Pular para o conteúdo
Política

São Gabriel do Oeste encaminha pedido de calamidade pública à Alems

O município de São Gabriel do Oeste, a 163 quilômetros de Campo Grande, encaminhou pedido de estado de calamidade pública a ser reconhecido pela Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) devido à pandemia do coronavírus. Se aprovado, terá efeitos até 31 de dezembro, com possibilidade de prorrogação. Consta na justificativa encaminhada pelo prefeito […]
Arquivo -

O município de , a 163 quilômetros de , encaminhou pedido de estado de pública a ser reconhecido pela Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) devido à pandemia do coronavírus. Se aprovado, terá efeitos até 31 de dezembro, com possibilidade de prorrogação.

Consta na justificativa encaminhada pelo prefeito Jeferson Tomazoni (PSDB) que, diante do quadro de pandemia e de seus reflexos sociais e econômicos causados, há a necessidade do reconhecimento e declaração do estado de calamidade no município. 

Em São Gabriel do Oeste, conforme o texto, a situação fiscal é afetada pela queda da arrecadação e aumento de despesas. “Em outras palavras, a doença ocasionou o estado de calamidade “financeira”, em decorrência das medidas para evitar o contágio do vírus, os municípios (assim como os demais entes da federação) terão uma queda da arrecadação em seus respectivos tributos”, diz o texto. 

Ainda segundo o pedido, para o enfrentamento adequado da pandemia, é necessário o desenvolvimento de ações e medidas preventivas envolvendo toda a rede de atenção à saúde, como a aquisição de equipamentos, insumos, materiais e EPIs e a definição e contratação de recursos humanos necessários, medidas essas que causarão impacto na receita do município. 

Este é o 51º município a encaminhar a solicitação de calamidade pública. Todos os anteriores foram aprovados pelos deputados estaduais. 

Portanto, com estado de calamidade reconhecido, o município pode abrir crédito extraordinário, remanejar, transferir e utilizar reserva de contingência, com o imediato conhecimento da Câmara de Vereadores. Além disso, é possível realizar contratação emergencial de pessoal e adotar outras medidas.

Boletim epidemiológico

São Gabriel do Oeste, conforme o boletim epidemiológico da SES (Secretaria de Estado de Saúde) desta segunda-feira (31), já teve 5 mortes pela doença e 791 casos registrados de covid-19.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Para relator, congresso deve rever as regras de prisão após condenação em 2ª instância

Distrito de Anhanduí recebe programa ‘Todos em Ação’

Santos perde do Vitoria e se complica na luta contra o rebaixamento no Brasileirão

VÍDEO: extenso incêndio se expande rapidamente em terreno da Base

Notícias mais lidas agora

Turn Off: Justiça vai ouvir 79 testemunhas em ação por desvio de R$ 8 milhões da Apae

bonito

Justiça nega liberdade a ex-secretário e empreiteiro presos por corrupção de desvios de R$ 4 milhões 

Brasileiro foi executado com 16 tiros em estacionamento de shopping na fronteira de MS

Câmara vota amanhã urgência de PL sobre cobrança por bagagem de mão

Últimas Notícias

Bastidores

[ BASTIDORES ] Taças que fortalecem

Congresso reuniu toda a comunidade dos executivos de Ms

Leandro Mazzini - Coluna Esplanada

Após 20 anos do domínio da esquerda, Bolívia teve um 2º turno com dois candidatos de direita

Na mira americana O Governo está preocupado com a eleição do presidente Rodrigo Paz, na Bolívia. Após 20 anos do domínio da esquerda, o país teve um 2º turno com dois candidatos de direita, realizado no último domingo (19). O temor do Planalto é que a virada no cenário político coloque o país hermano nas … Continued

Sérgio Cruz - O dia na história

1901 – Morre Jango Mascarenhas, na batalha do Taquarussu

Maior líder político do sul de Mato Grosso no final do século XIX morreu na fazenda Esperança

Polícia

Adolescente de 16 anos é morto com tiro de espingarda na cabeça em Nova Andradina

A polícia esteve no local e apreendeu um suspeito de 15 anos, que confessou o crime