Pular para o conteúdo
Política

De economia à habitação, Reinaldo envia três projetos à Assembleia de MS

Propostas tratam de formas de pagamento de programas e benefícios fiscais, além de perdão de dívidas na Agehab
Arquivo -

O governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB), apresentou nesta quarta-feira (10) à Alems (Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul), três projetos de lei. As matérias abordam de economia à habitação.

Projeto de lei complementar cria novas formas de pagamento da contribuição do MS Empreendedor (Programa Estadual de Fomento à Industrialização, ao Trabalho, ao Emprego e à Renda). Na justificativa, Reinaldo destacou que o pagamento que deveria ser feito até 31 de janeiro pode ser parcelado em 24 vezes, com redução e multa e juros.

“Neste contexto, o projeto visa, portanto, a permitir que as empresas que, embora tenham atendido aos requisitos, não aderiram ao programa no prazo estabelecido, o façam agora, em novo prazo, desde que realizado o pagamento da respectiva contribuição, utilizando-se das formas excepcionais de pagamento previstas nesse projeto”, apontou Reinaldo.

Outra mudança estabelece sobre a extinção de acordo ou de compromisso relativo a incentivo ou benefício fiscal, incluindo entre as destinações dos recursos oriundos do Pró-Desenvolve (Fundo Estadual de Pró-Desenvolvimento Econômico) incentivo para implantação e ampliação de terminais alfandegários.

Haverá ainda a possibilidade de ser concedido novo prazo para recolhimento da contribuição no caso de inconsistências no sistema informatizado. “Esses dispositivos têm como finalidade aprimorar a norma, estabelecendo regramento para situações que, atualmente, estão omissas”, frisou o tucano.

Por fim, a matéria ainda cria regras para que a (Secretaria de Estado de Fazenda) conceda incentivo proporcional aos valores de investimentos em implantação, ampliação, realocação ou em reativação de estabelecimentos. “A convalidação supre, no caso, a ausência da autorização ou da homologação prévia, tomando legitima a fruição do respectivo incentivo ou benefício fiscal, afastando a possibilidade de autuação fiscal”, finalizou o governador.

ICMS

Outro projeto de lei quer corrigir alteração em lei do ano passado, que por sua vez alterou a legislação que regula a tributação estadual. As operações com mercadorias sujeitas à substituição tributária integrarão a base de cálculo do (Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação) a partir de 1º de janeiro de 2022.

Já as operações com mercadorias que não estão sujeitas ao regime já compreendem a base de cálculo desde 1º de janeiro deste ano. Dessa forma, o governo quer igualar o tratamento tributário para as duas hipóteses. 

Dívidas de habitação

Por fim, a terceira proposta quer autorizar a (Agência de Habitação Popular) a perdoar a dívida sobre contratos firmados entre os beneficiários e o extinto Previsul (Instituto de Previdência Social de Mato Grosso do Sul).

A exceção é para aqueles termos que não integram a cessão de ativos imobiliários realizada pelo Estado para o Banco UBS Pactual em dezembro de 2006. O Previsul foi substituído pela Ageprev (Agência de Previdência Social) em 2000.

Segundo o governo, 644 famílias serão beneficiadas. “São contratos de mais de 30 anos e que já estão prescritas eventuais ações de cobrança. Com essa lei, será possível regularizar essa situação”, declarou a diretora-presidente da Agehab, Maria do Carmo Avesani Lopez.

Na década de 1980, o Previsul, além dos serviços previdenciários, oferecia assistência médica e odontológica e financiava imóveis para servidores públicos. Quando o Previsul foi extinto, a carteira imobiliária acabou incorporada ao patrimônio do Estado.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Pavimentação em ruas de distrito de Japorã vai ter custo de R$ 2,6 milhões

Motorista envolvido em acidente que matou adolescente continuará preso

Do tabu à aceitação, ‘assumir’ transtornos mentais abre espaço para diálogo e acolhimento 

Alarme foi acionado durante invasão de joalheria em shopping de Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Final masculina da Supercopa de Vôlei vai parar Campo Grande neste domingo

Sesi Bauru e Osasco São Cristóvão disputaram final feminina da Supercopa de Vôlei no Guanandizão

Osasco vence Supercopa de Vôlei por 3 sets a 0 contra Sesi Bauru no Guanandizão

Polícia fecha shopping em Campo Grande após invasão em joalheria

Cinema de Campo Grande terá programação de Halloween com clássicos do terror

Últimas Notícias

Esportes

SORTEIO: Chegue cedo no Guanandizão e concorra a uma camiseta autografada do Itambé Minas

Portões abrem às 14h para quem quiser garantir a vaga no sorteio

Famosos

Labubu, Monalisa, Fofão: Veja as fantasias dos famosos no baile de Halloween da Sephora

Anitta, Felca, Sabrina Sato e muitos outros famosos compareceram ao tradicional baile de Halloween da Sephora em São Paulo; veja

Política

Cerca operacional do aeródromo de Aquidauana deve ser concluída em 210 dias

São seis meses para conclusão da obra de R$ 1,3 milhão

Política

Antes maioria, PSDB mantém comando de apenas 2 das 5 maiores cidades de MS

Saída de Três Lagoas da lista se soma à revoada do ninho tucano, que perdeu, ao todo, 24 das 44 prefeituras que liderava