Pular para o conteúdo
Política

‘Vamos ter a unanimidade’, diz Simone sobre novo Fundeb que será votado em agosto

Já aprovado na Câmara dos Deputados, a proposta que torna permanente o Fundeb (Fundo de Desenvolvimento e Valorização dos Profissionais da Educação Básica) deve ser votada em agosto e poderá contar com unanimidade no Senado Federal. A aposta é da senadora Simone Tebet (MDB), presidente da CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação). Nesta quarta-feira […]
Arquivo -
Recursos do Fundeb são destinados à educação básica na rede pública. Foto. Ilustrativa
Recursos do Fundeb são destinados à educação básica na rede pública. Foto. Reprodução/Ilustrativa.

Já aprovado na Câmara dos Deputados, a proposta que torna permanente o (Fundo de Desenvolvimento e Valorização dos Profissionais da Educação Básica) deve ser votada em agosto e poderá contar com unanimidade no Senado Federal. A aposta é da senadora Simone Tebet (MDB), presidente da CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação).

Nesta quarta-feira (29), o relator da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) 26/2020 apresentou parecer sobre a proposta. Pelo texto, o fundo será previsto na Constituição de forma permanente e receberá mais que o dobro de contribuição da União, de forma escalonada, passando de 10% a 23% até 2026.

“Chegou-se num texto ideal, pronto, equilibrado, , que vai fazer muito bem ao País e, entre outras coisas, vai permitir que 5% desses recursos novos da União, possam ser investidos no ensino infantil. Crianças de 0 a 3 anos nas creches para que as mães possam trabalhar”, afirmou a senadora Simone Tebet, apostando num placar unânime entre os senadores.

Atualmente, o fundo é custeado em 90% por estados e municípios. Principal fonte de da educação básica no Brasil, ele tem vigência somente até 31 de dezembro deste ano. A intenção é que o novo texto, que deve ser aprovado com urgência, reduza desigualdades regionais. Entre as mudanças, está a ampliação em 54% no número de redes de ensino beneficiadas pela complementação da União aumentando, consequentemente, o número de alunos atendidos pelo recurso federal.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
bonito prefeitura

Turista é flagrado fazendo coco na rua em Bonito e levanta debate sobre banheiros públicos

Museu Histórico da Fronteira é implementado em patrimônio cultural de Ponta Porã

Última Rátio: Corregedoria marca julgamento de desembargador afastado do TJMS

Comissão de Ética da Câmara arquiva representação contra Eduardo Bolsonaro

Notícias mais lidas agora

Em três anos, Consórcio Guaicurus embolsou R$ 40,7 milhões de isenção de ISS

Juiz vê chance de acordo e marca nova audiência para resolver fedor da JBS

Pai espera por Justiça do CRM-MS por erro que deixou Juninho em estado neurovegetativo

VÍDEO: Combate a incêndio às margens do Rio Paraguai mobiliza equipe de 35 pessoas

Últimas Notícias

Transparência

Empresa envolvida em fraude de R$ 10 milhões tentou novo contrato público

Juiz negou que empresário implicado na Malebolge contratasse novamente com o poder público

Brasil

Fachin autoriza Fux a mudar para a Segunda Turma do STF

Fux deve ocupar cadeira deixada por Barroso, que anunciou aposentadoria esse mês

Brasil

Entidades pedem que governo crie Comissão da Verdade Indígena para apurar crimes da ditadura

A proposta é um desdobramento das conclusões de uma Comissão de 2014 que reconheceu a morte de ao menos 8.350 indígenas no regime militar

Polícia

Motorista de acidente que causou morte de adolescente recebe liberdade provisória

Adolescente de 17 anos morreu no último sábado (18), em Dourados. Motorista de 18 anos estava embriagado, participava de 'racha' e bateu contra muro residencial