Pular para o conteúdo
Política

Pré-candidato em São Paulo, Boulos diz que PF mira 5 fazendeiros de MS por queimadas no Pantanal

O pré-candidato do PSOL (Partido Socialismo e Liberdade) à prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos, foi às redes sociais para comentar sobre a operação da Polícia Federal contra incêndios criminosos no Pantanal. Segundo escreveu, cinco fazendeiros de Mato Grosso do Sul estão na mira dos agentes. “Polícia Federal suspeita que cinco fazendeiros do MS orquestraram […]
Arquivo -

O pré-candidato do PSOL (Partido Socialismo e Liberdade) à prefeitura de São Paulo, , foi às redes sociais para comentar sobre a operação da Polícia Federal contra incêndios criminosos no . Segundo escreveu, cinco fazendeiros de estão na mira dos agentes.

“Polícia Federal suspeita que cinco fazendeiros do MS orquestraram os incêndios que ocorrem neste momento no Pantanal. Milhares de espécies e um bioma estão sendo destruídos por causa de 5 latifundiários e um ministro criminoso?”, disse Guilherme Boulos, hoje (14), em sua conta no Twitter. O ministro citado é Ricardo Salles, titular do Meio Ambiente do governo Jair Bolsonaro (sem partido).

Com apoio de aeronaves e embarcações, 31 policiais federais cumpriram dez mandados de busca e apreensão contra produtores rurais nesta manhã, em Corumbá e . As ordens foram expedidas pela 1ª Vara Federal de Corumbá. Um fazendeiro foi preso por posse ilegal de armas.

A ofensiva investiga responsáveis por incêndios florestais e é parte da Operação Matáá, tradução para “fogo” no idioma guató – etnia de indígenas da região pantaneira. A Polícia Federal monitorou, via satélite e com sobrevoos, como começaram e evoluíram queimadas no bioma.

Os investigados podem responder pelos crimes de dano a floresta de preservação permanente, dano direto e indireto a UCs (Unidades de Conservação), além de incêndio e poluição. Somadas, as penas chegam a pelo menos 15 anos de prisão.

Situação de emergência

O governo do Estado decretou situação de emergência em função das queimadas no Pantanal. Calcula-se que 1,4 milhão de hectares já foi consumido pelo fogo. A área equivale a quase 12 vezes a do (RJ).

Em julho, o governo federal proibiu emprego do fogo em áreas rurais por 120 dias. A medida vale para todo território nacional.

O Pantanal vive seu pior ano em número de focos de incêndio desde o início da série história do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), em 1998. Até ontem (13), 14.764 pontos de fogo foram identificados.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Corinthians perde chances, mas vence o Galo com golaço e vê Z4 mais longe

mega-sena

Mega-Sena: ninguém acerta e prêmio acumula em R$76 milhões; veja dezenas

Osasco domina o primeiro set e abre 1 a 0 na final da Supercopa de Vôlei em Campo Grande

Supercopa feminina começa com Osasco abrindo placar em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Osasco faz 2 a 0 e fica a um passo do título da Supercopa Feminina em Campo Grande

presidentes funesp e federação de volei supercopa

‘Que seja a primeira de muitas’: presidentes da Funesp e da Federação de Vôlei celebram Supercopa em Campo Grande

Arquibancada da supercopa

Fã desde a Geração de Prata, torcedora vibra com Supercopa e quer mais vôlei em MS: ‘esporte apaixonante’

Morre Sam Rivers, baixista do Limp Bizkit

Últimas Notícias

Esportes

Osasco faz 2 a 0 e fica a um passo do título da Supercopa Feminina em Campo Grande

A equipe do Osasco São Cristóvão começou com o pé direito a decisão do título da Supercopa Brasileira de Vôlei Feminino contra o Sesi Bauru, vencendo o segundo set por 25 a 19, neste sábado (18), no Ginásio Guanandizão, em Campo Grande (MS). No primeiro set, o Osasco levou a melhor ao marcar 25 pontos, … Continued

MidiaMAIS

‘Traz visibilidade para a cidade’: Maria em CG comenta experiência incrível na Supercopa de Vôlei

"A energia do evento está muito boa, a galera está muito animada", avaliou a criadora de conteúdo

Esportes

Bataguassu vence jogo e garante acesso à Série A de 2026

A última rodada da Série B do Campeonato Sul-Mato-Grossense 2025aconteceu neste sábado (18) e a Associação Atlética Bataguassu venceu o Maracaju Atlético Clube por 3 a 1, em casa, garantindo, pela primeira vez, o acesso à Série A de 2026. Com a vitória, Bataguassu chegou aos 20 pontos, confirmando a liderança e encerrando um jejum … Continued

Esportes

Fã desde a Geração de Prata, torcedora vibra com Supercopa e quer mais vôlei em MS: ‘esporte apaixonante’

Ela gostaria que todos, se pudessem, pudessem assistir a uma partida de vôlei assim, de perto