Pular para o conteúdo
Política

Juiz eleitoral convoca mesários e define locais de votação para eleição em Sidrolândia

Editais publicados nesta quarta-feira tratam da eleição extraordinária; registro de candidata do Progressistas também foi publicado.
Arquivo -

Dois editais publicados na edição desta quarta-feira (17) do Diário Oficial do (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) definem os locais das mesas receptoras de votos para a de –a 71 km de – e os mesários que atuarão no pleito.

Os editais 1/2021, que trata dos mesários, e 2/2021, acerca dos locais de votação, foram assinados pelo juiz eleitoral Cláudio Müller Pareja, titular da 31ª Zona Eleitoral. Clique aqui e confira (a partir da página 58)

Quanto a indicação dos mesários, os selecionados poderão apresentar motivos justos para recusa, de livre apreciação do juiz, em até 5 dias após a nomeação. Da mesma forma, aquele que não comparecer ao local de votação para prestar serviço e não apresentar justa causa em até 30 dias, poderá responder às sanções previstas em lei.

Os dois editais serão fixados no cartório eleitoral de Sidrolândia para consulta.

O Diário do TRE desta quarta-feira também trouxe o edital de registro de candidatura da chapa “A Esperança que Move Sidrolândia”, encabeçada pela atual prefeita interina, Vanda Cristina Camilo (Progressistas), que terá como vice Rosi Fiúza (MDB). Plural, a chapa reúne 12 partidos, incluindo os “opostos” PT e PSL.

Compõem a coligação Progressistas, MDB, Republicanos, PDT, PT, PTB, PSL, PL, PMN, PSB, PSD e Rede. A partir da publicação, qualquer candidato, partido coligação ou Ministério Público, em 5 dias, impugnar via petição fundamentada os registros das candidaturas. Da mesma forma, qualquer cidadão no exercício dos direitos políticos poderá oferecer notícia de inelegibilidade.

Além de Vanda Camilo, a chapa formada por (PSDB) como candidato a prefeito e Moacyr de Almeida (Patriota) como vice disputará o pleito extraordinário. Enelvo e Moacyr foram adversários na eleição de novembro de 2020, quando a eleição teve como candidato mais votado Daltro Fiúza (MDB).

Daltro, porém, teve a candidatura impugnada por conta de condenação pelo TCU (Tribunal de Contas da União) referente ao período em que administrou Sidrolândia (2005 a 2012). O Tribunal Superior Eleitoral manteve a negativa para sua participação no pleito, impedindo a diplomação –ele teve 46,44% dos votos.

Em razão disso, Sidrolândia vem sendo administrada interinamente pela vereadora e presidente da Câmara, Vanda Camilo, sendo determinada a realização de novas eleições. A nova eleição acontecerá em 11 de abril. A campanha eleitoral, por seu turno, já está na rua.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
carga

Motorista é preso em Campo Grande com R$ 500 mil em cigarros eletrônicos escondidos

Gêmeo morre após carro capotar na MS-430 de São Gabriel do Oeste

Apesar de chuva, Aeroporto Internacional de Campo Grande opera sem restrições

Morre o físico chinês Chen Ning Yang, vencedor do Prêmio Nobel, aos 103 anos

Notícias mais lidas agora

Com licenciamento ‘em cheque’, expansão de mineração em Corumbá é investigada

Supercopa de Vôlei começa hoje com final feminina no Guanandizão

Passageiro de carro que bateu contra muro de condomínio morre e motorista é preso

Cursinhos populares receberão investimento de R$ 108 milhões em 2026

Últimas Notícias

Cotidiano

Viu o Luki? Família procura por cachorro perdido no bairro Jardim das Meninas

Luki é pequeno, com pelagem branca e manchas pretas

Cotidiano

‘Guarda da natureza’: lobo-guará é flagrado ‘furtando’ cone de trânsito em MS

Flagrante aconteceu em uma fazenda, na cidade de Água Clara

Cotidiano

Paraguai vai sediar maior feira de aves da América do Sul em 2026

Evento aconteceu apenas uma vez no Brasil, há 10 anos

Brasil

SC: Bicicleta voa ao ser arrastada por caminhão

Ciclista teve ferimentos leves