Pular para o conteúdo
Política

Com acordo entre MP, Defensoria e comércio, Campo Grande proíbe consumo de álcool em estabelecimentos

Nesta terça-feira (11), a Prefeitura de Campo Grande decretou a proibição do consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos da Capital. A medida será uma forma de enfrentamento a pandemia do coronavírus, após a cidade receber recomendação de lockdown. O decreto que oficializa a medida foi publicado em edição extra do Diogrande (Diário Oficial de […]
Arquivo -

Nesta terça-feira (11), a Prefeitura de decretou a proibição do consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos da Capital. A medida será uma forma de enfrentamento a pandemia do coronavírus, após a cidade receber recomendação de lockdown. O decreto que oficializa a medida foi publicado em edição extra do Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande), desta terça-feira (11).

O consumo de bebidas alcoólicas será será proibido desta quarta-feira (12) até o próximo domingo (16). Assim, fica proibido “o consumo de bebidas alcoólicas nos locais de venda, bem como nos espaços públicos e de acesso ao público” na Capital. Ao Jornal Midiamax, o prefeito Marquinhos Trad (PSD) ressaltou que “não precisa fechar o bar, podem vender sim. Só não poderá consumir no local”.

A Prefeitura havia publicado que a proibição se iniciaria na próxima quinta-feira (13), porém fez correção no Diogrande e mudou a data para esta quarta-feira (12).

O novo decreto foi elaborado após reunião com o MPE (Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul). O prefeito informou que está é “uma das medidas decididas pelo juiz e do MPE e Defensoria para que não tenhamos medidas mais restritivas como lockdown”.

Assim, a medida foi tomada “atendendo a acordo judicial, após pedido da Defensoria por lockdown”. A Defensoria Pública pediu o lockdown de 14 dias na Capital, argumentando que as medidas atuais de controle do coronavírus não vêm surtindo efeito, já que a cidade teve aumento considerável no volume de infectados ao longo das últimas semanas e está com a capacidade de internações em leitos de UTI próxima do limite.

Entretanto, a Prefeitura de Campo Grande descarta a aplicação do lockdown total. A gestão avalia que a medida pode trazer sérios prejuízos ao mercado de trabalho e sustentação das empresas. Assim, considera que os decretos expedidos nos últimos meses são suficientes para evitar um colapso da pandemia na Capital.

Bebidas e trânsito

A medida foi adotada considerando que bebidas alcoólicas e direção de veículos é uma das principais causas de acidentes em Campo Grande. Além disto, estes acidentes colaboram para a superlotação das UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) da Capital.

O prefeito explicou anteriormente que 60% das outras internações nos hospitais não são de pacientes com coronavírus. De acordo com ele, 37% são de traumas ou violências e 23% são de causas naturais – derrames, problemas cardíacos, e outros. “O certo até agora é que a gente precisa ter um movimento para diminuir acidentes de trânsito, circulação de motocicletas, violências domésticas e ferimentos de armas brancas ou armas de fogo”, afirmou.

Assim, a Prefeitura deverá intensificar as medidas de fiscalização do toque de recolher. A circulação de pessoas em Campo Grande continua proibida entre às 21h e 05h, com exceção para os serviços considerados essenciais.

*Matéria alterada às 20h16 de 11 de agosto para acréscimo de informações da edição extra do Diogrande.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Supercopa: fotógrafo oficial da CBV registra em imagens a história do vôlei nacional

No último dia da Supercopa de Vôlei, público começa a lotar arquibancada do Guanandizão

santa casa hospitais

Jornalista atingida por motorista bêbada no trânsito recebe alta médica

Motorista tenta fugir após causar colisão, mas acaba preso ao bater em muro de residência

Notícias mais lidas agora

Cruzeiro vence segundo set na final da Superliga e final pode terminar no próximo set

Disputa masculina da Supercopa 2025 reúne veteranos no vôlei no Guanandizão

Suspeito de invadir joalheria de shopping é detido pela polícia em Campo Grande

Homem que tentou furtar joalheria só foi encontrado após shopping abrir ao público

Últimas Notícias

Esportes

Governador Eduardo Riedel e primeira-dama Mônica Riedel prestigiam final da Supercopa

Em quadra, Sada Cruzeiro venceu o Itambé Minas por três sets a zero e ficou com título pela sétima vez em sua história

Esportes

Cruzeiro vence segundo set na final da Superliga e final pode terminar no próximo set

Apesar do Itambé Minas começar set na liderança, segundo set terminou em 25 a 20 na final realizada no Ginásio Guanandizão em Campo Grande

Esportes

Sada Cruzeiro vence o primeiro set contra o Itambé Minas na final da Supercopa de Vôlei

Final da Supercopa de Vôlei 2025 é realizada no Ginásio Guanandizão, em Campo Grande

Esportes

Disputa masculina da Supercopa 2025 reúne veteranos no vôlei no Guanandizão

Apaixonados pelo vôlei aproveitam a oportunidade para marcar presença na arquibancada e acompanhar todos os lances