agressores são presos pela Delegacia da Mulher em menos de 12 horas

4 agressores foram presos pela Delegacia de Atendimento à Mulher de Três Lagoas