Pular para o conteúdo
Política

Deputados aprovam projeto de lei de reforma administrativa do governo de MS

Proposta do Governo volta à pauta na próxima quinta-feira
Arquivo -

O projeto de lei sobre a reforma administrativa do Governo de Mato Grosso do Sul, foi aprovado em primeira votação nesta terça-feira (27). Após um acordo de líderes, o projeto passa pela segunda votação na próxima quinta-feira (29).

Apenas o deputado Capitão Contar (PSL), que pediu vistas ao projeto, votou contra. “Isso está sendo feito devido às eleições que se aproximam. Mas, não seria contra se não fosse a emenda da Mara Caseiro sobre abrir créditos adicionais. Gostaria de votar um projeto que não aumente a estrutura do governo, por isso sou contrário”.

Gerson Claro (PP) explicou que a administração pública não pode criar secretarias sem remanejar o orçamento. “Isso é normal, não significa que vai ter aumento de despesa nem a criação de nova despesa”.

O projeto de lei foi aprovado com 18 votos favoráveis e um contrário. O presidente da Casa de Leis, Paulo Corrêa (PSDB) consultou os parlamentares para poder colocar em segunda votação na próxima quinta-feira (29). “Vamos votar esse projeto antes de virar o mês. Ele ainda precisa passar pelas comissões, antes de ir para segunda votação”, explicou.

Emenda aditiva

A emenda autoriza o a abrir créditos adicionais, no limite dos saldos das dotações orçamentárias dos órgãos ou das entidades instituídos, extintos, fusionados ou incorporados, destinados à implantação da estrutura organizacional.    

Mudanças na composição da Câmara Municipal de

Com a reforma proposta pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB), assumiria uma das pastas o vereador João César MattoGrosso (PSDB), deixando a cadeira na Câmara para Ademir Santana (PSDB).

No texto proposto, fala-se em aprimorar as políticas públicas estaduais e de possibilitar uma melhor articulação política nos âmbitos federal, estadual e municipal.

Projeto de lei

Entre as mudanças propostas, está o deslocamento da Consultoria Legislativa da Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica para a Governadoria. Consta na justificativa de Reinaldo Azambuja (PSDB), que essa unidade administrativa já presta consultoria e assessoramento técnico-legislativo ao chefe do Executivo, assim como realiza revisão de projeto e de atos normativos de todos os órgãos e entidades da Administração Pública Estadual.

A Secretaria da também será reinserida na estrutura do Poder Executivo Estadual com a finalidade principal de possibilitar uma melhor distribuição das competências e das atribuições da atual Secretaria de Governo e Gestão Estratégica. Isso possibilitará, segundo o governo, o estreitamento das articulações políticas entre o governo, os legislativos federal e estadual, os municípios e o Governo Federal.

Ainda, o projeto de lei quer a inserção da Secretaria de Estado de Cidadania e na estrutura do Poder Executivo. Essa Secretaria abarcará a coordenação das oito Subsecretarias de Políticas Públicas, atualmente subordinadas à Secretaria de Governo. Com isso, o projeto contempla, de acordo com o Executivo, “o aprimoramento das políticas públicas voltadas à cultura, aos idosos, à juventude, aos deficientes, às mulheres, aos indígenas e aos assuntos comunitários”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Indígena é morto a facada durante briga no centro de Caarapó

STF decide reabrir investigação contra presidente do PL por golpe

Escalada de violência tem mais um ataque a tiros na região de fronteira

Dudu marca no final e dá empate para o Atlético-MG no jogo de ida da semifinal da Sul-Americana

Notícias mais lidas agora

Consórcio Guaicurus confessa erro e terá de pagar R$ 59,8 mil após condenação na Justiça

Prefeito barrou investigação de contratos suspeitos de fraude 2 meses antes de prisão em Terenos 

Justiça suspende mais de 200 ações de moradores contra fedor da JBS no Nova Campo Grande

VÍDEO: Com previsão de chuva de meteoros Orionídeas, Caracol registra fenômeno no céu

Últimas Notícias

Polícia

Polícia cumpre mandados contra casal por divulgação de vídeo de estupro

Investigação teve início após denúncia feita pela vítima

Esportes

Seleção feminina realiza primeiro treino para amistosos na Europa

Contra a Inglaterra no próximo sábado (25)

Polícia

Esfaqueado é salvo por policial militar e guardas municipais em Ponta Porã

Rapaz apresentava grave ferimento de faca no abdômen

Polícia

Gatos mortos e em condições de maus-tratos são encontrados em residência

Equipes do CCZ e a ONG Anjos de Rua foram ao local