Pular para o conteúdo
Política

Em regime de urgência, Câmara aprova projeto para antecipar feriados em Campo Grande

Em sessão extraordinária na tarde desta sexta-feira (19), a Câmara Municipal de Campo Grande aprovou, por unanimidade, projeto de lei que autoriza a prefeitura a antecipar feriados municipais. Com isso, um decreto deve ser publicado nas próximas horas para oficializar o fechamento de serviços não essenciais a partir da próxima segunda-feira (22). O texto foi […]
Arquivo -

Em sessão extraordinária na tarde desta sexta-feira (19), a Câmara Municipal de aprovou, por unanimidade, que autoriza a prefeitura a antecipar feriados municipais. Com isso, um decreto deve ser publicado nas próximas horas para oficializar o fechamento de serviços não essenciais a partir da próxima segunda-feira (22).

O texto foi enviado pelo prefeito Marquinhos Trad (PSD) pela manhã e a Câmara convocou às pressas sessão para autorizar o Executivo a decretar o fechamento total. Como é meramente autorizativo, o projeto vai permitir a antecipação de qualquer feriado municipal, já que não há citação direta de quais datas serão adiantadas.

“A urgente necessidade de medidas de isolamento social, como medida preventiva e com a finalidade de desafogar os hospitais e unidades de saúde, nos faz antecipar feriados municipais, por decreto, em razão de medidas de combate à disseminação da novo coronavírus”, justificou Marquinhos.

Contrário ao lockdown, (PSD) esclareceu que votou sim para antecipar feriados. “Se fosse lockdown, jamais votaria sim. Quero deixar claro para as pessoas: sou favorável à antecipação dos feriados”, disse.

A sessão foi presidida pelo 1º secretário da Mesa Diretora, Delei Pinheiro (PSD). O presidente, Carlos Augusto Borges (PSB), participou remotamente. “Voto sim porque não tem outra saída, precisamos dar ‘oxigênio’ para a saúde”, afirmou Carlão.

Camila Jara (PT) reconheceu a rigidez das medidas. “Sabemos que é medida amarga, mas necessária. Não temos leitos na cidade, fazemos um apelo para a população ficar em casa”, ressaltou.

Entenda

O Governo do Estado atualizou ontem o mapa do Prosseguir e Campo Grande é a única cidade com bandeira cinza. É a primeira vez no ano que a Capital entra na classificação mais rígida do programa, que recomenda o funcionamento de apenas serviços essenciais.

A ocupação de leitos está acima do limite reconhecido pelo . Com 104,68% das UTIs lotadas, Campo Grande tem mais leitos do que o oficial, o que faz com que o índice esteja acima dos 100%, segundo a SES (Secretaria de Estado de Saúde).

Com isso, a prefeitura decidiu antecipar feriados. Sem lockdown, a expectativa é que haja diminuição do contágio nos dias em que apenas os serviços essenciais vão operar.

“Há um prazo para evitarmos esse colapso. Acontece que as pessoas que ocupam os leitos de UTI, muitos deles não vem da Covid, a gente evitando a circulação de pessoas e diminuindo os horários da noite, podemos cuidar de quem está com Covid”, declarou o prefeito ontem.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Meninos não contaram que adolescente se afogou no Rio Taquari por medo de punição

Vasco bate Fortaleza com um a menos, quebra tabu e soma 2ª vitória seguida no Brasileirão

Motorista é perseguido a tiros na BR-060 e se esconde em plantação

Atlético-MG e Cruzeiro empatam e se complicam na classificação do Brasileiro

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Fazendeiro é multado em R$ 368 mil por maus-tratos a 737 bovinos

Últimas Notícias

Bastidores

[ BASTIDORES ] Combateu o bom combate

Reunião de relatora para relator antes de votação em comissão

Sérgio Cruz - O dia na história

1991 – Papa João Paulo II visita Campo Grande

Em primeira visita ao Brasil, pontífice incluiu a capital de Mato Grosso do Sul em seu roteiro

Cotidiano

VÍDEO: Eucalipto cai com vendaval e destrói barraco na Cidade dos Anjos

O barraco ficou totalmente destruído

Esportes

Santos sufoca o Corinthians e vence o clássico com méritos em noite de brilho de Zé Rafael

Santos aproveitou as muitas falhas do Corinthians