Pular para o conteúdo
Política

Cercada de indefinições, Assembleia de MS confirma solenidade de abertura do ano legislativo

A Alems (Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul) confirmou a realização da solenidade de abertura do ano legislativo de 2021. Ainda pairam dúvidas sobre o evento, inclusive sobre a presença do governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB). Devido à pandemia de Covid-19, as tropas que estão na revista serão reduzidas. A Secretaria […]
Arquivo -

A Alems (Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul) confirmou a realização da solenidade de abertura do ano legislativo de 2021. Ainda pairam dúvidas sobre o evento, inclusive sobre a presença do governador do Estado, Reinaldo Azambuja ().

Devido à pandemia de , as tropas que estão na revista serão reduzidas. A Secretaria de Comunicação Institucional da Alems informou ao Jornal Midiamax que a presença de 23 deputados depende de cada um, que podem participar por videoconferência.

A secretaria informou ainda que todos os detalhes da cerimônia serão divulgados ainda nesta sexta-feira (29). A solenidade começa às 8h45 de terça-feira, 2 de fevereiro.

O roteiro prevê que o governador passe em revista às tropas, e em seguida, participe do hasteamento das bandeiras do Brasil, de Mato Grosso do Sul e de . Às 9h, começa a sessão solene, onde o chefe do Executivo lê sua mensagem.

Quem vai?

A dúvida principal é sobre se Reinaldo tomará parte da solenidade. Ele está de férias desde segunda-feira (25) e seu retorno é previsto para 4 de fevereiro. A Alems divulgou que é o tucano quem estará na cerimônia.

Não há previsão se Reinaldo encerrará suas férias mais cedo. Caso não retorne, caberá ao vice-governador (DEM) ir à solenidade.

Por sua vez, Murilo foi diagnosticado com Covid-19, o que forçou seu afastamento um dia após assumir como governador em exercício. O presidente da Alems, Paulo Corrêa (PSDB), assumiu a chefia do Executivo, mas deve entregar o cargo até amanhã, sábado (30).

Novidade

Apesar das restrições, a cerimônia será marcada por um fato histórico. Pela primeira vez uma major da PMMS (Polícia Militar de Mato Grosso do Sul) será a comandante da tropa durante a subida da rampa de acesso ao Palácio Guaicurus.

A major Natally Braga é quem terá esta honra. “Para nós, mulheres, não é nenhuma novidade o comando de tropas, a Polícia Militar já está bem acostumada a presença de mulheres, e tivemos outras desbravadoras que já pavimentaram esse caminho. Temos, então, algo facilitado, consolidado, mesmo sendo esse um evento externo”, declarou.

Já o tenente-coronel Luiz Fernando explicou as diferenças na evolução da tropa durante o evento. “A primeira diferença é o comando da major Natally, primeira mulher a liderar a tropa. Em relação aos pelotões que estarão formando a tropa, teremos menos militares e vamos obedecer as regras de biossegurança, mantendo entre os militares os intervalos e as distâncias ampliadas, para darmos o exemplo de ser necessário nos atentarmos as questões de biossegurança”, relatou.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem dorme dentro de carro em área de estacionamento proibida em Dourados e é preso

Com chance de ver estrelas do vôlei, Supercopa tem treino aberto neste sábado

Em Três Lagoas, homem é preso por ameaçar e impedir esposa de trabalhar

Fim de semana em Dourados tem sábado com rajadas de ventos e chuvas intensas

Notícias mais lidas agora

Com licenciamento ‘em cheque’, expansão de mineração em Corumbá é investigada

Supercopa de Vôlei começa hoje com final feminina no Guanandizão

Passageiro de carro que bateu contra muro de condomínio morre e motorista é preso

Ministro de Maduro surge com facão e pede mobilização de civis na Venezuela

Últimas Notícias

Brasil

Cursinhos populares receberão investimento de R$ 108 milhões em 2026

Edital deve ser publicado em dezembro

Esportes

Atletas de MS conquistam nove medalhas no primeiro bloco dos Jogos Escolares

As competições ocorrem entre os dias 5 e 28 de outubro no Estado de Minas Gerais

Cotidiano

Ruas ficam alagadas após chuva intensa em Bonito

São esperados acumulados de quase 30 milímetros de chuva nas próximas 24h

Mundo

EUA têm dia de protestos contra Trump com atos previstos em mais de 2.600 cidades

Esta é a terceira mobilização feita por grupos contra Trump em meio a paralisações federais nos EUA